quarta-feira, 12 de junho de 2019

A “PROFISSÃO” DO MOMENTO

Gente, proponho focalizar um assunto que pode ser importante. Quando focalizamos o passado e tentamos analisar o presente o assunto é para adultos e idosos. Mas quando tentamos vislumbrar o futuro, convenço-me de que as crianças são "experts". Por isso tremi da cabeça aos pés ao presenciar um diálogo em sala de aula, de uma professora com seus alunos, esses na faixa de 11-12 anos.

PROFESSORA – Mariazinha, o que você quer ser quando crescer?

MARIAZINHA – Quero ser médica, fessora. Tenho um tio que é médico e ele ganha um bom dinheiro e ainda faz as pessoas felizes ao curar doenças. Ele vive feliz.

PROFESSORA – Muito bem. Espero que escolha uma boa especialidade...

MARIAZINHA – Eu vou ser pediatra, fessora. Quero ver o sorriso das criancinhas...




PROFESSORA – Parabéns, menina! E você, Pedro, o que quer ser quando crescer?

PEDRO – Eu vou ser igual o meu pai: vou ser engenheiro e construir muitos prédios. Quero encher cidades de arranha-céus. Meu pai fala arranha-céu, acho que é exagero. Mas quero ser engenheiro civil.

PROFESSORA – Boa escolha, Pedrinho. Mas e você, Gabriel, está pensando em qual profissão para o seu futuro?

GABRIEL – Vou ser advogado, se tudo der certo como meu pai e me mãe apoiam. Eles são advogados e têm uma boa clientela. Defendem a justiça e contribuem para um mundo de paz.

PROFESSORA – Está certo. Você, Adriana, já escolheu a sua profissão de quando estiver moça grande?

ADRIANA – Estou pensando em ser dentista. Temos muitos dentistas na família. Todos felizes, ganham dinheiro e ainda promovem sorrisos bonitos.

PROFESSORA – Que beleza de pensamento, Adrianinha! Mas agora quero saber do João:  Joãozinho, o que você pensa em ser daqui a uns anos que vêm aí?

JOÃOZINHO – Não penso não, professora. Já decidi. Quero ser um hacker em breve e já estou treinando no computador e no celular. Quero saber da vida de todo mundo, quero descobrir segredos das pessoas em troca de dinheiro, muito dinheiro.

PROFESSORA – Que é isso menino? Quem botou isso na sua cabeça? Está maluco?

JOÃOZINHO – Que maluco que nada! Eu sou um visionário, minha mãe diz isso pros vizinhos. Médico, dentista, advogado, engenheiro, já era, professora. Eu quero é viver a vida, trabalhar para políticos, empresários, gente rica. Eles querem fuçar a vida dos outros, saber de tudo, ter o mundo em minhas mãos.

PROFESSORA – Belo exemplo acaba de receber de gananciosos que querem tomar o poder, hein Joãozinho?  Olha, vamos ter uma conversa mais profunda. E quero, também falar com os seus pais.

JOÃOZINHO – Cuidado para eles não virarem a sua cabeça! A senhora deixará de dar aulas e será minha aluna ou minha sócia. Vamos faturar alto.  A senhora topa?

José Sana
Em 12/06/2019

Um comentário: