sábado, 21 de janeiro de 2017

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL: OBRIGADO OU OBRIGADA?

Quem utiliza o WathsApp ou o Facebook constantemente se defronta frequentemente com problemas de concordâncias verbal e nominal.  Também no corre-corre da vida ressoam a todo momento a questão importante e simples que vamos abordar.

Agora, vamos ao tema OBRIGADO/OBRIGADA. 

A regra nos leva a, primeiramente, fazer uma análise: o OBRIGADO é adjetivo ou substantivo? 

OBRIGADO ou OBRIGADA expressam agradecimento são, obviamente, adjetivos. Se o uso de um ou outro estiver no sentido de agradecimento quer dizer que devem concordar com a pessoa que fala. Ou seja, um homem diz "OBRIGADO", enquanto uma mulher, agradece da seguinte forma: "OBRIGADA". Fácil de ser entendido. 

A exceção da regra fica por conta do seguinte: se o OBRIGADO for substantivo, aí não há flexão e o uso será sempre do OBRIGADO. Uma maneira fácil para detectar o substantivo é perceber quem o acompanha, artigo, pronome, numeral e adjetivo são classes gramaticais que, em geral, acompanham o substantivo. O substantivo tem sempre um artigo o acompanhando.

Veja o exemplo: "A jogadora de voleibol, ao se despedir da torcida de sua equipe que a aplaudiu durante a partida, diz: "O meu muito obrigado aos que me apoiaram nesta jornada!" E ela mesma pode complementar também assim: "Obrigada a vocês da imprensa!"

Simples demais! Mulheres, parem de dizer OBRIGADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário