sábado, 4 de setembro de 2021

“ESQUECERAM DE MIM”

 Itabirana, professora, historiadora, pedagoga, embaixadora cultural, escritora, palestrante, comendadora, acadêmica, premiada em vários países, tem destaque de livro de sua  coautoria em Feira de Lisboa. Anotação inevitável: celebridade lá fora do país, seu nome continua praticamente no anonimato na terra natal

 

Poderia  abordar neste momento Carlos Drummond de Andrade, ou João Camilo de Oliveira Torres, ou Cornélio Penna,  ou dezenas de autores de artigos em universidades, faculdades, mas me detenho em figura pouco, ou quase nada,  lembrada da antiga Itabira do Mato Dentro.

Refiro-me ao nome de cartório e pia batismal de Denise Andrade Félix; filiação: José Salvador Félix e Gemima de Andrade Félix; profissão: professora na Escola Estadual Mestre Zeca (Emza) e na Escola Municipal Filomena Jardim, em Itabira; padrinhos: ninguém.

Há  sete  anos, exatamente em 2014, iniciou a sua maratona vitoriosa internacional, obtendo premiações em vários países, a partir de menção honrosa recebida em Paris por artigo de mestrado – “Metacognição, especifidades e estrutura” – na Universidade Iberoamericana.

Seu destaque de ouro: está se desenrolando, de agosto (28) a setembro (11, a Feira do Livro de  Lisboa, cujo transcurso já teve a presença do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que adquiriu um exemplar da obra recém-lançada, de sua coautoria, “Sem fronteiras pelo mundo VI”.

Constrangedor registro, pelo menos no entender deste pobre  escriba: apenas a Câmara Municipal de Itabira, em 2018, homenageou a itabirana notável com Moção de Aplauso, além de receber ela, da sociedade, troféus diversos. Muito pouco para tão nobre conterrânea.

 

LISTA  DE DESTAQUES









Denise Félix recebeu homenagens mundo afora, seu nome de escritora se espalhou e só não pegou, por enquanto, em Itabira. Na foto com o Conde Thiago Menezes







Resolvo ver a lista de comendas conquistadas pela itabirana Denise e me assusta não a extensa lista, mas a simplicidade que chega a ocultar suas geniais vitórias. Eis algumas que a fazem comendadora e embaixadora:

— Comenda Trovador Rocha Ramos como Benfeitora da Cultura Brasileira (2017).

—  Comenda Escritor Graça Aranha.

— Comenda Láurea Acadêmica Qualidade Ouro pela Federação Brasileira  dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro.

— Embaixadora da Paz, elo Brasil/Argentina.

— Embaixadora Cultural 2018.

— Embaixadora da Paz e Meio Ambiente 2019 pela ACLAPT CTC no Espírito Santo.

— Imortal Cadeira 12 e Acadêmica Fundadora da Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul.

— Nucleo Accademico Italiano di Scienze, Lettere e Arti.

—  No próximo dia 24 deste mês, Denise Félix receberá, no Rio de Janeiro, a Comenda Luís Vaz de Camões, Prêmio Destaque Literário 2021 e  lançará  a  Enciclopédia Greco-Francesa. Seu nome será gravado em  um azulejo na Parede da Galeria dos Imortais,  na Casa dos Poetas  em Petrópolis (RJ).  A homenagem ficará junto de outras, como de Jô Soares,  Fernanda Montenegro, Paulo Betti, Thalita Rebousas, Caco Barcellos, entre tantas  celebridades.

 

RESUMO DE PREMIAÇÕES







Perguntem à itabirana internacional quem lhe deu a mão, quem abriu portas para ela, mesmo quando saiu para o exterior, em 2014? Ela responde humildemente: "Ninguém!"








— Troféu Elo Brasil/Argentina;

— Prêmio Diamond Arts And Education Áustria (2020);

— Melhores do Ano Literarte; Personalidade do ano 2019 e 2020 em Taubaté, SP;

— Honra ao Mérito Assis Chateaubriand, São Paulo;

— Professora destaque em Minas Gerais  2017;

— Troféus em Itabira: Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Pedro Aleixo.

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade está promovendo preparativos com vídeos para o Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) . Denise sabe disso e ofereceu-se para colaborar na organização do evento. A todo o momento ela recebe ligações do exterior e agenda  entrevistas com a imprensa internacional.  Hoje (4) ela foi entrevistada pelo pessoal do Clube de Leitura no Shopping Bretas de Itabira. Resumo: uma ilustre desconhecida da elite da cultura e de parte das autoridades locais. É simples como o mais humilde de todos os itabiranos.

 

ALGUMAS OBRAS DE DENISE


Livros publicados: Antologia Fernando Pessoa e Convidados, Portugal/Brasil, Editora Mágico de OZ; Luís Vaz de Camões e Convidados, Portugal/Brasil, Editora Mágico OZ e ABCdário dos Animais e Outras Histórias Incríveis; Brasil/Áustria, Associação Internacional de Escritores a e Artistas (Literarte),

 

LIVRO INTERNACIONAL



Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo 
de Sousa, na feira do livro, adquire um 
exemplar do livro internacional


O livro “Sem Fronteiras pelo Mundo” é baseado no tema
  sentimentos extraídos de viagens, cuja experiência a escritora Denise é expert. Denise, de cultura  contagiante, principalmente quando se vê nela a seriedade em ensinar em sala de aula, diria que nem olha para os preconceitos que podem ou atacariam seus sentimentos. . Não é para muitos esse dom que denuncia que dentro dela há uma espécie de complô pela obra divina de reconstrução do mundo.

Esta é uma análise particular que expresso, mas que, levada ao conhecimento das pessoas, obtém delas a plena concordância em sentido integral. Após o fim do lançamento oficial da Flip Lisboa, em 11 de setembro, o livro será distribuído  nas maiores livrarias brasileiras, e  também em Itabira, é claro, onde a santa não faz milagre mas, pelo menos,  lança luzes de esperança.

A obra da Editora Sem Fronteiras percorrerá o mundo em E-book e com tradução impressa em cada idioma dos países determinados, destacando-se, além de Portugal e Brasil, Moçambique,  Timor Leste, Angola, Nigéria, Senegal, França,  Espanha, Itália, Reino Unido, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Suíça, Áustria, Líbano entre outras computadas 23 nacionalidades.

 

CONCLUSÃO



   Ano de 2018, vereadores de Itabira, da Legislatura anterior, prestam homenagem à itabirana esquecida. Na época, o vereador Vetão oferece sua participação. Hoje, ele é presidente da Câmara Municipal e sabe da trajetória de Denise Félix

Sempre em contato com a itabirana Denise desde 2018, quando a acompanhei em homenagem recebida  da Câmara Municipal de Itabira, ela ofereceu seus  préstimos gratuitos à Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e diretamente, por WhatsApp, ao prefeito Marco Antônio Lage, para colaborar  com  sua experiência na  realização do Flitabira, que está sendo preparado para outubro próximo. Ainda não teve resposta, nem negativa, sequer positiva. Uma lástima!

Vou persistir na defesa de nosso patrimônio humano de Itabira. Se não conseguir justiça para Denise Félix terei, pelo menos, um livro, ou filme  a ser levado ao  conhecimento geral: “Esqueceram de mim” cairia bem  como título para as telas ou livrarias. Ou mesmo, a confirmação de que, realmente, santo de casa não faz milagre mesmo. Só não vou parar de pedir justiça para os nossos artistas, artesãos, poetas e escritores itabiranos. Itabira está agora  pensando em construir o seu futuro. Sem união geral, nada feito.

Conheço muito bem o nosso prefeito e sou capaz de apostar que ele não tem conhecimento desta situação intrigante. Ele é muito atento, principalmente  sobre temas  culturais e históricos. Sempre  destaca a justiça como emblema de seu trabalho de chefe do executivo.

José Sana

04/09/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário