sábado, 24 de novembro de 2018

TERRORISMO ITABIRANO: A VOLTA DE TUTU CARAMUJO


Vamos abrir este texto com o poema intitulado “Itabira”, fragmento de Lanterna Mágica, que lembra  Antônio Alves de Araújo, apelidado de Tutu Caramujo, presidente da Câmara Municipal (mesmo cargo de prefeito), no período de 1869 a 1872, focalizado por Drummond quase cem anos depois:

“Cada um de nós tem seu pedaço no pico do Cauê
Na cidade toda de ferro
as ferraduras batem como sinos.
Os meninos seguem para a escola.
Os homens olham para o chão.
Os ingleses compram a mina.
Só, na porta da venda, Tutu caramujo cisma na
derrota incomparável.”

Para ilustrar um pouco mais esta história, a Prefeitura de Itabira está reformando a casa em que viveu Tutu Caramujo, situada na Rua Tiradentes, nas proximidades do Banco do Brasil e do Foto Hollywood.

Complementando este pequeno prefácio, o sobrinho-bisneto de Tutu Caramujo, Marconi Ferreira, explica a origem do epíteto de seu ancestral: “O Tutu Caramujo é devido ao fato de ele recolher-se na janela da venda quando vinha uma pessoa indesejada. Assim que passava, olhava com ‘rabo de olho’ e retornava aos afazeres”. “Tutu Caramujo era para muitos um pessimista; para outros, um visionário, por enxergar a imobilidade do itabirano frente a tão grande riqueza,” completa Marconi, escritor, poeta e estudioso de história e cultura, autor de "Viagem na História de Itabira com o  Menino da Mina", um livro de poemas (2013).


RUA ACESITA (RUA CARAMUJO): foco dos caramujos itabiranos

Agora, a notícia que surge é nada alvissareira: Caramujo voltou, ou melhor, os Caramujos chegaram de há muito  e estão infestando Itabira de ponta a ponta. Talvez porque a sua residência oficial seja na Rua Tiradentes e a casa esteja sendo reformada pelo Patrimônio Histórico, ele tenha resolvido esperar o fim da obra na avenida mais chique de Itabira, a Mauro Ribeiro Lage.

Eis a identificação do novo invasor itabirano: caramujo africano (Achatina fulica) é uma espécie de molusco terrestre tropical, originário do leste e nordeste da África. Foi mundialmente disseminado pela ação humana ligada à gastronomia, pela região da Tailândia, China, Austrália, Japão e, recentemente,  pelo continente americano. Essa é considerada uma das cem piores espécies invasoras do mundo, que causa sérios danos ambientais  e à saúde humana, incluindo esquistossomose, dengue e outros males não menos nocivos.

Concluindo, esta não é apenas uma crônica, ou melhor, não é nada de texto literário, mas um alerta. O alerta deve ser acrescido do seguinte:

— os malignos Caramujos são milhares ou milhões, que vieram morar em Itabira, habitando originalmente a Rua Acesita, que liga a Avenida Mauro Ribeiro à Itambé, o ninho ou foco principal; sugiro que, para facilitar o combate ao inimigo, a via seja denominada Rua Caramujo (atenção, senhores vereadores!)

— constituem perigos para restaurantes, lanchonetes, escolas e residências, é claro, e  para a saúde de crianças principalmente;

— utilizam o transporte de vírus por meio de frutas, como banana, pera, maçã, mamão, além de verduras e legumes;

 — não atacam o indivíduo cara a cara; como seu xará do século XIX, é matreiro e devagar, sossegado, sua técnica é traiçoeira e, portanto, cuidado itabiranos!

Todos estão avisados, os envolvidos, moradores das proximidades — Alto Pereira, Major Lage de Baixo, 14 de Fevereiro, Esplanada da Estação e outros — que precisam se juntar para pressionar a Prefeitura, que tem conhecimento do fato faz tempo (segundo moradores das proximidades, há mais de dois anos). E que Polícia, Justiça, Governo do Estado, Governo Federal e, finalmente, a sociedade organizada ou não, fiquem atentos e zelosos. Eu faço a minha parte.

Gente, amigos, cidadãos, não deixem que esse Tutu Caramujo atual e terrorista nos provoque uma derrota incomparável!


Nenhum comentário:

Postar um comentário