quinta-feira, 21 de outubro de 2021

FALTAM 2 DIAS PARA A “DATA D” DO CENTENÁRIO DE DOM MÁRIO: SEU “BRAÇO DIREITO” DURANTE 35 ANOS FALA SOBRE ELE

José Sana – Silvério, você se lembra qual foi a última foto de Dom Mário? Silvério Bragança – Foi exatamente a tirada por seu filho Júnior quando eu saía com ele do Hospital, em Belo Horizonte ou Nova Lima, o Biocor. Naqule dia, para levantar a sua moral, o médico achou melhor que ele viesse de carro para Itabira. Paramos na entrada da Serra da Piedade e lembramos as vezes nas quais ali estivemos. Quando chegamos, permanecemos na porta da Capela do Santíssimo na Catedral e fizemos orações, agradecendo e pedindo a Deus por sua melhora, depois fomos para sua casa. Dias depois, infelizmente, era chegada a sua hora, ele faleceu.



“BRAÇO DIREITO”



J.S. — Você foi, na verdade, o “braço direito” dele. Praticamente todo mundo em Itabira sabe disso. Concorda? S.B. – Talvez, por obra do destino, estivemos sempre juntos desde sua chegada a Itabira, em 1971 até o instante final dele. J.S. — Também acompanhamos os passos de Dom Mário na Diocese, à medida que nos foi permitido e sempre notamos você sempre presente. Pode descrever, resumidamente, em quais ações você mais atuou? S.B. – A comunidade itabirana e regional teve esse privilégio. Nas ações indicadas por Dom Mário, tanto na APMII, em que eu era o presidente; na Funcesi também; no Hospital Nossa Senhora das Dores eu era vice-provedor; na Caritas Diocesana também como vice; ajudei a receber medicamentos enviados por entidades internacionais administrados pela APMII; e assim muitos outros, como centros de construção e manutenção de sedes comunitárias, mutirões de casas etc., tudo consistia em trabalho efetivo até nos fins de semana. Você presenciou em muitas vezes que estávamos acompanhando sempre por influência e confiança dele.





NÚMERO 1 E ESPONTÂNEO
J.S. — Tudo enquanto ele era titular da Diocese, tendo escolhido viver o resto da vida em Itabira? S.B, — Sim, ao todo, 35 anos, pelo menos dez como escolha de permanência e escolha dele. E não é minha a palavra, mas sim dele, às vezes escrito pelo próprio Dom Mário. Veja, por exemplo, o seu autógrafo no livro “Só rindo”, que lançou: “Ao meu amigo número 1, o primeiro exemplar, com gratidão, + Mário. Itabira 31/1/2004”. J.S. — A sua identificação com ele foi algo espontâneo e instantâneo, de repente os dois se entenderam? S.B. — Verdade. E você me conhece e sabe da minha conduta, mas em alguns momentos é importante mostrar o lado omisso da história. Dom Mário me deixou uma lembrança muito forte: abria sempre o coração e deixava transparecer toda a sua franqueza. Este seu trabalho de respeito de Dom Mário que você está fazendo, é importante para, realmente , mostrar o quanto ele foi e é valioso para Itabira e região. São tantas ações que vale a pena você continuar mesmo após esta contagem regressiva. E, pelo que tenho visto, você é pioneiro. Temos uma outras iniciativa: vida de Dom Mário está resumida em depoimentos gravados por um amigo, que tem o direito autoral , a meu pedido. Tenho a gravação original que está sendo editada e espero publicar em breve. As piadas, contadas ao vivo por ele, têm outro valor também


MEMÓRIA VIVA



J.S. — Fale mais sobre ele... S.B. — Itabira, que deve ao prestígio dele a solução de uma série de questões, pode agarrar-se à sua memória como incentivo. Acredito que nós, verdadeiramente itabiranos, não podemos nos afastar de seus exemplos, suas lembranças e mantermos acesa a chama da memória dele. J.S. — Agradeço muito a você pela sua ajuda neste nosso propósito da memória viva. Não vamos deixar seus exemplos serem apagados, que todos os verdadeiros itabiranos nos ajudem da mesma forma.


    DOM MARCO AURÉLIO GUBIOTTI




Marco Aurélio Gubiotti (Ouro Fino, 21 de outubro de 1963) é o atual bispo diocesano de Itabira-Coronel Fabriciano. Foi ordenado sacerdote em 14 de janeiro de 1989, em Ouro Fino, Arquidiocese de Pouso Alegre. Foi nomeado pelo Papa Bento XVI no dia 21 de fevereiro de 2013, como novo bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, sendo ordenado em 26 de maio do mesmo ano em Ouro Fino. Assumiu a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano em 16 de junho de 2013. Coincidentemente, nesta data, hoje (21 de outubro) Dom Gubiotti comanda as celebrações referentes ao centenário de nascimento de Dom Mário, cuja data natalícia ocorre amanhã. Parabéns a Dom Gubiotti! José Sana 21/10/2021


Fotos: Foto 1 - Silvério e Dom Mário (Júnior Sana); Foto 2 - Em ato cívico (Galvani Silva); Foto 3 - Dom Marco Aurélio Gubiotti (Redes Sociais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário