sábado, 30 de setembro de 2023

PLANO INFALÍVEL PARA VENCER EM 2024

 

A vitória eleitoral no ano que vem para prefeito de  Itabira  já está desenhada, podem crer. Qualquer pé-rapado ou cheirador de bacalhau nas portas de açougue  já detecta o sinal. Será que precisarei proclamar aqui o nome do vencedor?

 

 

Quer ganhar a eleição para prefeito em Itabira no ano que vem? Pois você está com a faca e o queijo na mão e só não ganhará caso não queira. É claro que não vou contar a regra integral como tem de ser, agora, de supetão. Vou seguir, ao pé da letra, o que os novos jornalistas da internet estão fazendo: deixo o pulo do gato para o fim, talvez agora, talvez depois, talvez nunca. Não tem almoço de graça.

 

A busca equivale a um sonho muito alto, mesmo sabendo que a cidade corre o risco de virar fantasma, como disse o presidente do Sindicato Metabase, André Viana Madeira, recentemente. E por que ele disse isso? Ninguém pode ter dúvidas e não serei eu quem precisa abrir as evidências estarrecedoras.




 Então, pensam agora que o meu plano de governo será meter o pau no prefeito? Não, esse não é, definitivamente, não é a saída dos contrários. É muito complicado pensar que o executivo itabirano resolveu investir em quase meia dúzia de praças para marcar o seu governo. Isto é, o ocupante do gabinete mais cheiroso do terceiro andar quer ser chamado de “prefeito das pracinhas”. Acho que ele não torce por esse slogan.

 

Do outro lado dos que amam seu trabalho, existem os apaixonados por festas, rebolados, alegrias, bebedeiras, gandaias, esses defendem a tese das festanças. As festas lotam as praças. Quem sabe teremos o “prefeito festeiro”? Sem ofender ninguém, Luiz Menezes soprava em seus microfones da Rádio Itabira que Li Guerra era o “prefeito fogueteiro”.

 

— E o futuro? — ressoa de longe, no fim da fila, a voz de um conservador, pensando que seu filho, seu neto, bisneto etc. estejam todos  na lista de defesa.

 

O plano de eleição combina diretamente com um número elevado de candidatos. Em Itabira, sempre que a eleição não tem favorito, aparecem muitos e muitos pretendentes. A pergunta de um curioso quanto a esse item já caiu  nas redes sociais: por que ocorre essa situação? Não tem segredo e todos se acham melhores que seu vizinho.

 

A vizinhança se enche de pretendentes, enquanto Itabira, veja só, enfrenta problemas que não podem esperar 15 minutos, seus dorminhocos responsáveis jogam para as próximas gerações. A arrecadação está prestes a cair para um quarto do total, situação que nos deixará de pires na mão, mas o candidato ainda sorri, ainda tira fotos, ainda pega no microfone e esbalda sua voz e cospe em todas as direções suas babaquices. Dá ansiedade.

 

Fim de lançamento. Fecham-se as portas, janelas, cortinas, gretas e começa o espetáculo que não admite erros de quem entende do riscado. Será uma surpresa para os que estiverem de salto alto, mais ainda os pessimistas de plantão. Itabira já teve esse tipo de eleição? Pesquise.

 

Salvo melhor juízo,  a “possibilidade” de fraude nas urnas pode ter sua vez de ocorrer. Aí não vale, o plano deixa de ser infalível. Mas será mesmo que esses vagalumes  apagarão suas luzes quando fecharem as urnas? Acho que não. O plano não falha. Quem viver, verá.


José Sana

30/09/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário