sexta-feira, 12 de maio de 2017

PALESTRA EM PASSABÉM: COMENTÁRIOS E QUESTIONAMENTOS

Passabém está para mim como estou para muitos questionamentos na vida e sobre a vida. Se alguém perguntar o motivo essa empatia, não posso dizer agora porque a nossa história – minha e de Passabém - foram de tapas e beijos, e abraços e xingatórios. Talvez diga depois, um dia, quem sabe. O que interessa agora é que no dia 9 passado, terça-feira, à tardinha, fiz mais uma de minhas palestras na escola estadual local.

Tudo combinado com a minha amiga Myriam Cristina, uma destacada supervisora da Escola Estadual Luiza dos Santos Ferreira. E aconteceu, na presença de prestadores de serviço do educandário. Minhas palestras não podem durar mais que uma hora, ou precisamente 50 minutos, como me ensinou a mestra Sílvia Patriani, com quem fiz curso em São Paulo. O curso, logicamente, não é cem por cento para ensinar a falar em público, mas como falar. E outras técnicas.

Geraldo Quintão, conterrâneo e amigo, já me prestigia pela segunda vez nesses eventos. É o cidadão mais fácil de se relacionar no mundo depois de outros reis da paciência, incluindo Jó, o da Bíblia. Se aparecer alguém no mundo falando mal dele, só se for porque tem cabelos grisalhos e não pinga neles nem uma gota de tinta. Outra presença marcante foi do jornalista Márcio Passos, diretor-fundador do jornal A Notícia, meu amigo desde quando Jean Dissandes de Monlevade fundou o primeiro alto-forno no então distrito pertencente a Rio Piracicaba. E foi uma surpresa bem forte: pegar o carro em Itabira e viajar 54 km é muita responsabilidade até para outro renomado palestrante. Para mim foi um peso nas costas. Mas também um incentivo.

Resumir 50 anos em 50 minutos é tarefa hercúlea, desafiante. Claro que nunca se pode, jamais, promover uma transformação radical em tão curto tempo, mas olha, é tentar falar mais tempo e entrar pela tubulação e virar seguidor de Fidel Castro, que falava sete horas sem parar. Também o que interessa é, antes de tudo, jogar uma sementinha, se é que na VIDA É BELA, título de nossas semeaduras de ideias, algo consegue ser plantado para o bem do ser humano.

QUESTIONAMENTOS OU COMPLEMENTOS

No início dos 50 exatos minutos da apresentação deixei um desafio aos participantes: escrever algumas meias dúzias de letras ou palavras sobre o que presenciaram. Pedi que não mencionassem o nome para ficassem mais à vontade. Assim foi feito.

Frases complementares as classifiquei como para engrandecer aqueles momentos. Por exemplo, alguém ilustrou: “A vida é bela; cabe a cada um de nós conduzi-la”.  Outro (a) me pede opinião sobre a frase de Carlos Drummond de Andrade, citada durante as explanações: “... a prudência egoísta que nada arrisca”. Acredito que a frase completa do poeta possa dar a resposta desejada. Ei-la: “A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.” Entendeu?  Só sofre quem é masoquista.

Mais um (a) participante complementou: “Nesta vida somos passageiros que precisamos partir em direção aos nossos sonhos e metas, sem voltar atrás”’. Muito bem. Excelente ilustração. Mais um comentário: “A vida é bela. Será que vou fazer tudo o que quero? Meus dias são rotineiros, é preciso mudança” Sim, os objetivos da palestra focalizam mudanças.

“Acho que entendi tudo”, afirma um (a) participante. Diz uma figura masculina ou feminina como sugestão: “Podia ter um tempo maior a palestra”. Aí, tenho de agradecer porque se quer mais tempo foi porque gostou. Ocorre, todavia, que seja por razões diferentes: nada ter entendido. No caso de considerar a exiguidade de tempo como inútil, os cursos que estou montando talvez resolvam. Um curso não deixa alguém falar sozinho como um pregador no deserto.

“Compreendo seu ponto de vista e gostaria de saber, já que você diz muito a respeito de sonhos e sucessos, que levasse em consideração uma percepção a respeito dos fracassos”. A essa ponderação (ou seria um alerta sobre a repetição de fracassos na vida das pessoas?) nos dá a noção da palestra em si. Ao se engajar na rotina dos fracassos, ao ser humano não resta o que fazer. Por isso falei da Lei da Atração que, se não observada devidamente, torna-se uma cruel provocante dessa situação indesejável e indesejada. Apenas para promover uma chamada ao tema, diria que o fracasso, tal como o chamam, precisa mais do que nunca ser ignorado antes que cave uma depressão profunda na alma humana.

Além de uma série de referências a temas já citados, um (a) participante sugeriu leituras diversas, como de “Grande Sertão: Veredas” (Guimarães Rosa), “Hamlet”  (William Shakespeare), além da de Álvaro de Campos, poeta português.

DICIONÁRIO BRASILEIRO DE LEIS NATURAIS

Eis aí o crasso erro de minha apresentação. Erro porque não deixei sobrar mais tempo para este tema: dicionário de leis, trabalho a que me dedico há mais de dez anos e que seria e será daqui para a frente o pano de fundo das palestras A Vida é Bela.  Será, como já é para este pobre escrevinhador e “inventor”, o guia teórico para a vida. Como são elaboradas e aplicadas as leis, o porquê delas, a verdadeira necessidade de ter um ponto de partida para a execução de ações.

Tenho em mãos um comentário. Esse vai ficar pendurado no varal de minha sala: “A morte é bela!!!” (os três pontos de exclamação são do (a) autor (a) da frase. Tentei com outras pessoas entender se foi ironia ou apenas uma distração. Vamos voltar ao assunto.

Ficou para o final o tema que mais chamou a atenção dos participantes Todos, basicamente os que deixaram mensagens, queriam que mencionasse algumas leis e seis significados. Atendendo, vou tentar resumir alguns significados. Para encerrar, eis algumas:

— APARÊNCIA — Toda aparência não é verdade, o nome já diz.
— AMOR— Como foram criados os instintos, que nos provocam a defesa da vida, também é indispensável a lei do amor, responsável pelo equilíbrio do universo. Nem sempre seguida, mas ela existe.
— ATRAÇÃO — Saiba pedir do jeito certo e você receberá. O positivo atrai o positivo e o negativo atrai o negativo. Se você só espera o que não é bom, eis que virá sempre o que não é bom. O contrário gera coisas boas.
— BARRAGEM — Atentado ao trajeto natural de córregos, regatos e rios; desafio inconcebível contra o estado natural de terrenos formados em milhares de anos.
— CAUSA E EFEITO —  Não há efeito sem causa (Espiritismo, Budismo, Max Weber). Se existe o filho é porque há, também, o pai e a mãe.
— DEUS — Deus é desde suas origens a divindade central nas religiões abraâmicas, preponderantes na cultura ocidental e na lusófona, da qual derivam-se, entre outras, três das mais influentes religiões da atualidade, explicitamente o cristianismo, o judaísmo e o islã. Naturalmente, Deus é simplesmente tudo, o conjunto, fazendo abrangência deste mundo, no planeta. Extrapolando da Terra, a sua dimensão é universal. Não tem formato. São energias agrupadas. Resumindo, é a própria Natureza.
LIBERDADE — Direito inalienável de todo ser humano. Sem liberdade não se pode viver ou não se cumpre a missão terrestre. Trata-se de um erro histórico do ser humano a tal punidade. Ninguém se conserta sendo castigado, punido, retirado de sua condição de liberdade.
— MENTIRA — Ato ou efeito de mentir; engano, falsidade, fraude; naturalmente, o que foi inventado, criado; uma ficção. Mais profundamente, mentira é tudo o que  vemos, porque para saber que alguém diz a verdade, usa-se o mundo da mentira.
— MISSÃO — Função, trabalho determinado, obrigação, compromisso, entendimento. Neste caso, o que todos
NATUREZA — Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma (Antoine Laurent de Lavoisier - França, 1743/1794). O conjunto e o equilíbrio dos fatos, coisas, acontecimentos, matéria, energia, poder, tudo enfim. Dona de tudo, comandante das coisas, fatos, organizações. Manda e, às vezes, desmanda.
— VERDADE — A palavra verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. O ponto final em que as pessoas se deparam depois de longa procura. Necessidade de ser encontrada, apesar de pouco perseguida.
— VIDA — A vida é bela. Um período definido em que cada pessoa vive na Terra para executar uma missão. Se não for assim, a vida não tem sentido. Se não tivesse sentido, Deus não existiria e não haveria mediador. E sem mediador, nada tem solução.

Esses comnponentes do dicionário são apenas exemplos. Há centenas ou milhares de verbetes.

CONCLUSÃO

Na palestra em Passabém, faltaram grandes outras citações, como: o porquê das drogas, ensinando a aprender e aprendendo a ensinar, meditação transcendental etc. etc. etc. Para tratar desses e de outros temas seguintes, vamos montar um curso em pareceria com comunidades.


Aos professores de Passabém e demais participante dessa palestra, MUITO OBRIGADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário