Personagem
do passado itabirano – Zé Nova Era – lutava por Itabira pelo jornal O PASSARELA e deixava
suas impressões assim descritas: “Se eu fosse vereador”
“Ah, minha Itabira,
querida!” O que foi que aconteceu? Tirei meu tempo que sobra para falar de você,
mas estou triste, vamos examinar o fato ocorrido, ou está ocorrendo ... vamos
andar por aí e ver, ouvir, sentir, comentar...
Vamos levantar,
primeiramente, quais são os temas e
quais assuntos estão sendo tratados em todo o município. E comecemos pelos
distritos de Ipoema e Senhora do Carmo. Neles discutem nos botecos, praças,
esquinas, salões de beleza e de barbeiros e velórios o asfaltamento de dez minguados
quilômetros de asfaltamento. Só esse assunto, lembrando que nos governos
anteriores, de João Izael e Ronaldo Magalhães, foram pavimentadas mais de 500
quilômetros. Deu para ver a diferença? Recordando: mais de 500 quilômetros x exatos
dez mixos “quilometrinhos”
RUAS, AVENIDAS E
BECOS - A Prefeitura de Itabira “investiu”
milhões de reais para tapar os buracos. Tudo isso antes do pleito eleitoral.
Vieram as eleições, Marco Antônio deu banho de votos, fez trilhões de
discursos, em 90% do que não fez, mas por pouco com empatava votos contra
mentiras proferidas. Conclusão: as crateras voltaram com força e sem chegar o
tempo chuvoso. É duro na queda imaginar a qualidade dos serviços!
LIXO DEBAIXO DO
TAPETE – Tema fechado por verdadeiros cidadãos, os poucos que entendem de
sentir a dor da derrota: o lixo de Itabira continua sendo escondido debaixo de
tapetes. Milhões de toneladas estão sendo empilhados no antigo Aterro
Sanitário. Voltou a ser Lixão, uma vergonha nacional. E tem mais: no ano 2000
entrou em vigor a norma estabelecida na Licença Operacional Corretiva (LOC), que
completa agora 25 anos de inércia. A Prefeitura de Itabira e a Vale não
construíram a Central de Resíduos, principal obra para separação do lixo na
cidade.
PREFEITURA E CÂMARA
MUNICIPAL – Não encontrei o senhor prefeito na sua sala de trabalho, mesmo
agendando dia e horário. Tomei conhecimento de que estava fazendo “lives” (nem
sei o que é isso porque não me explicaram ainda o que é internet). Disseram-me
que ele passa pelo menos dez horas por dia falando, com eloquência de toda
obrinha que executa. Por exemplo, meio fio, festas, reformas de praças e
escolas. Decidi dar um tempo a ele para aparecer com algo que marque o seu
trabalho.
Sou obrigado a dizer
que vi o senhor prefeito operando uma máquina numa obra sem importância. Ele
pegou a maquininha e meteu o pé no acelerador. E ficou posando para fotos com
sorrisos. Aí estava consagrada a demagogia. É muito feio isso. Daniel de
Grisolia, chamado de demagogo no seu tempo fazia pouquinho: só subiu numa
carroceria de caminhão, girava a bandeira de Itabira e só.
Na Câmara fiquei
decepcionado com o povo de Itabira pela segunda vez. Na primeira, vi a loucura
das pessoas em caírem em alçapões. As eleições de 2024 foram arapucas armadas.
Nada feito, nada relevante, e um gasto absurdo de dinheiro, mais de R$ 4
bilhões.
Pior ainda, os representantes
do povo, pelo que li das atas e ouvi no rádio, tratavam sempre de temas de nada
a ver com o interesse do povo, como:
·
Construção
de mata-burros na zona rural.
·
Aumento
salarial para prefeito, vice-prefeito e secretários.
·
Criação
de Bolsa Alimentação para vereadores (R$ 700/mês)
·
Matança
de cães de grande porte.
·
Proibição
de cães nas ruas.”
Aqui se encerra a
primeira ação do autor Zé Nova Era. Agora, sua análise,
ANÁLISE DE ZÉ NOVA ERA (Se eu fosse vereador) - “De cada assunto discutido em pontos diferentes, temos ainda outros, que rendem comentários diversos, embora a área política desconheça e nunca dá o braço a torcer. A história dará conta desses omissos de barbas prateadas e imundas. Talvez alguns temas aqui abordados sejam necessários, mas vejam bem o esquecimento do principal assunto deste momento:
SAI VITÓRIA A MINAS, ENTRA VLI LOGÍSTICA
Adeus, Porto Seco, terceiro
componente da preparação para o futuro de Itabira. Ao lado de ação do Aeroporto
Industrial e do Parque Científico e Tecnológico era a opção mais clara e fácil
de ser cumprida.
A medida substitui o antigo modelo de direito de passagem, simplifica a relação com a Vale — sua acionista com 29,6% — e promete elevar a eficiência no corredor que conecta a malha da FCA, cuja renovação está em negociação com o governo federal. Do total investido, R$ 530 milhões serão destinados à compra de material rodante, e R$ 70 milhões a oficinas e estruturas operacionais.
A nova operação deve ampliar o volume anual de transporte de 22 para 30 milhões de toneladas nos próximos anos, com destaque para produtos da siderurgia, como minério, carvão e coque. Cargas de celulose, grãos e fertilizantes também serão beneficiadas. A empresa já iniciou a transição e prevê plena operação até meados de 2026.
A VLI consolida-se como operadora de referência em logística multimodal, com presença crescente na malha ferroviária nacional.
Assim, o Porto Seco de Itabira vai por água abaixo e não é nada mais que um porto desidratado, que pode ser retirado de Itabira como a Vale, ainda estatal, tentou fazer. E agora que é empresa privada?
ITABIRA JÁ ESTÁ DE
FORA DOS PLANOS?
Acessem a internet e
procurem a lista de estações de parada para passageiros da EFVM. Serão encontrados
as seguintes estações: (Belo Horizonte, Dois Irmãos (Barão de Cocais), Rio
Piracicaba, João Monlevade, Desembargador Drumond (Nova Era), Antônio Dias,
Mário Carvalho (Timóteo), Intendente Câmara (Ipatinga), Ipaba, Frederico Sellow
(Perpétuo Socorro), Periquito, Pedra Corrida, Governador Valadares,
Tumiritinga, São Tomé do Rio Doce, Barra do Cuieté, Conselheiro Pena, Krenak,
Resplendor, Aimorés, Baixo Guandu, Mascarenhas, Itapina, Colatina, Piraqueaçu
(João Neiva), Aricanga, Fundão, Flexal e Pedro Nolasco (Cariacica).
Cadê Itabira? Vocês,
itabiranos, estão tratando de temas secundários. O futuro fica para quando? Até
quando?"
Zé Nova Era
Fotos: redes sociais
17/07/2025
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