quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Diário de uma viagem: Oropa, Terra Santa e Bira-Bira (Final)

*  TERMINOU A viagem a Portugal (Lisboa, Fátima, Batalha e Nazaré) e à Terra Santa (Jerusalém, Belém, Galileia e Nazaré). Prometi uma página neste Blog por dia, mas sonhei demais porque ora não tivemos folga, ora a internet estava capenga e ora nem estávamos nos hotéis. Ficamos em quatro hotéis em Fátima (Portugal), Roma (Itália) e Galileia e Nazaré (Israel), na ida e na volta. Mas a permanência neles foi reduzidíssima depois de programações diversas. Voamos várias vezes (depois faço levantamento), rodamos de ônibus quase diariamente, comemos em inúmeros restaurantes e até viramos noites em tudo, principalmente em voos aéreos.


* MUITAS NOVIDADES e todas felizes: pessoas acima de 80 anos suportando esse corre-corre de louco, algumas com problemas de saúde sendo superados, união entre pessoas quando todas carregam o mesmo ideal e a mesma lista de problemas.

* IMPOSSÍVEL RELATOS diários mas anotações ficaram. Relaxamento mental, instantes indeléveis de humor, guias sempre de ótima cultura, dedicação total. E dinheiro para comprar parece que sobrou tal a correria para sapecá-los e o lamento por voltar com dólar e euro.

* IMPRESSÃO COMPLEMENTAR de países e cidades.  Portugal, um país muito limpo e organizado, Áustria, que sentimos em muitas horas no aeroporto e Israel, a realidade vista no dia a dia um pouco diferente do acompanhamento pela imprensa. Cristianismo mesmo massacrado na Terra Santa prova sua força. Emoção na rota da vida vivida por Jesus Cristo. Dez missas que serviram para resumir a vida do Mestre. Trajeto de barco no  Mar da Galileia mais que emocionante. Evangelhos atualizados na peregrinação.

* ROMA CADA vez mais encantadora faz com que fique difícil saber onde o turismo religioso é mais forte. Talvez no Oriente Médio, por causa de sua exagerada expansão e ser palco do início da civilização. Contudo, fica a dúvida: quem conservou melhor o seu patrimônio histórico?

*APESAR DE tudo, a parte semi-conservada de Roma é a mais poluída visualmente que já vi em toda a vida. Cartazes, placas, outdoors e outros sinais são vistos avançando sobre jardins e espaços públicos para trânsito de pessoas. E se Roma, a Cidade Eterna, pode, todos podem. Infelizmente...

* HUMOR DO dia:
            — Joãozinho, me dê três  provas de que a Terra é redonda.
            — Bom, fessora, no livro de geografia tem que é, a senhora diz sempre e o meu pai também. Então, ninguém pode duvidar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário