sábado, 6 de julho de 2013

Teorias sobre futebol e outras coisas mais

Como qualquer brasileiro comum, gosto de futebol, de samba e de praia. E sou metido a dar palpite em tudo. A maior das teses já transformadas em lei, nesse quesito, chama-se “Eu acho”. De “achismo” em “achismo”, cada ser vivente pensa uma coisa e, ocasionalmente quando acerta, solta logo um “Eu não falei?”. A conclusão da lei é essa.

Futebol é uma ilusão. Mas a vida também o é. Alguém, que não sei quem, escreveu, vejo sempre por aí, o seguinte: “O futebol  é o que há de mais importante das coisas menos importantes da vida”. Partindo daí, acredito piamente que vale a pena uma página sobre o assunto. E me apego às especialidades nas profissões, as quais fazem a verdade do mundo, cuja verdade é também uma invenção de nosso pensamento.
Quer dizer que um otorrinolaringologista entende de ouvido, nariz e garganta. Um engenheiro de pontes, entende de, no máximo, além de pinguelas, de viadutos; às vezes pode construir uma casa, mas não tem diploma especializado para tal. Um dentista de canal entende de canal, de gengivas, e talvez não faça dentaduras, até porque estão saindo de moda.
Na área artística, alguém sabe pintar a óleo; outros desenham artisticamente; muitos fazem quadros a pincel, grafites idem; admiramos os chargistas que, além de desenhar um  quadro engraçado, tem personalidade pública para entender o engraçado do cotidiano, principalmente na política. Em futebol, há os bons de bola; mas entre esses existem aqueles que são habilidosos ou os brucutus; uns defendem, outros armam jogadas e alguns atacam.

Estendendo para o futebol, é simples entender que um time tem característica defensiva, de jogo na intermediária ou de ataque. O que leva muitos times a derrotas massacrantes ou simples é exatamente o treinador deixar de se preocupar com o seu time e passar a dar olhos e ouvidos à equipe adversária. Entrando especificamente no Clube Atlético Mineiro, há, neste momento (hoje, sábado, 6 de julho), o entendimento de que o Galo está em caída de produção (Ver Jaeci Carvalho no jornal Estado de Minas de hoje). Discordo totalmente do que dizem e escrevem acerca do tema.

O time de Cuca sabe atacar. Defende bem porque a bola fica retida no campo de frente, com constantes perigos de gols no adversário. Quando o time vai a um jogo mais difícil, mestre Cuca quer neutralizar o adversário e arma o Galo na defesa. Foi o que sempre aconteceu, principalmente depois que surgiu o quarteto Ronaldinho, Tardelli, Bernard e Jô. Mais esclarecidamente, isso ocorreu na última quarta-feira, em Rosário, na Argentina, quando a equipe alvinegra perdeu por 2 x 0. Normalmente, no Independência, salvo algumas partidas, o Atlético só joga ofensivamente. Por causa disso está invicto no Horto e se criou o slogan forte #CaiuNoHortoTaMorto.

Não sou técnico de futebol, apenas um curioso e observador atento. Já pratiquei em certas posições muito mal e em outra razoavelmente nesse esporte. Não sou dono da verdade, mas submeto à apreciação de outros entendidos a minha tese. Se alguém me fizer total objeção, já tenho uma resposta pronta e direi que é verdade a louca frase: “Se lhe dói o dente vá ao barbeiro”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário