sábado, 6 de novembro de 2021

Dominar a língua portuguesa: primeiro passo para o êxito pessoal

Falar, escrever  e  entender o idioma pátrio é um dos grandes desafios do cidadão brasileiro. Ao mesmo tempo, trata-se de tema que mais o prejudica,  especialmente os jovens, quando correm atrás de um emprego. Depois de formados, até em cursos superiores,  os que mais precisam do uso correto da língua continuam tropeçando nas concordâncias, regências, conjugações e, principalmente, na ortografia.

 Enquanto editei uma revista, visitava frequentemente centenas de cidades, mais de 100 mensalmente, às quais enviava, de graça ou por assinatura, exemplares com notícias de várias regiões, como Centro-Leste, Centro-Nordeste, Médio Piracicaba, Vale do Aço e Jequitinhonha. Estivemos circulando também no Sul de Minas durante uns tempos. Deixamos uma marca indelével em Pouso Alegre, depois conto as proezas e aventuras vividas nessa região.

 

O assunto agora é “Vamos Dominar a Nossa Língua Portuguesa”. Depois de ter estudado jornalismo na Uni-BH (antigamente Fafi-BH), História na Funcesi e no Iseed, Letras também no Iseed, incluindo  pós-graduação em História do Brasil e Patrimônio Histórico e Cultural, tomo uma decisão que já tem as providências engatilhadas. A decisiva foi, sem dúvida, a conclusão do curso de Letras, depois de muita prática em reportagens, na imprensa e em assessorias de comunicação de empresas, editorias e diretorias.



Nas minhas viagens e contatos, esses adquiridos  “in loco”, constatei, lamentavelmente, que o brasileiro quer aprender outro idioma,  principalmente o inglês, mas rejeita entender o seu principal caminho para tornar-se comunicativo e eficiente. Hoje em dia, com a comunicação passando em grande parte pela internet, a vaca começou indo para o brejo. Então, pergunto: qual comerciante, lojista e empresário não perde cliente por falta de uma comunicação não apenas gramaticalmente correta, mas com mensagens mais atrativas? Uma grande pesquisa empreendida por órgãos de comunicação mostra que 92% dos brasileiros não sabem o básico do idioma, que é oficialmente nosso, ou são analfabetos funcionais.

Como ser correto na fala, escrita e na interpretação de textos? Como evitar os grandes vícios, principalmente os difundidos  pela internet?  Como ser claro, coeso e conciso, saber contextualizar  mensagens e simplificá-las? Iremos, com a ajuda e a compreensão de milhares de pessoas,  espalhar pelo Brasil afora núcleos que ensinarão o domínio  da língua, e colocarão  em prática o português instrumental como guia seguro e eficiente.

Não pensem que da noite para o dia os 92% estarão aptos a empregar todas as regras de sintaxe. Claro que não. Mas será mostrado o caminho mais fácil e objetivo, prático e rápido a quem desejar e não tiver medo desse bicho de sete cabeças a que chamam erroneamente de  idioma português. E vão saber o prejuízo que tomam dia a dia na vida por ignorar caminhos fáceis para  entender a língua. Muitos dirão: “Quanto tempo perdi na vida!”

Minha paixão pelo idioma pátrio me faz encarar mais um desafio na vida, depois de tantos outros que enfrentei e derrubei humildemente e com muitas dificuldades, diga-se. Quem se interessar é só contatar-me no WhatsApp (31) 99529-8235 ou e-mail josesana2012@gmail.com. Teremos encontros com grupos pequenos, particulares ou em empresas.

José Sana

Em 06/11/2021

3 comentários: