quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

FOFOCAS DE FIM DE ANO


Todo ano tem fofoca de sobra para dar, vender e emprestar neste país tupiniquim. As mais interessantes sempre foram previsões sem pé nem cabeça sobre o fim do mundo. Desde o ano 2001 o mundo está acabando na boca e na pena de muitos falsos profetas. Este planeta não acaba de um tapa, ele vai se minguando devagar. É a lei da natureza.  Em outras palavras, o Apocalipse não tem pressa, ele vem em câmara lenta. Tudo isso a maioria  dos habitantes deste globo não percebe. O que a vida sempre quis é nos fazer de bobos, já que não topamos encará-la como ela é.


Agora, neste entardecer  de 2019, o mundo  realmente terá fim e  imagino que seja o do futebol. No Brasil só existe uma equipe que pratica esse esporte, o Flamengo. Quando eu era criança, detestava o rubro-negro carioca, torcia para o Fluminense. Na minha terra natal sempre promovíamos o Fla x Flu com torcedores de ambas as equipes travando um “derby” esquentado. Todas as  partidas terminavam em patadas e não empatadas e com o risco de facadas e tiros de garrucha 44.


Mas o tempo passa e veio a fase de Atlético x Cruzeiro no advento do Mineirão, ano de 1965. A rivalidade aumentou porque ambas são equipes mineiras. E não só na minha cidade, mas em toda Minas Gerais o pau quebra entre os torcedores. Contudo, o ano de 2019 não foi bom para nenhum dos dois. Eles discutem agora quem é, como dizem nas esquinas os gozadores, “o mais pior”. Até este exato momento, a Raposa é “mais horrível” que o Galo porque este se livrou do rebaixamento à Série B, enquanto o time da Toca da Raposa corre sério risco de comer o pão amassado pelo diabo.



Faltam duas rodadas e o Cruzeiro disputa com o Ceará quem vai cair. Ambos têm jogos difíceis, mas o Cruzeiro se encontra em situação mais crítica. O Ceará tem dois pontos na frente e isso pode complicar um pouco para o time azul. Nessa altura do campeonato recebo uma centena de mensagens resumidas nas seguintes fofocas:


- Thiago Neves vai para o Corinthians emprestado sem custo se o Corinthians ganhar do Ceará (mala branca).

-  Rodriguinho vai para o Palmeiras se o Palmeiras "entregar” o jogo para o Cruzeiro(mala preta).

- Têm negociações com o Grêmio, que deve se apoderar de 50% da Toca da Raposa, caso se “entregue” para a Raposa (mala preta).

-  Tentaram comprar o Vasco, mas justificam agora que Luxemburgo não quis (mentira deslavada).

- E vai ter mala preta para que o Botafogo vença o Ceará na última rodada (mala branca).

- Estão dizendo que Renato Gaúcho deu entrevista, afirmando que vai facilitar  o jogo para o Cruzeiro nesta quinta-feira, em plena Arena do Grêmio (mentira deslavada).

- Concluindo, afirmam que haverá muita sujeira nessas duas últimas  rodadas (mente poluída).


Fim de papo: estamos  de olho em tudo, mas saibam desde já que desta vez a fofoca de fim de ano garante e anuncia, na verdade, o fim do futebol. Esse arremate, no entanto, não será como o do mundo, ou seja, não terá um fim lento, vai acabar de uma vez só. Não há paciência que aguente. FIM.



José Sana
03/12/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário