quinta-feira, 14 de março de 2019

RECADOS DO ET AO MUNDO

Faz três meses, acho que sim, não falo com o ET. Ele me atendeu no início de janeiro deste complicado ano de 2019 para uma entrevista  concedida à luz de velas, num beco sem saída de Itabira. Ele gosta de lugares baldios, pouco frequentados, além de sua preferência lúgubre por horas avançadas, mais precisamente por volta das meias-noites, quando os vampiros e as assombrações, segundo Machado de Assis, fazem qualquer durão das pernas tremer até os pés. Só que hoje as almas do outro mundo sumiram de nossa imaginação retardada. Pensam que ficamos mais espertos.

Não aprecio voltar constantemente a temas já focalizados. Tento passar para outros assuntos, diferentes, mas o meu amigo Extraterrestre é obsessivo, adora bater nas mesmas teclas. Até que explica o porquê dessa sua até certo ponto chata insistência. Diz que o homem está na face do Planeta Terra para resolver um monte de problemas, mas não atinge o seu objetivo pelo fato de fugir do que de sua real função. Pede que eu escreva com letras maiúsculas: QUESTÃO NÚMERO UM, A ORIGEM.

Tentei de várias formas obter dele uma dica sobre a busca deste primeiro desafio. Ele insistia no seguinte argumento: vocês mesmos, os terrestres, precisam descobrir, por técnicas próprias, os sintomas e, depois, a realidade desta questão primeira. Ele permaneceu  assim fazendo insinuações, rodeando as soluções, forçando para que nós, animais racionais ou mesmo irracionais em determinados momentos, tenhamos a mínima inteligência para encontrar o fio da meada.

O ET tomou definitivamente a palavra e, assentado no meio-fio, sem o mínimo conforto como ele nem liga, começou a falar, vendo que eu gravava até seus soluços a arrotos: “Vamos à origem. Já me cansei de dizer que enquanto não se descobrir a origem do ser humano e sua função no lugar onde está, não haverá a possibilidade do acerto”. Tais palavras nos garantiam o direito de raciocinar, ou seja, concluir que até agora, decorridos bilhões de anos em que o ser humano está no Planeta Terra, nós humanos só aprendemos a voltar atrás, ou seja, a desistir do que sabemos de pouca em pouca passada.

Mas continuemos ouvindo o morador de outro planeta (não me fala mesmo de onde é, mas desconfio que seja de Júpiter). Fiz-lhe uma pergunta:
— Como se chegar ao entendimento da origem da vida, do mundo, do ser humano, de animais e vegetais?
Resposta mais que clara do habitante de outros mundos:

— Você tem de juntar hipóteses diversas, possíveis, observando o que aprendeu na vida como quebra-cabeça. Com elas, caminhe para estabelecer uma tese. Procure juntar as teses dentro de lógicas, aproveite muito os conhecimentos adquiridos em sua jornada até agora. Depois veja se consegue fazer uma proposta para formulação de  leis naturais. Anote no seu caderno: H (hipóteses) + H + H (o quanto quiser) = T (tese). A Tese lógica torna-se uma proposta de LN (Lei Natural). A lei, seguida ao pé da letra, leva você a se descobrir. Toma um senhor susto, mas tudo bem, é bom assim. E vai colocando à prova as leis que as hipóteses e as teses apresentaram.



— Você me daria a colher de chá de um exemplo?
— Sim — palavra extraterrestre — admita que você vive porque quis viver; quis viver para aprender; aprender para igualar-se a uma inteligência superior. Tudo isso são hipóteses e delas se forma uma tese; a tese seria, neste caso, o seguinte: a vida é um período que acontece por nossa opção, temos funções várias a executar; seremos felizes se descobrirmos se fizermos o que nós próprios estabelecemos.

— Obrigado, prezado ET, por hoje. Quer concluir?
— Sim, quero e preciso: mando um recado aos seres viventes.  É o seguinte: se não abrirem os olhos por amor, por busca incessante, por quebra da preguiça, por coragem, abrirão por dores atrozes. Vocês terão muitas amarguras, chacinas, desgraças,  sofrimentos cruéis, caso prefiram se manter de braços cruzados. Entendido? Transforme o que acabo de dizer em mais uma lei natural e pratique a lei. Fim de papo por hoje.

José Sana

14/03/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário