segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

FALECEU ERALDO, O MAIOR ATLETICANO DO MUNDO


Estamos vivendo a plena época, doida ocasião, em que para tudo usam uma hipérbole esquisita resumida em “melhor do mundo”, “maior do mundo”. Consultem a internet e lá está escrito num blog qualquer, num portal concorrido, as expressões: o melhor time de futebol do mundo, a mulher mais bonita do planeta, o jogador mais eficiente do globo terrestre. Nada de economia de palavras, nem de nenhum termo que anda defasado no contexto ortográfico e gramatical.

Então, chega o momento certo de mandar parar já, como Vanderléa naquele twist famoso “pare o casamento”. Digo eu agora e com ênfase: pare o casamento da mentira com a verdade, porque ambos,  evidentemente, jamais combinam, nunca se entendem. A verdade é radical inimiga da mentira e tem que ser assim eternamente.

Mas, como dizem por aí, toda regra tem exceção. E a regra do maior atleticano do mundo de  todos os tempos é uma variante e tem que favorecer o que vou dizer agora: em setembro/outubro de 2002, conheci pessoalmente o maior torcedor do Clube Atlético Mineiro que existia na face da Terra. Estive lá, com ele, na sua cidade, Santa Efigênia de Minas, localizada entre Guanhães e Governador Valadares. Conversamos, tenho testemunha, minha amiga, então funcionária da revista, Zelinha de Oliveira; ouvi as suas proezas, fotografei, rabisquei umas notas para a revista DeFato, de que era editor na época. Ele tinha presumíveis 63 anos de idade. Anotem o nome completo desta figura inigualável: Eraldo dos Santos Teixeira, dono de uma loja chamada “Puleiro do Galo”. A loja não tinha nem uma peça que não fosse do Galo. Na época eram 54 camisas do seu time do coração. E mais umas duas dúzias de times que derrotaram o Cruzeiro, seu inimigo preferido.

Eraldo faleceu neste fim de semana (21) em sua terra, cidade de menos de 5 mil habitantes. De acordo com informações, em peso Santa Efigênia chorou e chora a perda de um filho tão ilustre e diferente que, tranquilamente, poderia ser registrado no famoso livro dos recordes, o Guiness Book. No féretro, que pode ser visto num vídeo que vou postar nas redes sociais, percebe-se o movimento da cidade em seu sepultamento: centenas de pessoas vestidas com camisas do Galo, sua paixão eterna, que ele levou para além da vida e para além da morte, o aplaudiram num vale de lágrimas.

Este texto é um recado que transmito ao Clube Atlético Mineiro. Farei o possível para que chegue à diretoria. E peço a ajuda de amigos para que o façam também. É preciso que seja registrado um reconhecimento por algo que não pode ser contestado: Eraldo dos Santos Teixeira viveu a vida inteira, durante 24 horas por dia, sua paixão irrefreável e irresistível por um clube mineiro. Sua loja completou exatos 46 anos de nome e mercadorias exclusivas do time de seu coração, ou sua vida, numa pequena cidade. Já pensaram ser especialista com não tantos clientes? Ele pareceu surreal e agora, no entanto, tornou-se eterno.


Registro aqui a minha homenagem e o devido respeito a quem se notabilizou numa região distante da capital (aproximadamente 300 quilômetros) pela fidelidade a um clube esportivo. Um abraço ao povo de Santa Efigênia e os nossos sentimentos sinceros aos seus familiares. Que Deus o tenha recebido vestido de preto e branco como estava sua urna funerária, com certeza recomendada por ele próprio em vida.

José Sana

Em 23/12/2019

Um comentário:

  1. Sou testemunha viva desse encontro, e confesso, quase troquei de time, para virar atleticana, tamanha paixão contagiante daquela figura. Nossas histórias dariam um livro, não é mesmo meu amigo, Zé Sana?

    ResponderExcluir