quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O mundo tem um problemão, mas os seus habitantes se dedicam a resolver os probleminhas


O mundo começou numa verdadeira desordem. Terra, água se misturando, seres brotando do chão, os primeiros que habitaram o planeta. Ninguém reparou que desde o passo inicial entrou em vigor várias leis que se perpetuaram: de transformações e de evolução. Quer dizer que Charles Darwin tinha mesmo razão, apesar de se passar longos anos ouvindo desaforos e até sendo humilhados. Somente agora, morto que está, a humanidade o consagra como um grande cientista, talvez o maior de todos, o que deu mais luzes à descoberta de nossa origem numa época de plena escuridão.

Descendentes ou não do macaco, pouco importa. Só quer dizer que já fomos hipopótamos, rinocerontes, monstros, macacos e outros bichos, tudo isso está provado pela ciência, que ainda se debate para concluir como foi o início, se foi um big-bang ou se existiu mesmo o casal Adão e Eva. Esses tão econômicos que só tiveram dois filhos. E o pior: dois homens. Piorando mais: um matou o outro. Haja lógica nessa história, menos real que a da Carocinha, Lalau Lili e o Lobo, Branca de Neve e os Sete Anões, e a lenda da Mula Sem Cabeça.

Temos que começar do princípio total ou do meio para desvendar a nossa própria origem? E para saber o que estamos fazendo aqui neste mundo enrolado, o que devemos fazer? E o que fez este complicado mundo chegar a um ponto cada vez mais confuso? Eis aí o problemão a que me refiro no título deste texto. Problemão abandonado, deixado de lado, pouco caso total e absoluto do ser vivente. Para tornar-se ainda mais misterioso, deixamos o tempo rolar irresponsavelmente. E cuidamo-nos de tratar das questões de somenos importância, os probleminhas como brigas, guerras, criar terrorismo, debates desnecessários, perda de tempo, ingenuidades pouco interessantes.

Se somos pessoas organizadas, ao começarmos o dia, listamos as ações que precisamos resolver, classificamos todas em lista de mais importantes ou prioritárias, e partimos para a procura de soluções. Todos acordamos dia após dia com o problemão, que é, espontaneamente deixado de lado. E, então, vamos procurando resolver as picuinhas, pagar as contas no banco, comprar alguma coisa que falta na casa, consertar a fechadura da porta da rua, fazer revisão do carro, comprar um presente para alguém e por aí vai. Ao chegar ao final do dia, pegamos a lista feita na parte da manhã e analisamos se todos os itens tiveram solução e quais os que foram empurrados para o dia seguinte.

E o tempo passa  irreversivelmente, vamos ficando cada vez mais velhos, vêm os cabelos brancos, as rugas, conseguimos levar os dias e as noites com certa dose de expectativa sobre o que pode acontecer imediatamente, preocupamo-nos com a saúde da família e com todas as importantes ou frívolas atividades. Mas não chegamos ao problemão nem que a onça beba água. Ou se  começamos a  pensar a respeito do problemão, logo aparece um amigo ou amiga que diz algo sobre religião ou falta dela, focaliza os mistérios, fala que a nossa missão não é essa.

Tudo bem se  pensamos que a nossa incumbência não é resolver o enigma ou pepino  ou rabo de foguete. Mas todos sabemos que, cedo ou tarde, quer queiramos ou não, temos que um dia partir para uma nova postura porque quem vai desvendar, cedo ou tarde, o mistério mais importante da humanidade será nós mesmo. 

E fim de papo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário