quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Reconstrução do campo de futebol deve sair do papel em São Sebastião do Rio Preto

Desde o início do século, o campo de futebol de São Sebastião do Rio Preto, dos tempos do povoado, depois distrito e mais tarde cidade, serve aos jovens da região. Pelo menos três equipes usaram o espaço como mandantes de jogos: o Íris Futebol Clube, primeira agremiação; o São Sebastião Futebol Clube, que se tornou a principal força esportiva local, e a Associação Atlética Folgamba, equipe formada pela colônia são-sebastianense residente em Belo Horizonte. Dessas, apenas o SSFC existe desde os tempos do distrito que pertencia a Conceição do Mato Dentro..


Rodovia invadiu o campo de futebol há sete anos
 
De 2006 a 2011, tempo em que se arrastou a pavimentação do trecho, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), que fiscalizava o asfaltamento de Passabém a Santo Antônio do Rio Abaixo, via São Sebastião do Rio Preto, permitiu que a empresa contratada, Contek Engenharia, invadisse a área do Estádio Dr. João Rodrigues de Moura. Depois de assinar um documento comprometendo-se a reconstruir a importante área de lazer, o DER encontrou dificuldades para  cumprir as suas promessas, enquanto a comunidade protestava, fazia contatos com o governador Aécio Neves, depois Antônio Anastasia, além de tentar mobilizar deputados, sempre em vão.

Finalmente, chegou-se a um denominador comum: o DER se incumbiu de executar duas obras urbanas (pavimentação de 250 metros de rua e alargamento de uma ponte), transferindo à Prefeitura as incumbências das obras do estádio. Por seu lado, o prefeito Antônio Celso Pessoa Gonçalves Moreira (PDT) buscou parceria com a empresa mineradora Anglo American, que executa a construção de mineroduto de Conceição do Mato Dentro (MG) a São João da Barra (RJ).

A Prefeitura já tem pronto o projeto para o novo estádio, que poderá receber recursos adicionais quando estiver pronto, destinados à iluminação. “Será deveras um campo de cidade grande, com arquibancadas, alambrado e iluminação”, prevê o secretário de Obras, José Eugênio Gonçalves.

ACERTO DE PARCERIA

Dois representantes da mineradora Anglo American, ligados ao setor de Desenvolvimento Social e Relações com as Comunidades, Carlos Heinisch e Evandro Zanoli, foram recebidos na tarde desta quarta-feira, 23 de janeiro, no gabinete do prefeito pelo chefe do executivo Antônio Celso Pessoa Gonçalves Moreira e pelos secretários de Obra, José Eugênio Gonçalves, e de Cultura, Esportes e Lazer, Ana Maria Gonçalves. DeFato Online acompanhou a reunião.


Executivos da Anglo American em encontro com o prefeito
  
Na visita à Prefeitura, os executivos da Anglo American fizeram um relato da situação da obra de construção do mineroduto Minas-Rio, que está paralisada devido ao tempo chuvoso e que retornará à ação em março; informaram que há recursos destinados aos municípios que servirão de abrigo aos tubos para transporte, por bombeamento, de minério de ferro e pediu desculpas pelo atraso da visita.

Carlos Heinisch, responsável pelo setor social da mineradora, disse que a empresa fará o aporte de R$ 300 mil, por etapas, à Prefeitura, tão logo sejam apresentados os documentos e  realizada a licitação para contratação da empresa construtora. Ele solicitou, com urgência — e o secretário José Eugênio prometeu entregar a  documentação até a próxima segunda-feira, dia 28 de janeiro, o que já estiver no prazo — projeto executivo, cronograma, memorial descritivo, orçamento, medições, número de conta específica em banco para movimentação dos recursos e especificação técnica da obra. Com o tempo, serão apresentados: cronograma físico-financeiro, registro fotográfico, cópia oficial da publicação do resultado da licitação, nota fiscal e comprovante de pagamento.

Depois de preparar um pré-convênio, a Anglo American retornará à cidade para celebrar oficialmente a assinatura de documento final. Nessa ocasião, de acordo com Evandro Zanoli, haverá uma solenidade especial, com a presença da comunidade são-sebastianense e de autoridades.

Daí para a frente, o pessoal da Prefeitura estima o prazo de entrega da obra. José Eugênio Gonçalves acredita que antes de completar sete anos sem o campo de futebol, São Sebastião do Rio Preto terá de volta um estádio “melhor”, com dois vestiários, gramado, alambrado, cerca ao redor, arquibancadas e, garantiu ainda: “Com iluminação, que conseguiremos por meio de outro programa específico do Estado”.

Durante o encontro, Carlos Heinisch e Evandro Zanoli comentaram positivamente a repercussão de reportagens publicadas na imprensa de Itabira e Belo Horizonte, no site DeFato Online, em emissoras de rádio e televisão, principalmente os textos do jornalista Chico Maia, divulgados em suas colunas  nos jornais Super e O Tempo. Colocaram em foco a importância da imprensa nas reivindicações das comunidades com todos os ingredientes de verdade e responsabilidade.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário