terça-feira, 2 de outubro de 2012

Itabira, terra também da poeira



* MUITA GENTE considera injustiça quando dizem que Itabira é terra de Drummond e da Vale somente. O Valério caiu da moda. Nunca se lembram do “imortal” João Camillo de Oliveira Torres, recordista de livros importantes sobre leis e literatura portuguesa. Nem mais de Cornélio Penna. Mas esquecem a poeira. Atualmente, ela manda na sua terra mais que todo mundo junto.

* ANTIGAMENTE DIZIAM que Cubatão, no Estado de São Paulo, era a terra da poluição do ar por fumaça de alto-fornos. Pegou. Muita gente foi lá conhecer essa atração turística. É preciso que Itabira traga aqui muita gente para ver a sua poeira inigualável.

* FIQUEI SABENDO que no dia 21 de setembro, Dia da Árvore, a natureza mandou a poeira em grande estilo. Nuvens de material em suspensão, de granulometrias diferentes, sobrevoaram o céu itabirano. Estávamos em Israel, mais precisamente na Judeia, quando esse fenômeno ocorria na sua própria cidade.

* SOFRO DE uma sinusite crônica, uma rinite indefensável e me curei desde o dia 14 de setembro, quando partimos para o Velho Mundo. Daí até o final do mês foi um grande sucesso, a vida sem obstrução nasal. Mas a partir de três dias na terra drummondiana, esse que nada tenho a ver com as partículas suspensas, viu a volta triunfal da  sinusite, a ponto de me proibir de frequentar aulas de inglês e de fazer a ginástica diária em academia.

* BEM-VINDA POEIRA e o ar seco que trouxeram a sinusite! Acho que vou tirar o time de novo. Fico sentido, gosto de Itabira, mas desse jeito não dá...

* SANTA MARIA DE Itabira viu um show de marujadas no último fim de semana. Foi um Deus nos presenteia. Nada menos que dez guardas de marujos estiveram na vizinha cidade. Pena que o povo não liga muito. Nem vi na festança as minhas amigas Mariane e Luciene. Acho que estavam grudadas no sofá da sala. Festas do Divino Espírito Santo e do Rosário. Festeiro do Divino: o meu amigo Élio do Job Juventino. Um baluarte!

* É PRECISO REGISTRAR que somos uns bobocas diante dos portugueses. Pelo que vi em apenas dois dias e meio na terra de Camões, eles nem estão aí para a reforma ortográfica assinada pelo analfabeto Lula recentemente. Antes mesmo da tal mudança que azucrinou a vida de muita gente aqui no Brasil, eles já escreviam “de facto”, equipa, económico etc. e tal. Se a língua portuguesa continuar a ser desunida dessa forma, em breve não entenderemos mais nem as anedotas dos descobridores.


* HUMOR DE PORTUGUÊS:
O Manuel e a Maria vão se matricular num curso de chinês.
— Mas vocês querem aprender chinês em um mês? Isso é impossível, é muito pouco  tempo! Por que estão com tanta pressa?
— Sabe o que é senhorita? — respondeu a Maria — Nós adotamos um chinesinho de 11 meses e logo logo o danadinho irá se pôr a falaire. Aí, como vamos endendeire o que o miúdo estará a dizeire?

Nenhum comentário:

Postar um comentário