quarta-feira, 29 de maio de 2019

AVENIDA MAURO RIBEIRO LAGE, PISTA CRIMINOSA DO TRÂNSITO DE ITABIRA


No início do século, governo de Ronaldo Lage Magalhães, foi construída até então a mais concorrida ou promissora avenida de Itabira, que recebeu o nome do grande empreendedor que foi o senhor Mauro Ribeiro Lage. Pistas largas ladeadas por construções modernas, em extensão só perde para uma outra via urbana concentrada em quatro nomes: Carlos Drummond de Andrade, Carlos de Paula Andrade, Cristina Gazire e Prefeito Li Guerra

Alguém que me acompanha eventualmente deve ter pelo menos lido ou ouvido falar da  Isle of Man,  linha em que mora uma comunidade autônoma, situada no mar entre a Irlanda e a Grã Bretanha, onde se realiza uma vez por ano, em suas ruas, a mais perigosa corrida de motocicletas do mundo. Como em nosso planeta tem doido para tudo: muitos sonham em correr nessa ilha violenta, onde milhares de pilotos morreram nas lépidas disputas. Outro tanto de curiosos desejariam mesmo conhecer e também milhares vão até lá para ver de perto as corridas em que em algumas cenas mostram o vento voando, tal é a velocidade incrível que imprimem em rodas de assombrosos equipamentos.

Quem conhece Itabira normalmente sabe onde fica a Avenida Mauro Ribeiro Lage. Ela é, sem dúvida, a mais perigosa e violenta de todas as avenidas da cidade, ou do mundo, e talvez só perca mesmo para a europeia Isle of Man. Diria alguém que os motociclistas de Itabira são violentos e furiosos como naquele filme, eu discordo radicalmente.

O grande culpado de tudo chama-se Serviço de Trânsito da Prefeitura. Os mais insensíveis, além desses decisivos donos da vida ligeira itabirana, estão assim listados:  o prefeito, os vereadores, a comunidade, todos nós enfim e, especialmente, a vigilância do trânsito que tem o nome de Transita. E acho que a Polícia Militar também está nesse grupo de responsáveis ou irresponsáveis que há quase 20 anos deixam as águas rolar, ou rodar.


Está aí o vilão maior de todos: os chamados quebra-molas na linguagem popular e lombadas para os mais letrados. Vamos denominar  esses pretensos redutores de velocidade  da Mauro Ribeiro de simplesmente convites à presteza, mesmo porque nada quebram de molas, não destroem e são o maior estímulo à velocidade dos motoboys itabiranos ou visitantes.  Mais que incrível, mais que soberbo, mais que inacreditável é que não se vê, não se houve, nunca se nota movimentação alguma de entidades comunitárias, religiosas, políticas e nem a polícia prestarem a atenção nesse absurdo barulhento. Vou fazer um desafio: procurem saber se a pista de velocidade da Avenida Mauro Ribeiro Lage está entre os fatores mais cruéis do trânsito itabirano. Não deve estar. O que a Transita mostra claramente como sua função é somente multar  no trânsito central da cidade, fator que dá retorno, dinheiro aos cofres públicos, lucros desmesurados e massacra a comunidade que tem pressa para trabalhar, comprar, se virar, ir ao dentista, ao médico, viver.

Além da velocidade louca e dos atropelamentos que ocorrem (eu, pessoalmente, já assisti vários e um com morte imediata de uma senhora), existe o barulho incrível. Parece que as motocicletas ou motos itabiranas estão equipadas com canos de descarga de Boeing 707, tal é o estrondo que provocam nas suas aventuras pela citada mais importante avenida de Itabira.

Até quando esse descalabro vai durar? Quem pode me dar uma resposta taxativa e séria?

José Sana
Em 29/05/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário