quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O mais importante que aconteceu em 2012



GALO CAMPEÃO — Cumprindo um velho costume de quase todos os anos, o Galo foi campeão mineiro de 2012. Desta vez, invicto.

GALO NA  LIBERTADORES — Seguindo a sua bela trajetória de recuperação, depois de anos a fio sem entusiasmo, o Clube Atlético Mineiro voltou ao topo, saiu-se vice-campeão brasileiro e, em consequência, direto na Copa Libertadores.

PÓS-GRADUAÇÃO  Sem esnobação alguma, mas apenas a título de exemplo, este ano conclui o segundo curso de pós-graduação, desta vez em Patrimônio Histórico e Cultural pelo Iseed. Da outra vez em História do Brasil.

INGLÊS — Resolvi “enfrentar a onça” e me matriculei no curso de inglês do Wizard. Conclui o primeiro módulo. Vamos adiante. Os professores são geniais. Permitem-me destacar Dailla Alves e Izabella, por enquanto.

FRANCÊS — Não abandonei o costume de estudar francês. Diariamente ligado no curso e lendo os jornais Le Figaro e Le Monde.

APOSENTADO — Chega de falar de mim. Mas tenho que destacar que estou aposentado, disponível, não lecionando, sem trabalho jornalístico, com apenas algumas tarefas em prefeituras. Agora vou me ocupar em falar da vida alheia.

PERDAS  Perdemos pessoas importantes em 2012. Entre elas destaco o jovem Oscar Niemeyer. Nunca me esqueço dele. Vejo suas linhas em toda a parte. Importante, então, porque descobri uma forma de eternizar as pessoas de valor em minha memória.

O MUNDO NÃO ACABOU — Importante demais: o mundo não acabou em 21 de dezembro de 2012, como previa, segundo a imprensa, o calendário maia. Ainda mais importante: estão ocorrendo mudanças na natureza que sustentam a certeza de que não houve o fim do mundo, mas um recomeço triunfal com nova maneira de pensar.
 
INTERNET PARA TODOS — Em toda parte tem internet. Quando não wi-fi, há  operadoras de celular resolvendo. O que não existe ainda são os que sabem aproveitar o revolucionário meio de comunicação.

TERRA SANTA— Viagem fantástica, comandada pelos padres Luciano Simões e Cléverson Almeida, em expedição composta por 67 pessoas, a Portugal (Fátima, Batalha, Nazaré, Lisboa), Itália (Roma) e Terra Santa (Tel Aviv), Jerusalém, Galileia, Judeia, Jericó, Nazaré. Grandes amizades foram feitas ou reatadas. Novas experiências vividas. A viagem, de 13 dias, ocorreu em setembro.

MUCIDA — Eleição de Bernardo Mucida para vereador em Itabira. Um grande profissional do direito e com disposição que eu tinha quando da sua idade mas sem a evolução do tempo atual. Esperança viva mesmo!

MARUJOS — A História de São Sebastião do Rio Preto continua sendo pesquisada. Genial descoberta por meio de guardas de marujos. Uma notável comunidade quilombola se deslocou de São Sebastião do Rio Preto e tem os seus descendentes ativos em General Carneiro, distrito de Sabará. Eles mostram a sua força em guardas de marujos.

Depois me lembro de outras proezas do bendito ano de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário