quarta-feira, 30 de julho de 2025

ITABIRA PODE TER UM DEPUTADO ANÃO (SERIA UM FATO INÉDITO)

 

                              

Marco Lage e Rodrigo Caetano hoje em Brasília (Foto DeFato)



Já era hora. Tivemos prefeitos de todas as estaturas, tanto em centímetros quanto em dignidade. O atual prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, oferece tamanho de anão e comportamento de criança. E todos garantem que vale a pena ser criança pelo menos uma vez por semana. Aliás, um conceituado marqueteiro já me contou que certa vez deparou-se com Marcolage assentado no chão, no gabinete da prefeitura, jogando bolinhas de gude com crianças que ali estavam.

 

Agora, para medir a altura do chefe do executivo, ele, viajador de primeira água, foi a Brasília e conseguiu não jogar bolas de gude com crianças, mas medir a sua altura com o senador Rodrigo Caetano, dando um abraço bem abaixo de quase seu joelho.

 

O PAPO DOS DOIS

 

Segundo o prefeito-anão, ele se encontrou com o senador mineiro Rodrigo Caetano falaram em investimentos em infraestrutura, hoje (30), em Brasília. ”Falamos de investimentos em infraestrutura para Itabira via obras do PAC e um tema econômico que tem me preocupado bastante” 

(Acho que nem dorme, porque, há quase cinco anos, com R$ 5 bilhões girando em caixa ainda não conseguiu, por meio da primeira-dama, construir uma fábrica de fraldas; faliu inapelavelmente e demitiu não 200, mas uma merreca de 20).

Acabaram ambos os políticos de lero-lero, abordando o tema tarifaço americano. Marco  mostrou-se por dentro do assunto ao dizer que afeta diretamente a siderurgia e “em Itabira temos uma empresa produtora de gusa com risco de demitir até 200 funcionários”. Esse papo daria boas gargalhadas até em Ipoema. Deixa o político mais forte de Itabira, hoje, Luiz Carlos de Souza, saber disso.

Se for preocupação com o ferro gusa, Rodrigo Pacheco pode dormir tranquilo, porque perder 200 funcionários nada de mal faz  diz a boca pequena que somente de Betim, para garantir a candidatura a deputada federal da primeira-dama, Lage já importou mais de 200 betinenses. Esses garantiriam os votos comandados pelo prefeito de lá de onde veio o o de cá, importado da Fiat, depois de dar a volta ao mundo em 30 anos.

Em Itabira, só a Vale vai demitir mais de 5.000 funcionários porque as minas estão sendo trancadas a cadeado de mil quilos, o que quer dizer, “Esse homem é bom mesmo!”

 

José Sana

Foto: DeFato

Data: 30/07/2023

sexta-feira, 25 de julho de 2025

QUEM É MAIS RICO: PEDRINHO BH OU RUBENS MENIN?

 














Pedro Lourenço (Pedrinho BH): 69 anos


Rubens Menin: 69 anos


A imprensa não aborda tal tema que 10 milhões de atleticanos querem saber para resolver uma questão muito importante: há poucos meses o Cruzeiro Esporte Clube estava no inferno; hoje é o Clube Atlético Mineiro que desceu para a morada dos demônios.

 

Quero saber e acredito que a torcida atleticana quer também quem é mais rico: Pedro Lourenço de Oliveira, conhecido como Pedrinho BH, ou Rubens Menin Teixeira de Souza? O primeiro é dono da SAF do time da Raposa e o outro é majoritário no Galo; o primeiro tem fortuna mencionada publicamente de R$ 7,5 bilhões e o segundo um “pouco” mais, citação feita pela Revista Forbes em R$ 10,8 bilhões. A pergunta do título destas linhas já tem resposta, ou seja, Rubens Menin tem 50% mais dinheiro que Pedrinho BH. Coincidentemente, ambos têm a mesma idade, diferença de meses.

Mas tenho outras perguntas:

a)     Por que o Cruzeiro está com um plantel imbatível e o Galo anda tomando cacetadas em cima de cacetadas?

b)    Por que há pouco tempo o clube celeste estava conseguiu se arrancar do nada e tornou-se  o tudo, enquanto o Galo estava no auge, agora virou zero?

c)     Se Menin não tem a coragem de melhorar a equipe, por que não faz como Ronaldo Fenômeno, mau administrador, fez com o Cruzeiro, passando-o para a  frente? E acertou? Fez o bem para eles?

d)    Por que o Galo tem 10 milhões de torcedores, segundo sua própria administração, o Cruzeiro mais ou menos o mesmo número, de acordo com a imprensa, quer dizer que Rubens Menin não é gestor de futebol ou simplesmente um mão de vaca? E pode tomar aulas com Pedrinho BH?

e)     Por que parece uma combinação que ocorre há alguns anos: quando o Cruzeiro está bem, o Atlético vai mal? Será mesmo um trato entre empresários, uma conspiração para fazer a torcida de idiota?

f)      A Sociedade Anônima do Futebol transformou os clubes que aderiram em empresas, a torcida precisa sofrer se Rubens Menin Teixeira de Souza tiver uma crise de desgosto e resolver vender até a arena que ele próprio construiu?

g)    Será que Pedrinho BH ama mais o Cruzeiro que Menin e seu grupo odeia o Galo?

h)    Ambos – Cruzeiro e Atlético – têm um grande capital para nele investir, as torcidas, a situação não representa um infinito de oportunidades para os clubes? Um capital intocável que só cresce quando é bem gerido?

i)       Para este ano de 2025 a torcida do Galo vai ao campo para torcer apenas pelo seguinte acontecimento: não podemos cair para a Série B? Isso é prêmio?

j)       Mentiras  (ou fake News) são espalhadas na imprensas sobre soluções de problemas, quitação de salários e outros temas; a Diretoria pode responder de quem partem: da própria direção que se encontra em más situações ou de “corneteiros”?

k)    A questão agora segue para as torcidas organizadas: caso a situação continue assim com os atleticanos vivendo a desesperança, não há uma forma de todos esses torcedores do Galo fazerem uma super greve baseada no seguinte: não vamos mais ao campo?

l)       Finalmente: respondam-me uma questão que parece algo sem significado, mas é importante: por que adquiriram, a meu ver acertadamente,  o passe de Júnior Santos por alto valor, ele se recuperou de duas contusões e só é escalado no fim dos jogos? Lembram-se da longa adaptação de Hulk?  Por que Júnior Santos  não pode ganhar ritmo de jogo? Essa questão equivale a uma pergunta somente à Comissão Técnica ou tem mais fatores de interesse financeiro agindo por trás de escalação de atletas?

 

Sem mais, ou talvez prontos para fazer outras perguntas, assino e publico.

 

José Sana

25/07/2025

Fotos: Redes Sociais

P.S -1.: A nova pergunta, adivinho vem logo a seguir: quem ama mais? A resposta parece estar na cara e pronta.

2.: Qual a diferença de Menin para Pedrinho? A resposta é simples: ambos são financistas, mas Pedrinho é muito mais cruzeirense que Menin atleticano. Pedrinho é perigoso falir por conta do Cruzeiro. O Atlético jamais provocará a falência de Menin (Opinião de um cruzeirense).

sexta-feira, 18 de julho de 2025

TURISMO EM ITABIRA: AVENIDA MAURO RIBEIRO É AMOSTRA NOTA 10

 


Falta a placa: "Bom dia, cidadão, vos apresento ITABILIXO


Vale qualquer sacrifício para quem quer conhecer Itabira: a cidade pode mudar de nome e lhes apresento o mais atraente: ITABILIXO

 

No período eleitoral de 2024, Itabira tornou-se a cidade mais limpa do Brasil. O candidato à reeleição, Marco Lage, contratou um exército de homens e mulheres até para aguar os vasos de flores de cada casa e esconder debaixo dos panos o lixo itabirano. Além do lixo, já industrializado para matar gente, o maldito chorume sobrava (e sobra)  nos rios, principalmente no Tanque que pretendem captar dele a água nossa de cada dia. A sorte é  que só pretendem, nunca realizam. E sabem que não precisaremos de mais água (esse o real motivo, pois estão em ação promissora pelo fim de Itabilixo.

 

Passado o falatório das mentiradas, a cidade tornou-se desesperadamente imunda, até exala mau cheiro de fazer espirrar o bode mais resistente do centro urbano e nojo emitido pelos urubus. Não é brincadeira: a avenida mais que movimentada e chique que há por aqui, a Mauro Ribeiro Lage, parece mais um lixão do fim do mundo que o trecho de melhor escoamento do trânsito.

 

TAXAS-PRÊMIO


 Estação Ferroviária: muito acanhada, é apenas a ponta de um ramal


“A memória do povo é curta” — diz alguém numa reunião de secretariado ou de puxa-sacos (expressão dita pelo próprio Marco Lage quando ele pleiteava o cargo que ocupa hoje), O tempo nem passou totalmente, apenas saltou um milímetro de altura e o senhor “dono do executivo” está devendo até as cuecas do poder municipal. Não se sabe ainda, exatamente, quando faltará dinheiro para pagar aposentados, pensionistas e mesmo os efetivos. Só o senhor MAL contratou quase três mil funcionários, 90% coça-sacos.

 

Agora, vamos criar a TC (Taxa de Chorume porque até na Fazenda Mau Tempo (onde as brigas se redundam e caem os gritos de “estresse é a solução”). Os planos que nunca deram certo em lugar algum, assim se resumem: “Enfiar despesas nas costas de quem ainda aguenta pagar e dar esmola aos que estão chorando de fome”. Há ainda uma espécie de “pão e circo” em foco, que Seu Joaquim, da Vila do mesmo nome defina assim a visão governamental: “Plano Macarroz com Arrão, feito no Fugaz a Gão”.

 

Antes mesmo de serem aprovadas na Câmara de Vereadores (estão tramitando e os conluios já estão juntos para aprovar), uma cidadã, que não cito o nome porque não pedi autorização, informa que estão entrando com dois impostos  repetidos — Taxas de Chorume e Facilita Cemitério — que consagrarão o prefeito para sempre. Pode esperar, senhor Marco Lage, o repetidor de busca de dinheiro e o maior gastador de grana do mundo estão de mãos dadas para o futuro lúgubre itabirano, desenhado pelo cara.

 

 Fica aí, também, um pedido de atenção aos representantes do povo que ocupam cadeiras na Casa Legislativa: muito cuidado em votar porque Itabira está se consagrando como um município representante da vontade do prefeito, o ditador número um que até hoje ocupou um cargo por estas bandas. Trata-se de uma desvirtude que foi criada no seu ambiente de vivência aqui mesmo, na Fazenda Mau Tempo e no Refúgio Paciência.

 

DESPEDIDA DA VALE



Veículo da VI Logística fotografado nas proximidades da Estação de Itabira

Quem tomar a iniciativa de conhecer melhor Itabira pode testemunhar que “a Vale está limpando as gavetas para zarpar totalmente para o Norte do País”. A VI Logística já iniciou a operação de transferência e ficou explicado "tim-tim" por tim-tim: não haverá uma despedida como imaginam os burros de canga e analfabetos em fatos funcionais”. Continuará na base do pinga pinga, mês a mês.

Agora estamos sob os impactos do corte de 30% na arrecadação, o próprio chefe pronunciou a palavra “colapso”, embora não seja entendido por ele o que realmente seja. Até o fim de 2025 serão cortados mais 30% de impostos minerários (Cfem e ICMS), considerando a nova caída de produção da Vale. Daqui a dois anos não se sabe como serão pagos os salários do funcionalismo e os deveres e obrigações ao Itabira Prev. O negócio é o seguinte: o prefeito de Itabiralixo não quer saber de nada, já encanou a perna e nem usa mais bengala ou muleta.

Mesmo sendo tarefa de observador muitos não percebem as reforminhas que a Vale faz para o dia do ultimato. Entre essas mexidas está a Estação Ferroviária, aquele cômodo chamado Estação. Estão, lentamente, trocando pisos, tetos, arrumando torneiras dos banheiros e assentos num cubículo que não cabe nem duas cargas de rapadura, menor que a estação rodoviária de Ipoema, onde cortam água até da igreja.

Quem vai retirar o seguinte da ex - bem cuidada avenida, antigamente destinada a ser espaço de caminhadas: matos em lotes e nas beiradas dos meios-fios; excrementos ou dejetos de animais irracionais e racionais; lixos colocados pelos cidadãos do mal e do bem; buracos e raízes para qualquer um tropeçar?

 

Zé do Burro

Em 18/07/2025

Foto: Arquivo NS


quinta-feira, 17 de julho de 2025

MINEIRO NÃO PERDE O TREM. ITABIRANO É EXCEÇÃO

 





Personagem do passado itabirano – Zé Nova Era – lutava  por Itabira pelo jornal O PASSARELA e deixava suas impressões assim descritas: “Se eu fosse vereador”

 

 

“Ah, minha Itabira, querida!” O que foi que aconteceu? Tirei meu tempo que sobra para falar de você, mas estou triste, vamos examinar o fato ocorrido, ou está ocorrendo ... vamos andar por aí e ver, ouvir, sentir, comentar...

 

Vamos levantar, primeiramente,  quais são os temas e quais assuntos estão sendo tratados em todo o município. E comecemos pelos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo. Neles discutem nos botecos, praças, esquinas, salões de beleza e de barbeiros e velórios o asfaltamento de dez minguados quilômetros de asfaltamento. Só esse assunto, lembrando que nos governos anteriores, de João Izael e Ronaldo Magalhães, foram pavimentadas mais de 500 quilômetros. Deu para ver a diferença? Recordando: mais de 500 quilômetros x exatos dez mixos “quilometrinhos”

 

RUAS, AVENIDAS E BECOS  - A Prefeitura de Itabira “investiu” milhões de reais para tapar os buracos. Tudo isso antes do pleito eleitoral. Vieram as eleições, Marco Antônio deu banho de votos, fez trilhões de discursos, em 90% do que não fez, mas por pouco com empatava votos contra mentiras proferidas. Conclusão: as crateras voltaram com força e sem chegar o tempo chuvoso. É duro na queda imaginar a qualidade dos serviços!

 

LIXO DEBAIXO DO TAPETE – Tema fechado por verdadeiros cidadãos, os poucos que entendem de sentir a dor da derrota: o lixo de Itabira continua sendo escondido debaixo de tapetes. Milhões de toneladas estão sendo empilhados no antigo Aterro Sanitário. Voltou a ser Lixão, uma vergonha nacional. E tem mais: no ano 2000 entrou em vigor a norma estabelecida na Licença Operacional Corretiva (LOC), que completa agora 25 anos de inércia. A Prefeitura de Itabira e a Vale não construíram a Central de Resíduos, principal obra para separação do lixo na cidade.

 

PREFEITURA E CÂMARA MUNICIPAL – Não encontrei o senhor prefeito na sua sala de trabalho, mesmo agendando dia e horário. Tomei conhecimento de que estava fazendo “lives” (nem sei o que é isso porque não me explicaram ainda o que é internet). Disseram-me que ele passa pelo menos dez horas por dia falando, com eloquência de toda obrinha que executa. Por exemplo, meio fio, festas, reformas de praças e escolas. Decidi dar um tempo a ele para aparecer com algo que marque o seu trabalho.

Sou obrigado a dizer que vi o senhor prefeito operando uma máquina numa obra sem importância. Ele pegou a maquininha e meteu o pé no acelerador. E ficou posando para fotos com sorrisos. Aí estava consagrada a demagogia. É muito feio isso. Daniel de Grisolia, chamado de demagogo no seu tempo fazia pouquinho: só subiu numa carroceria de caminhão, girava a bandeira de Itabira e só.

Na Câmara fiquei decepcionado com o povo de Itabira pela segunda vez. Na primeira, vi a loucura das pessoas em caírem em alçapões. As eleições de 2024 foram arapucas armadas. Nada feito, nada relevante, e um gasto absurdo de dinheiro, mais de R$ 4 bilhões.

Pior ainda, os representantes do povo, pelo que li das atas e ouvi no rádio, tratavam sempre de temas de nada a ver com o interesse do povo, como:

·        Construção de mata-burros na zona rural.

·        Aumento salarial para prefeito, vice-prefeito e secretários.

·        Criação de Bolsa Alimentação para vereadores (R$ 700/mês)

·        Matança de cães de grande porte.

·        Proibição de cães nas ruas.”

Aqui se encerra a primeira ação do autor Zé Nova Era. Agora, sua análise,

 

ANÁLISE DE ZÉ NOVA ERA (Se eu fosse vereador) - “De cada assunto discutido em pontos diferentes, temos ainda outros, que rendem comentários diversos, embora a área política desconheça e nunca dá o braço a torcer. A história dará conta desses omissos de barbas prateadas e imundas. Talvez alguns temas aqui abordados sejam necessários, mas vejam bem o esquecimento do principal assunto deste momento: 



SAI  VITÓRIA A MINAS, ENTRA VLI LOGÍSTICA




Adeus, Porto Seco, terceiro componente da preparação para o futuro de Itabira. Ao lado de ação do Aeroporto Industrial e do Parque Científico e Tecnológico era a opção mais clara e fácil de ser cumprida.

Já noticiamos e vamos repetir: a VLI Logística inicia mais uma fase de trabalho ao adquirir a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), da Vale. Ao assumir a operação direta de trens como agente transportador ferroviário, sai na frente como modalidade prevista na nova lei das ferrovias. Com investimento de R$ 600 milhões, a empresa ganha autonomia para coletar e entregar cargas ao longo da linha, além de gerenciar 17 pátios de manobra e implantar instalações próprias na malha.

A medida substitui o antigo modelo de direito de passagem, simplifica a relação com a Vale — sua acionista com 29,6% — e promete elevar a eficiência no corredor que conecta a malha da FCA, cuja renovação está em negociação com o governo federal. Do total investido, R$ 530 milhões serão destinados à compra de material rodante, e R$ 70 milhões a oficinas e estruturas operacionais.

A nova operação deve ampliar o volume anual de transporte de 22 para 30 milhões de toneladas nos próximos anos, com destaque para produtos da siderurgia, como minério, carvão e coque. Cargas de celulose, grãos e fertilizantes também serão beneficiadas. A empresa já iniciou a transição e prevê plena operação até meados de 2026.

A VLI consolida-se como operadora de referência em logística multimodal, com presença crescente na malha ferroviária nacional.

Assim, o Porto Seco de Itabira vai por água abaixo e não é nada mais que um porto desidratado, que pode ser retirado de Itabira como a Vale, ainda estatal, tentou fazer. E agora que é empresa privada?


 

 

ITABIRA JÁ ESTÁ DE FORA DOS PLANOS?

 

Acessem a internet e procurem a lista de estações de parada para passageiros da EFVM. Serão encontrados as seguintes estações: (Belo Horizonte, Dois Irmãos (Barão de Cocais), Rio Piracicaba, João Monlevade, Desembargador Drumond (Nova Era), Antônio Dias, Mário Carvalho (Timóteo), Intendente Câmara (Ipatinga), Ipaba, Frederico Sellow (Perpétuo Socorro), Periquito, Pedra Corrida, Governador Valadares, Tumiritinga, São Tomé do Rio Doce, Barra do Cuieté, Conselheiro Pena, Krenak, Resplendor, Aimorés, Baixo Guandu, Mascarenhas, Itapina, Colatina, Piraqueaçu (João Neiva), Aricanga, Fundão, Flexal e Pedro Nolasco (Cariacica). 

 

Cadê Itabira? Vocês, itabiranos, estão tratando de temas secundários. O futuro fica para quando? Até quando?"

 

Zé Nova Era

Fotos: redes sociais

17/07/2025