sexta-feira, 31 de maio de 2013

Sorte: virtude ou defeito?


Sorte, segundo o Houaiss, é substantivo feminino que significa força invencível a que se atribuem o rumo e os diversos acontecimentos da vida; destino, fado. O azarado é o contrário, mas   pode ter, ironicamente, uma tremenda sorte de ser azarado. O Rubinho ganhou poucas corridas. Ele é infeliz? Não me parece ser, pois tem uma família unida, amigos, saúde e dinheiro.

De um de meus preferidos escritores, Nelson Rodrigues (1912-1980), guardo muitas frases interessantes. “Com sorte você atravessa o mundo, sem sorte você  não atravessa a rua”; “Sem sorte não se come nem um Chicabom; você pode engasgar-se com o palito ou ser atropelado pela carrocinha”; “Sem sorte Napoleão Bonaparte teria sido morto, atropelado por uma carrocinha de Chicabom”; “Sorte não é defeito”.

Complementando Nelson Rodrigues, quantos herois de guerra receberam medalhas às vezes pela coragem, bravura, caráter firme, mas no final sobrou apenas a sorte como sua companheira? Mas, será que alguém pecou por ter sido beneficiado pela sorte? Há um pensamento que diz: “A sorte persegue os bons”. Convenhamos, então, dizer que os que vivem malhando a sorte não perceberam ainda que essa senhora, também chamada de estrela, fado, felicidade e ventura poderia não gostar dos que a malham. Não é o meu caso, graças a Deus, amo-a, sem nenhum preconceito, como o dos azarados que a maldizem. No meu caso, conto sempre com essa ótima companhia ou companheira.

Não vou estender muito, estou cada dia mais me resumindo, tentando não atrapalhar o leitor. Apenas quero lembrar que, nesta quinta-feira abençoada o Galo Forte de Minas Gerais, ou “O Time de Minas”, como o chamam os seus admiradores de outros estados e de muitos países, foi premiado na mega-sena do futebol. Incrível: aos 48 minutos do segundo tempo, a um do encerramento do jogo, o empate de 1 x 1 daria e deu a classificação ao Clube Atlético Mineiro diante da aguerrida equipe do Tijuana do México. Acrescente-se: esse time que desclassificou o poderoso Corinthians dentro do Pacaembu. Mas o gol, àquela altura, daria o lugar na semifinal da Libertadores à equipe visitante.

Sorte do Victor? Sim. Sorte do Galo? Também sim. Mas muita gente deve não ter observado que nos treinos do Galo durante a semana foi incluído um capítulo especial, de portas fechadas, em que Cuca treinou cobranças de pênaltis. Aí, Victor, o grande goleiro do Galo, deve ter-se forçado a fazer a tentativa tradicional e pouco usada, de pular para um canto fechando o meio com os pés. Sei que essa é uma pose de inteligência porque a fiz na  mocidade, quando defendia as cores do São Sebastião Futebol Clube. Saindo o gol, seria a comemoração do Tijuana, de sua torcida no México, além de milhares de “secadores” espalhados por aí. Não haveria tempo para o Galo empatar de novo, cujo empate de 2 x 2 levaria à disputa de pênaltis.

Mas a sorte do Cuca que treinou lances de penalidades tanto para chutadores quando defensores; a sorte do Victor que aplicou o que se assimilou; a sorte nossa, da torcida, que acreditamos aconteceu de uma só vez quando levamos as máscaras do pânico (ver imagem). Assim, tenho que concluir: além de sorte não ser defeito e, mais do que tudo, se transformar em virtude, ela espelha a luta da capacidade contra a incompetência, do otimismo contra o  pessimismo e da vida contra a morte.



P.S.: Para dizer apenas que o gol do Tijuana, comprovado agora pelas repetições do lance pela TV, foi antecedido por duas falhas seguidas do árbitro chileno Patricio Polic: pênalti em Jô e fala violenta em Ronaldinho, infrações não marcadas; no contra-ataque, a equipe visitante marcou o seu primeiro gol, totalizando três erros grotescos de sua excelência maledicente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário