quarta-feira, 1 de abril de 2015

SÃO SEBASTIÃO DO RIO PRETO NA ERA DO "QUASE"

Depois de quase oito anos de ser uma cidade quase sem lazer, São Sebastião do Rio Preto quase tem pronto o seu campo de futebol. Quase fiquei bravo demais e as pessoas pensam que nunca tive nem uma quase razão. Sempre senti as dores de meus conterrâneos, muito mais dor que todos, porque a maioria quase nem sente ou nem sabe o que é dor.

Para tirar as quase últimas e quase terríveis dúvidas, fui lá conferir e falar com uma única pessoa, José Eugênio Gonçalves, irmão de minha ex-quase amiga Ana Maria Gonçalves, que me deletou no Facebokk porque eu era mais que um chato e quase insuportável. José Eugênio é vereador, presidente da Câmara Municipal, secretário de Obras e, obviamente, quase prefeito, filho de meu saudoso amigo Jovino Valério Gonçalves.  E é o funcionário municipal que faz quase tudo na cidade. O resto a sua mana Ana completa.

Olhei o campo quase pronto, grama bonita, vestiários prontos, uma arquibancada concluída e a outra em obras. Só me restou ligar para o gentil José Eugênio que, rapidamente, desceu de moto e me encontrou no Estádio Dr. João Rodrigues de Moura, quase às 17 horas de quinta-feira, 26 de março de 2015.

Uma enxurrada de perguntas desabou sobre ele, aquela que viria em forma de água na famosa enchente de São José e este ano não veio, a menos que esteja reservada para abril. Mas o Eugênio, notadamente, não se esquivou de nenhuma questão, apesar de ter demonstrado explicitamente os equívocos públicos municipais. Por exemplo, as arquibancadas construídas nas extremidades do estádio, quando se faz isso com destaque, nas laterais. Há explicações dele, mas apenas quase convincentes, porque, seriamente não houve o que deveria ter havido, o planejamento. Prova disso é que a empresa que executava as obras abandonou a empreitada porque não tinha projeto para nele trabalhar na última fase da obra. Mas vamos, por itens, resumir o que José Eugênio deixou claro:

DONO  DO CAMPO — O dono do Estádio Dr. João Rodrigues de Moura (nome concretizado em lei de autoria do saudoso prefeito Luiz Gonzaga de Almeida) é mesmo o São Sebastião Futebol Clube e quase ninguém mais. A sugestão é fazer um documento de cessão de imóvel, tal como a Prefeitura de Itabira fez com o Valeriodoce Esporte Clube. Assunto encerrado, o único não quase.

CAVALGADAS — Jamais serão realizadas cavalgadas dentro do campo porque não é um evento próprio para o local. Arrasa a grama, que é difícil de ser implantada. Apesar disso, José Eugênio ia e vinha nas suas alegações, quase afirmando que em algumas cidades as cavalgadas ocorrem nos campos de futebol. Parece que queria podar a grama, que cresce semanalmente, com os comedores de capim: burro, cavalo, égua, mula, besta e, sei lá mais, vacaria.

POSTE — Existe um poste fincado dentro das linhas do campo, quase no interior de uma das grandes áreas. Será preciso removê-lo. Quem deve executar esse trabalho será  a Cemig, mas quem determina a sua mudança é somente a Prefeitura. Espera-se que seja feito em quase breve.

MANUTENÇÃO — José Eugênio assegura que o campo vai ficar quase abandonado — vejam que bruto desafio para os jovens da cidade e o SSFC! — e fica aí aberta a decisão de assumir, de verdade, as obrigações de manutenção e zelo. Mas adiantei a ele que alguns deveres a Prefeitura deveria (ou deverá) ser a responsável.

BELO ESTÁDIO — Segundo José Eugênio, inúmeras pessoas que vêm de fora elogiam o campo e dizem que, agora, é quase o melhor da região. Concordo com ele, mas não pude deixar de mencionar vários tópicos cujos pecados são exclusivamente oficiais municipais, seja qual for o prefeito ou os prefeitos (ir) responsáveis: 1. A demora matou pelo menos quase três gerações de adolescentes, a época em que se aprende ou não se aprende nunca a jogar futebol. 2. As arquibancadas são quase  novidades, mas poderiam mesmo ser levantadas em  lugares mais corretos caso houvesse o planejamento quase adequado. 3. Também os vestiários distantes um do outro e construídos fora do lugar, mereciam ser alvo de estudo quase aprofundados. 4. Será construído um campinho para crianças no quase grande espaço que sobrou em uma lateral; essa poderia ter sido melhor aproveitada caso houvesse previsão do aterro feito.

CONCLUSÃO — Data de inauguração não há ainda, há uma quase previsão de que será em setembro. A Prefeitura executa a obra dos vestiários fora do lugar, utilizando a sua verba de contrapartida prevista em contrato com a Anglo American. A necessidade de mobilização da comunidade agora é imprescindível porque na inauguração não podem ser sacramentadas injustiças. Nessas, os meninos que subiram de 12 para 20 anos de idade, são as vítimas reais e indiscutíveis, nada de quase neste caso.


E continuo afirmando que sou mesmo um mais que ranzinza. Foi o que aprendi no exercício de mandatos legislativos e, principalmente, na imprensa. Apesar de muitos dizerem que não, nasci aí e amo a minha terra. Esse campo foi um dos principais palcos de minhas mais que alegrias da infância, adolescência, juventude e adulto. Os quase bons ou totalmente bons são-sebastianenses  que me sigam ou, pelo menos, adotem o Estádio Dr. João Rodrigues de Moura como a Oitava Maravilha de São Sebastião do Rio Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário