A escolha ainda não foi oficializada, mas é do prefeito Marcolage a ideia (foto de perfil,
visitando sua “obra-prima") inspiração extraída das Altas e Baixas Idades Médias
Foi no dia 28 de novembro (sexta-feira) que, em discurso inflamado, a exemplo de todas as suas falas que o atual prefeito de Itabira, Marcolage, de posse de um microfone poderoso, ligado
diretamente em sua mais suntuosa realização, pronunciou as seguintes palavras, agora
gravadas para a eternidade: “Isso (os enfeites da praça) vale (m) mais que uma
grande indústria para Itabira”. E, pelo que consta, somente o independente
Diário de Itabira teve a coragem de publicar.
Ousadia, ou audácia porque Itabira teve 42 prefeitos, praticamente todos trabalharam anos a fio para encontrar a vocação econômica itabirana. somente a cabeça de gênio do executivo itabirano, de repente, finalmente, no apagar das luzes (a Vale está indo embora) Lage encontra no Artesanato, presente como meio de vida feudal nas Alta e Baixa Idade Média, a solução econômica para o município emancipado em 7 de outubro de 1833. A frase do politiqueiro de Ipoema redundou em comentários internacionais que ainda vamos transcrever.
DESCULPAS AOS ARTESÃOS
Zé do Burro & Vice-Versa pedem desculpas em nome das redondezas periféricas e centrais e explicam que não há menosprezo à atividade praticada por nobres artistas. Conhecem muitos e sabem da capacidade de cada um.
Pelo contrário, apesar de ter sido o feudalismo superado pela Revolução Industrial, no século XIX, o regime artesanal continuou como notável e permanece vivo principalmente em Itabira. No Vale do Jequitinhonha, onde DeFato fez grandes reportagens, antes e depois do ano 2000, visitamos cidades incríveis, e nunca negamos divulgar as riquezas do Norte e Nordeste de Minas Gerais.
Temos testemunhas valiosas, como Afra Regina Sana, que adquiriu mais de uma tonelada de objetos na região de Capelinha, Carbonita, Minas Novas e Veredinha. Chegamos a transportar várias peças artísticas para atender encomendas de amigos.
Haverá teatro na Praça Acrísio, mas a figura principal ainda não nasceu (foto DeFatoonline)
Zé do Burro & Vice-Versa
Em 04/12/2025
Imagens: redes sociais e Prefeitura de Itabira
P.S.: O garimpo da Vale rende hoje, somente para a Prefeitura de Itabira, cerca de R$ 1,2 bilhão anualmente. Com a mudança de atividade econômica anunciada pelo chefe maior da cidade, o município inteiro itabirano deverá fazer circular cerca de R$ 200,00 (uma merreca que pode ser simbolizada na fugidia nota que ninguém vê). Há quem se atreve a propor internação em manicômio para o imperador atual de Aliança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário