quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

GUIOMAR E HÉMERSON: CASAL MAIS QUE PERFEITO E IDEAL

 


Uns 30 anos de casados, 18 vezes separados e reconciliados — há muito os elegi o casal mais que perfeito em duas de minhas quatro gerações vividas

É manhã desta quarta-feira, 22 de janeiro de 2042. Estou na minha diária caminhada de uma manhã cujo sol é de rachar catedrais e santuários. De repente o milagre acontece. Milagre porque o beneficiado sou eu. Deparo-me, frente a frente, com o casal muito mais que perfeito, dois conterrâneos, filhos de gente de duas de minhas quatro gerações: Hémerson Silva e Guiomar Quintão, idos ao altar no tempo dos Druidas e separados pausadamente. É claro que se amam de verdade. Só não têm filhos devido a um problema que não é de nossa conta, nem culpa deles.


Estão, também, fazendo caminhada? Não, nunca, jamais. Já vão pegar o trem das nove para Vitória, Espírito Santo, ramal para Nova Era que, infelizmente, a Vale já tentou, certa vez cortar de seu mapa, mas que o ex-vereador Dr. Ademar Mendes de Souza, não deixou. Fica o aviso: Dr. Ademar parece ter mudado de Itabira, olha que não custa nada o prefeito liderar essa demanda de fazer o corte, apesar de o povo não querer, a prova está nos dois vagões super lotados nesta quarta de férias.

Guiomar é filha do ex-prefeito Luiz Gonzaga de Almeida e Dona Didina; Hémerson, de Lalá e Odilon, todos in memoriam. Futebolistas para o lado do pai,  Odilon, marcaram tempo no esporte em São Sebastião do Rio Preto. Ambas as famílias de boa descendência 


Casaram-se, separaram-se, reintegraram-se, ficaram famosos  pelo ineditismo realista, meio surreal, queira ou não. Serão referências para mim de perfeição intocável. Por quê? Você quer saber? Vai lá: qual o casal que não topa uma "brigazinha" no dia a dia? Hipócrita é dizer que o pau não quebra, mesmo terminando em doce de coco.


Existe, sim, um fulano e uma fulana de tal e de longe, que conheci, que nunca brigaram e eu os admirava também. A questão é a seguinte: eles eram surdos. Viveram eternamente. Guiomar e Hémerson são diferentes, brigam de manhã e reconciliam-se à noite. Por isso sobrevivem na realidade perfeitíssima. Sabem o que agora está ocorrendo? Estão em viagem de lua de mel, já velhos de casa, estão embarcados no trem das nove para o litoral do Espírito. Se brigarem no Espírito Santo, São Sebastião promove a paz na chegada, que agora parece ter elástica validade porque ele mora na terra do Rio Preto e ela na cidade de Drummond. A religiosidade se junta à poesia e tudo se resolve.


Peguem a receita ao vivo com eles. Deus abençoa você e eles.


José Sana

22/01/2025

Foto: NS


Nenhum comentário:

Postar um comentário