sexta-feira, 22 de outubro de 2021

É HOJE O “DIA D” DO CENTENÁRIO DE DOM MÁRIO TEIXEIRA GURGEL: REMEMORANDO SUA VIDA RESUMIDAMENTE

Nesta data (22/10/2021), Dom Marco Aurélio Gubiotti celebra, missa às 19 horas, na Catedral Diocesana de Itabira, em intenção da alma de Dom Mário Teixeira Gurgel, marco de seu centenário de nascimento.


SÍNTESE DA CRONOLOGIA DE DOM MÁRIO




22/10/1921 – Nascimento de Jésus Teixeira Gurgel, em Iguatu (CE), filho de Mário Gurgel Teixeira Guedes e Ana Alda Teixeira Guedes, sendo componente de uma plebe de 20 irmãos.
02/02/1938 – Jésus faz profissão religiosa na Congregação Salvatoriana do Rio de Janeiro.
29/06/1944 – Ordena-se Padre, também no Rio de Janeiro.
10/07/1944 – Inicia sua vida sacerdotal nas cidades de Jundiaí (SP), Parangaba e Barbalha, ambas no Ceará.
14/05/1967 – Faz ordenação episcopal (torna-se bispo), quando foi titular da Sesta e Auxiliar do Arcebispo Dom Jaime de Barros Câmara, no Rio de Janeiro. A partir dessa data, passa a chamar-se Mário Teixeira Gurgel, em homenagem ao pai, adotando seu nome para toda a vida.
18/06/1971 – Nomeado pelo Papa Paulo VI, assume a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.
21/09/1993 – Comanda uma estratégica reunião na Catedral de Itabira, com autoridades e representantes da sociedade civil organizada. É criada a Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi) que se agiganta a partir do ano seguinte.
01/01/1993 – Ocorre uma verdadeira história de êxitos em Itabira e em cidades vizinhas que serão resumidas em vários tópicos. São 25 anos com o bispo sendo titular da Diocese e mais dez carregando o título de Bispo Emérito, dando sequência ao seu trabalho. Destaca-se o fato de sua escolha: continuar a vida em Itabira.
26/06/1994 – Missa em ação de graças celebrada por Dom Mário na Catedral de Itabira pelo cinquentenário de ordenação sacerdotal dele próprio, ocasião em que recebeu uma mensagem especial do Papa João Paulo II.
16/09/2006 – Ocorre seu falecimento, num sábado, às 11h16, no Hospital Nossa Senhora das Dores, Itabira.
17/09/2006 – Às 18 horas, seu corpo desce à sepultura na Cripta da Catedral de Itabira. O ritual de encomendação ficou a cargo do então bispo Dom Odilon Guimarães Moreira.

SÍNTESE DE ATIVIDADES DE DOM MÁRIO




A partir da posse, Dom Mário desenvolve uma série de atividades, tanto nas Comunidades Eclesiais de Base, na Caritas Diocesana, atividades na Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Itabira (APMI), Conselho Municipal do Bem-Estar do Menor (Combem), Provedoria do Hospital Nossa Senhora das Dores, Asilo São Vicente de Paulo (Lar de Ozanam, ligação com entidades internacionais (Estados Unidos e Alemanha) para abastecimento de leite e medicamentos na APMI.
Suas ações mais diretas, resumidas:
— Implantação da Gráfica Diocesana;
— Construção da Catedral de Itabira;
— Construção do Seminário de Itabira e João Monlevade;
— Participação constante na vida comunitária itabirana e busca incansável de recursos no exterior (EUA e Alemanha).
— Dedicação quase total à saúde e à educação, tendo como foco a Funcesi e o Hospital Nossa Senhora das Dores.
— Criação e continuidade no trabalho da Pastoral da Criança;
— Criação e participação na Legião de Maria;
— Pontual dedicação à comunidade mais pobre de Itabira, do Bairro Pedreira do Instituto e início de construção de uma igreja no bairro.

COM O PAPA E SEU TESTAMENTO




Dom Mário sempre teve acesso a todos os papas de seu período no bispado de Itabira e Coronel Fabriciano. Um deles, o Papa João Paulo II sempre enviava a ele constantes mensagens.
Podem ser consideradas suas últimas palavras o que ficou registrado em seu testamento, a mensagem lida pelo Padre Francisco Guerra durante a missa de sétimo dia: “Recomendo-me às orações de todos, especialmente dos sacerdotes, a quem peço um momento da Santa Missa”.

José Sana

Em 22/10/2021

Fotos: Arquivo de Silvério Bragança
Foto 1 - Dom Mário com o Papa João Paulo II;
Foto 2 - Dom Mário e Dom Lelis Lara com o Papa João Paulo II
Foto 3 - Mensagem do Papa João Paulo II no quinquagésimo aniversário de ordenação sacerdotal de Dom Mário Teixeira Gurgel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário