quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

CORNETEIROS, VAMOS GRITAR: “FORA SAMPAOLI” E SEREMOS CAMPEÕES!

Amigos, amigas, inimigos, inimigas no futebol, estou chateado de forma branda, é claro. O assunto não é sério assim, mas vale a pena registrar a minha esculhambação, já que estou mais à toa que lavadeira sem água na beira do tanque.

 

OS FOGUETEIROS

 

Chato é escrever sobre futebol. É o ramo de vida de que praticamente todos os brasileiros julgam-se entender. Hoje, empurrado pelas circunstâncias, sou obrigado a escrever sobre essa merreca de assunto.

Até os cães que ladram na esquina de minha avenida sabem que sou atleticano. Sabem porque já me viram brigar com cruzeirenses, não por causa de algum jogo. Mas porque esses chatos torcedores soltam foguetes por qualquer coisinha — gols,  defesas do goleiro, tiros de meta e arremessos laterais. Graças a Deus o time deles anda às moscas e pararam com os tiroteios. As matilhas de Itabira, que são abundantes, agradecem.

 

CORNETEIROS DE PLANTÃO

 

Hoje sou levado a escrever sobre o tema por um motivo muito besta até: os torcedores de organizadas, reforçados por corneteiros de plantão, querem tirar o treinador Jorge Sampaoli do Galo. Por quê? Motivo básico: ele não deve ser campeão brasileiro este ano.

Dizem sapos de auditório: “Escala mal”, “Substitui erradamente”, “Inventa muito”. Agora, pergunto: há algum treinador no mundo que seja infalível? E a bem da verdade, este plantel do Galo é, por acaso, bom? De minha parte, tenho apenas uma restrição: o goleiro. Éverson é o preferido dele, porque joga com os pés. Um “frangueiro” nato e hereditário, como diria Nelson Rodrigues. Aí sou contra Sampaoli, mas fazer o quê? E as deficiências no time são pontuais e bem doentias. 

Há pouco uma emissora internacional classificava o Galo como o time mais intenso do Brasil. Mas, nem tudo é a mesma coisa, a intensidade cai também. E as críticas não perdoam: o Atlético está durante todo o longo Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros. Isto não é um mérito, sabendo-se que a equipe tem sérias deficiências no meio de campo? Sem goleiro, sem um camisa 10 e sem um centroavante, ainda mais sem um cobrador de faltas, querem que este time vença, nunca perca e seja campeão?




UM TREINADOR EXPLOSIVO

 

Quem entende de futebol para criticar este time? Sampaoli chegou depois de alguns “pernas de pau”. Acredito que podemos assim nos entender: o atual time, que disputa o Campeonato Brasileiro, que vinha de derrotas vergonhosas nas copas do Brasil e Sul-Americana, venceu o Mineiro (que é mesmo um Campeonato Rural) e manteve-se nos quatro primeiros lugares durante toda a longa contenda. E dizer que o time não tem raça é mera anti-metáfora. Nunca vi um louco maior que Sampaoli para dar, vender, emprestar e entregar a vontade de vencer. Vejo o momento que sofre um infarto de tanto amor à causa.

Alguns francoatiradores de salivas sopradas ao ar afirmam: “Está faltando raça!” Quem não vê raça nele não entende nem de suor, nem de explosão, nem de coisa alguma. As deficiências  são outras e estão chegando,  um 9 e um 10, e vamos ver o que dá. Precisa dispor desse mau guardador de metas.

 

“QUEREMOS CELSO ROTH!”

 

Em toda a minha vida de torcedor só conheci três treinadores de futebol. Dois deles não estão mais neste mundo, infelizmente: Elba de Pádua Lima, o Tim, que dirigia o Fluminense nos anos 1960; Telê Santana na década de 1980, que foi o deus do Galo e formou uma das melhores seleções brasileiras de todos os tempos, em 1982;  e agora Jorge Sampaoli,  maltratado por cruzeirenses infiltrados no Galo.

A quem critica o argentino gostaria de fazer uma simples pergunta: um treinador pretendido pelo  Olympique de Marceille é um pé-rapado qualquer ou um lambedor de rapadura? Pois fiquem sabendo que Jorge Sampaoli está com um pé na França. Infelizmente para mim todos se chamam Celso Roth.

E quero  pedir uma sugestão aos corneteiros: escolham o substituto dele entre os seguintes nomes, por favor: Mano Menezes, Dunga, Felipão,  Adilson Batista, Marcelo Oliveira, Wagner Mancini, Givanildo Oliveira, Dorival Júnior, Abel Braga, Vanderlei Luxemburgo, Celso Roth e outros menos votados.

Quem não estiver satisfeito, continue gritando: “Fora Sampaoli”! Ou torçam para o time da Série B.

José Sana

Em 04/02/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário