quarta-feira, 17 de maio de 2023

MORADIA DE FANTASMAS: É O QUE MARCO QUER QUE ITABIRA SEJA

Universidade Ferro-Velho, ou mais um elefante branco na terra de Drummond, Unifei pode ser nova  decepção a ser escrita na história itabirana. Alguém está dormindo aí? O prefeito parece viver os sonhos de Morfeu


                                     Elefante branco': 15 anos em ação, não pode ser o que quer o prefeito


Ouvi cem vezes (estou mentindo, só cinco) o Programa do Povo, apresentado hoje, 17 de maio de 2023, pela Rádio Nova FM, de Itabira, no horário de 10h30 a 11h30. Apresentadores: radialistas Ronniel Nascimento e Gliciana Ângelo.

 

Ah... que loucura o que ouvi do atual prefeito itabirano, Marco Antônio Lage, como entrevistado do dia! Vou repetir: que trombadas no itabirano e nos sonhos desta sofrida cidade! Daquele momento até agora, nada mais fiz senão desejar ao senhor entrevistado uma magistral derrota eleitoral em 2023. Logo eu que ele sabe me fez daquele nome já citado: bobo da roça.

 

Como tenho o direito de plagiar, sem entrar em contradição, sem me preocupar com palavra ou vírgula, senti que ele, embora hoje talvez não se lembre, a mim e sobre a Unifei foi a promessa mais contundente que “benzeu” na campanha eleitoral. Entrei na briga por causa, exatamente, deste nome Universidade Federal de Itajubá, Campus de Itabira, 15 anos funcionando. Nestes dias a grande revelação dele: “Unifei jamais”. Pode fazer campanha eleitoral do próximo ano no lugar do M-40.


'Elefante branco': Itabira não quer mais um

“E agora, José?

Seu argumento acabou,

sua voz encalhou,

o povo sumiu,

a noite esfriou,

e agora, José?

e agora, você?

você que defende o contrassenso,

que não repara a discrepância,

você que não sabe o que vou dizer:

que já viu e eu nunca vi

prefeitura executar obra federal.

E agora, José?”

 

Eu, que não posso me calar porque defendo pontos de vista claros sobre Itabira. Há mais de 20 anos conheço a história da Universidade Federal de Itajubá. Desde os anos 2000, que acompanho esta luta liderada por Renato Aquino Faria Nunes, João Izael Querino Coelho e Kleber Carvalho Guerra. Até sonhei que era uma bandeira de minha vida pública, de que já havia saído, mas não me impede de acompanhar autoridades e técnicos ao vice-presidente José Alencar em várias ocasiões por tal objetivo. Então, posso perguntar ao senhor negativista:

 

"E agora, Marco Antônio?

Sua doce palavra,

seu instante de febre,

sua gula e jejum,

sua incoerência,

seu ódio — e agora?

Você faltou com a verdade também


    e não há prédio ocioso na Unifei. Apurado, viu?

 

Sendo prefeito de Itabira, Marco,

Por que não aproveita e aprenda

alguma lição sobre esta Universidade?

Por que não pergunta?

Por que a mim não questionou?

Mas eu lhe falei o  propósito

que a Unifei tinha e tem de

puxar o vagão do futuro.

Lembra-se, por acaso?

Ou parou de pensar também?

E a memória, e agora, Marco?"


Itabira não pode tornar-se 'ferro velho'

Sabe onde é que você vai encontrar uma prefeitura com plena justificativa de ser parceira do Governo Federal? Em Itabira, seu moço! No município em que você nasceu, rapaz! Estava andando pelo mundo, mas não teve o prazer de conhecer a terra amada e desconhecida?

 

Não sabia que por aqui mora exatamente o termo “sui generis”, que Itabira teve pouquíssimas oportunidades (para alguns, muitas) de tornar-se independente. Você veio para fazer quais obras? Quer chutar o balde? Ou já chutou?

 

Veja bem: nos seus argumentos fraquíssimos para convencer o mais simples cidadão, diz que a cidade está à mingua, povo passando dificuldade, saúde que não atende as necessidades; saneamento básico e os famosos buracos que ganham notoriedade em seu governo. Uai, estranho, hein?

 

Reflita, prefeito: em dois anos e cinco meses de governo, a prefeitura arrecadou, segundo informações divulgadas por fontes fidedignas, mais de dois bilhões de reais, a maior arrecadação de todos os tempos. E o que o senhor fez com tanta grana? Não resolveu esses problemas estruturais? E pensa que fazer festas e festanças sejam ações mais importantes que educação? Nem de água deu conta de começar uma obra, o tempo foi insuficiente para suas conversas com a Vale? O senhor tem medo da Vale?

 

O senhor sabe, tenho absoluta certeza disso, que o futuro é prioridade, sim, porque ele está sendo municiado pelo primeiro empreendimento que é a Unifei (hoje repete que não). O segundo estão no seu nobre esquecimento: Parque Tecnológico, Porto Seco e Aeroporto Industrial. As prioridades que o senhor aponta, senhor prefeito, como saúde, saneamento básico, buracos, talvez sejam desnecessários, e eu explico.



              Prefeito de Itabira': itabiranos estão fartos de 'elefantes branco (Foto: Rádio Nova 93 FM


Sem empreendimentos que tocam a economia, a cidade será moradia de fantasmas, ou depósito de ferro-velho, ou elefante branco. E fantasmas não precisam daquilo que o senhor pensa e anuncia. Neste caso, deixe os buracos abertos para memorizar a passagem de Vossa Excelência pela história de prefeito itabirano que já começou a construir um cemitério de sonhos. Mas não vai terminar porque não vamos deixar.

 

José Sana

17/05/2023

Imagens: Arquivo/ Redes Sociais/Rádio Nova FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário