Ninguém quis comentar: nem Burro do Zé,
nem Bom ou Mau Cabrito, nem Pedro Rapadura, nem Pé de Pato, sobrou para este
aqui como ghost writer
Foi a maior notícia, a mais alvissareira do século 21,
diria que de todos os séculos. Ia eu passando, montado no Burro do Zé, na Praça
Redondíssima, bem à noitinha quando ouvi pipocar de pipocas mesmo. Um vereador,
muito tem entendido do assunto, foi líder de proibição de fogos — Bernardo Rosa
— e assim o silêncio reinou nos ares itabiranos.
Aconteceu. O prefeito MarcoLage, muito entusiasmado, refém do voto, fez várias revelações importantíssimas com destaque para três delas: que a primeira ou última dama (como explica o ex-assessor MMP) é recomendada para ser vista com bons olhos pelo excelentíssimo dono do poder; que o Natal, depois de significar apenas ocasião de comer leitoa assada e perus do pescoço pelado (não se sabe ainda porque não matam cabritos e gambás), não é mais, definitivamente, nascimento de Jesus, nosso Rei dos Reis; finalmente, a maior bomba: que está resolvida a questão do futuro de Itabira, sem discussão, sem bla-bla-blá e sem lero-lero.
CAPRICHO COM A DAMA MASTER
Pronto. Tudo decidido. Prestar a atenção na dama máxima tem sentido. É a súplica do chefe do executivo, embora muito tardiamente. Ela é uma grande e anormal candidata a deputada, feroz, artista, consegue transformar água em vinho e talvez por isso tenha desviado a atenção do nascimento de Jesus Cristo. E somado ao caso de fazer as pessoas prestarem a atenção no seu empenho, vale lembrar que tentou criar em Itabira uma magistral fábrica de fraldas. Se não deu certo, a culpa deve ter sido do Pé de Pato.
SIGNIFICADO DO NATAL
A Praça Dr. Acrísio de Alvarenga significa que, realmente, o cristianismo é extinto na cabeça de sua excelência o chefão, todos conhecem seu notável ateísmo. Animado, dançando uma espécie de "chá-chá-chá", da Era Chacrinha, atualizado, ele, finalmente, fez um elogio magistral a artistas itabiranos, o que não ocorria desde o século passado, quando o Vila Nova tinha sido campeão amador itabirano pela última vez.
AGORA, O FUTURO
Desde o período em que embarcava em Itabira e dela desembarcava o grande personagem da mineração de nome Percival Farquhar, depois Getúlio Vargas, as figuras que mais apareceram na história itabirana, viviam preocupados com o futuro da cidade. Já tivemos discussões com vários prefeitos — Virgílio Gazire, Olímpio Guerra, Jackson Tavares, José Maurício Silva, João Izael Querino Coelho, Ronaldo Magalhães — e vários nomes e, apareceu um tal de MAL. Depois que MarcoLage enfiou o pé no bumbum da Unifei ele se redime e faz o seguinte: descobre que o artesanato é a solução para Itabira voltar a brilhar. Sou mesmo um Burro, conforme diz meu nome.
A FRASE MÁGICA
“Isso (apontando para o grande trabalho dos artesãos
itabiranos) vale mais que uma grande indústria para Itabira”. É bom repetir,
por ser notório e histórico: "Isso vale
mais que uma grande indústria para Itabira”. Muita gente bateu palmas de
contentamento porque quem não acha o artesanato um trabalho manual caprichado e
com destaque na inteligência humana está mais por fora que joelho de escoteiro.
MarcoLage esclareceu, por meio do sentido de suas palavras, que se a Usiminas, ou a Arcelor Mittal, ou uma montadora de veículos, ou a Unifei, com o projeto de Renato Aquino, que fazia como há em Sophia Antipolis, na França, o maior Parque Tecnológico do Mundo, opinaria a favor do Natal todo dia, todo mês, todo ano, com Papai Noel e sem Jesus Cristo, no lugar do Artesanato. Perguntem a um artesão, ou artesã, que ninguém abomina um empreendimento de grande porte, embora todos amem o trabalho artístico manual.
Agora a sentença: quem
estava juntando as trouxas para ir embora de Itabira, desista, há o
milagre chamado MarcoLage nos assediando e dando força para nosso faturamento
de R$ 5 bilhões, não por um mandato, mas para um ano no orçamento, ser real e
não imaginário. Então, palmas repetidas para o grande nome da história
itabirana, mentecapto que carrega as iniciais mágicas e proféticas: MAL.
José Sana (ghost writer de Zé do Burro).
Imagens: N.S.
02/12/2025