terça-feira, 18 de abril de 2023

DE FELICÍSSIMO A MARCO AURÉLIO, LABRUNA ABRE QUATRO MANDATOS



 

Amigos, fechei o fim de semana com a pergunta feita de mim para mim: qual jornalismo é o conveniente ao cidadão, à democracia ou ao próprio jornal: ter um lado imutável, fazer a vontade de uma classe ou tentar agradar a gregos e troianos. E não cheguei a uma conclusão que me agradasse. Cada lado tem a sua dose de interesse prevalecendo.

 

Antigamente, idos de 1960, era eu um foca, o mata-rato, subindo e descendo as escadarias do Diário de Minas, na Praça Raul Soares, em Belo Horizonte. Já contei aqui que o meu primeiro chefe numa redação, Maurílio Brandão, chegava de terno preto, camisa branquíssima, gravata estampada, dependurava o paletó na cadeira, subia pelo menos uma vez por semana numa cadeira, seu palanque, e fazia um rápido discurso: “Aqui na redação não entram  adjetivos, principalmente bajuladores”, era pauta repetitiva de toda segunda-feira.

 

Incrível, meu parceiro e mestre de trabalho, Vargas Vilaça, pediu-me para entrevistar um estuprador, que havia degolado um garoto de nove anos e fazia a capital estremecer de revolta. Ao redigir a notícia, meu texto foi considerado impróprio, era tendencioso por  denominar o criminoso de criminoso, o estuprador de estuprador e o covarde de covarde.

 

O tempo passou e hoje os ladrões são ladrões mesmo, assassinos também assassinos e idem os caridosos, os virtuosos, os bem-aventurados. Mas a pergunta perdura: qual jornalismo os leitores preferem? Só tenho esta resposta: cada um quer ver, ler, ouvir somente o que é de seu interesse.

 

Como agora atingi a  idade provecta, vou tentar seguir o que interessa a uma suposta lógica. Por exemplo: o valor tradicional da família, que muitos querem destruir  e de Itabira, que a outros tantos tentam derrubar. E procuro divertir-me com um amigo que tenho e me aponta para alguém“ assim: “Aquele ali é um intelectual do Google”. Quer dizer, copia tudo da internet.

 

Rabisquei esta espichada introdução porque preciso elogiar pela milésima vez um cidadão itabirano e me sinto entre a cruz e a espada diante do que acabo de escrever a respeito de minha iniciação no jornalismo. Encontro uma saída e apelo para a homenagem a 13 pessoas que seriam 12 os membros da Irmandade Nossa Senhora das Dores e Dom Marco Aurélio Gubiotti, o presidente.

 

Essa turma acaba de reeleger o provedor do valente Hospital Nossa Senhora das Dores que, se não falham minhas anotações, é a sua quarta vez como ocupante do cargo. Fora os oito anos de provedoria, aí temos um trabalho executado ano a ano pela Irmandade ou Hospital, a mesma coisa, quando exercia outras funções na empresa (Vale), comunidade, cenário estadual e sempre pela coletividade.

 

Em 17 de novembro de 1854 foi criada a Irmandade Nossa Senhora das Dores. Quatro anos depois, em 15 de abril de 1859, nasceu o hospital  com o mesmo nome, o mesmo criador e o mesmo provedor. O líder de 169 anos passados foi o terceiro presidente da Câmara  (prefeito) de Itabira. Centenas de irmãos e  dezenas de  provedores deram sequência ao trabalho no decorrer dos anos.

 

No painel dos personagens importantes na vida de quem exige trabalho perfeito realçam nomes diversos. Em homenagem a uma figura, tento praticar o jornalismo isento, impossibilitado de ser imparcial, e destaco por frear um costume que tento seguir assim. O resumo, a meu ver, é o seguinte: sempre alguém de brilho e realce esteve à frente deste gigante da saúde: do Monsenhor José Felicíssimo do Nascimento, passando por Dom Mário Gurgel, daí a outros.

 

O último de todos, que segue remando sob as mesmas bênçãos divinas foi  reeleito, em 11 de abril de 2023, e é o novo provedor, no meu cálculo, pela quarta vez. Quem duvidar de sua valentia vai lá, visite a brilhante casa de saúde que atende a 24 municípios da região e prepara um “horizonte sem fim”, título do livro dele, editado em 2017.

 

Para garantir que o sustentei ao nível do que aprecia — não o adulei, nem bajulei, nem quis agradar a uma eventual vaidade, nem o culpei por falecimento de quem quer que seja, ele não é nenhum carrasco, nem Deus — deixo a revelação, que já é clara, para a última linha deste texto, apresentando-o a algum cidadão que não o conheça: 83 anos de idade, casado, quatro filhos, sete netos, provedor de 1986 a 1990 e 2021 a 2023.



Seu nome de cartório e pia batismal: Márcio Antônio Labruna

 

José Sana

18/04/2023

 

Fotos: HNSD e Rodrigo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário