sábado, 20 de abril de 2024

NARRATIVA IMAGINÁRIA DE ENCONTRO PRÉ-ELEITORAL REALIZADO ENTRE AMIGOS

 

Os personagens são muito falados em Itabira. O diálogo ocorreu na semana passada em conhecida  padaria



Foi assim....Alguém pegou o telefone lá no paço principal de Itabira, um aparelho celular, é claro. E toca um número certinho, super anotado da Padaria São João. Não é para encomendar sem nenhum favor o melhor pão da cidade, nem "bombocado", quindim, olho de sogra, rocambole e outras guloseimas, mas, sim, marcar uma audiência. Ou seja, ao invés de chamar lá, marca para o chefe vir para cá.

 

O marcador de encontro chama-se  ML, que chega à padaria. O anfitrião, JI, surpreso pela visita e pelos olhos rútilos que aparecem, o poder faz coisas, recebe com um sorriso meio lá e meio cá. E vamos transcrever o diálogo suposto e imaginário que se trava entre eles, os personagens. Não vamos informar o horário para não complicar o relógio de ponto, que pode apontar “ganga” no serviço, como dizem os peões da Vale.

 

JI Seja bem-vindo!

ML — Obrigado pelo aceite de nosso bate-papo amistoso e sem dificuldades. E vou adiantar: espero abordarmos política, eleições municipais e coisas que ainda não conversamos na vida. Espero que saiba,  agora, nas vésperas eleitorais eu possa pedir-lhe não só votos, quem sabe apoio, quem sabe você seja meu vice. Há quase quatro anos tivemos o seu total apoio, nada lhe ofereci, mas agora podemos, quem sabe fazer um negócio extra: eu seria seu pré-candidato a vice-prefeito, você decide ser o chefão.

 

JIÉ uma proposta?

ML — Não propriamente uma grande proposta, mas na esperança de ser considerado um democrata por excelência, podemos inverter os lados, que tal?

 

JIÉ...

ML — Vamos fazer o seguinte. Primeiro, eu quero agradecer pelo seu grande apoio em 2020, estava me esquecendo e o apoio dos milhares de votos que me arrumou.

 

JIAceita um cafezinho?

 

(Um minuto. JI pede água e café).

 

ML — Aceito, obrigado. Vamos falar da Unifei. Vou mudar a minha opinião e vamos assinar todos os papeis, mas somente os papeis, neste semestre, só para agradar a você, homem de respeito, homem muito admirado pelo povo itabirano,

 

JIO cafezinho está bom? Quer mais um?

ML — Obrigado, aceito mais água. E por falar em água você ouviu dizer que a Vale vai doar 14 milhões para abrir caminho para a captação de Rio Tanque. O que acha disso?

 

(Mais um  minuto. JI pergunta à uma balconista se tem água na torneira). Aguarda a resposta).

 

ML — Acho que vou oferecer água mineral na prefeitura para quem não tem em casa ou quem tiver água suja...

JIHum... hum... hum...

 

ML — O que acha disso?

JIHum... Hum... Hum...

 

(Mais dois minutos e a moça do balcão informa que a água servida é mineral).

 

ML — Essa ideia é minha. Sei que você é muito inteligente e saiu na frente. Quero que você participe da colaboração do  meu programa de sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida em Itabira. Garanto e você sabe que não sou político do ataque e do ódio. “Esquizofrenia” é um substantivo feminino que cada um interpreta como quer e para mim é elogio. Só a Câmara Municipal entra nesse chicote.

JITudo certo.

 

ML — Só quero agradecer a vossa sabedoria pelos conselhos a mim passados e dizer que conto com o seu apoio, prometo realizar tudo o que estou prometendo agora, como cartão de crédito, fiz tudo o que prometi no ano de 2020.

JITudo certo.

 

ML — Esqueci-me de dizer que já iniciei a rotina intensa de inaugurações de praças, todas remodeladas, outras para consertar, vou gastar um ninho de dinheiro na Acrísio de Alvarenga e terei intensas festas até as eleições. Você deve saber que reformei escolas, PSF’s  e tapei a maioria dos buracos da cidade, inclusive aqui na porta de sua padaria.

 

JIObrigado pela visita.. 

JS (Zé do Burro e Vice-Versa)

20/04/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário