sábado, 30 de março de 2019

FIQUE ESPERTO E DEIXE A COVARDIA DE LADO


Como você pode ser burro e não desconfiar? Saímos de um governo que caminhava celeremente para o regime de exceção e há ainda os desconhecedores do que ocorre no próximo quarteirão da politica e da politicagem. Ou melhor, esquerdopata no Brasil é todo cidadão que votou pela continuidade do PT no governo e fica ainda rogando pragas como aquele pássaro chamado garrincha. Não consigo ser  covarde, nem cínico, nem falso, nem desvergonhado e cara de pau, nem descarado, deslavado, despudorado, devasso, escandaloso, imoral, imprudente, obsceno, safado, sátiro, sem-vergonha, sórdido, sujo, hipócrita.

Alguém vai dizer que sou tudo isso e eu endosso, mas no quesito política, politicagem e temas dessa natureza digo e repito: não, não e não! E acrescento: conheço muitos que querem dizer que sou direita, conservador, liberal, neoliberal etc. e tal mas têm medo de não serem considerados inteligentes. Porque hoje em dia o cidadão pode ser burro de quatro patas, orelha empinada, com vocação para a cangalha, mas se disser que é esquerda, que vota no PT, recebe, imediatamente, o diploma de intelectual e cidadão de ideias avançadas. Loucura!


Toma vergonha na cara, moço! - você pode ouvir esse alerta a todo o momento caso se descuide e continue dando bobeira. Ou quer dizer que você apoia o socialismo rumo ao comunismo, ambos embasados em ditadura? Ou ainda significa que você é um despolitizado cego de olhos abertos e metido a sábio? Na verdade, falta-lhe uma dose de discernimento, uma certeza normal de  compreender essa proximidade dos últimos governos petistas com as ditaduras socialistas da Venezuela, Bolívia, Cuba, Panamá e outras mais. Será que você não toparia ir à Europa, mais especificamente às Alemanhas, a Ocidental, capitalista, e a Oriental, comunista, para entender o que é avanço, o que é atraso?

Agora vejo você lendo, analisando e comentando fatos contrários ao governo Bolsonaro. Quantos meses mesmo de tentativa de governar ele tem? Será que se pode comparar três meses com 16 anos e com o já velho e amarelado Foro de São Paulo, consagrado como projeto petista de trabalho? Você não consegue entender que nas últimas décadas foram montadas estruturas pesadas para nelas se assentar a ditadura socialista? Ah, você não vê? Se não enxerga, pegue o seu boné e continue amando Míriam Leitão, de mãos dadas com a Rede Globo que, não podendo saldar a dívida real e histórica, fica por aí cobrindo uma oposição irresponsável e desvergonhada. Não, oposição deve ser feita e precisa existir. Mas deliberadamente radical e contra o país, considero tal filosofia uma falta absoluta de visão, a completa burrice retardatária. Então, pegue cangalha e barbicacho para viver, uai!

Ficar repetindo como estou, isso machuca tal qual  aquele retrato na parede de Drummond: “Como dói!” Há clareza absoluta nos vastos horizontes deste mundo. Em matéria de saber o que dá certo, ou dá errado, tudo está claríssimo, temos fartos exemplos, muitas e muitas situações “a posteriori”. Ou você quer mais ainda? Ah, está achando que o atual governo brasileiro segue o caminho errado? É claro que não acerta em cem por cento das decisões, mas há de se convir que três meses não são 16 anos; que não se pode tomar medidas drásticas porque assim se configuraria uma ditadura de direita, o que é inaceitável também. As incertezas hoje consagradas no governo atual são, podem e devem ser creditadas exclusivamente a essas passadas vagarosas, porque, afinal, a democracia não pode eliminar etapas, nem falhar.

Concluindo: tudo o que quis dizer é que a inteligência humana é acompanhada pela coragem em dizer a verdade; pela decisão de ser fiel ao país em propostas democráticas a ele colocadas; no amor incondicional à Pátria; na torcida determinada pelo bem-estar de todos; na visão ampla e detalhada do mundo para filtrar-se um modelo final de liberdade. Fique esperto aí, oh Zé! E pare de buscar nuvens negras para fechar essa imensidão de país que não pode, como a Venezuela, chutar a felicidade para escanteio ou linha de fundo. Seja honesto, oh amigo, cabeça de bagre e covarde!

PS: Para alguns desavisados que leram Marx e pensam que estão certos, é preciso dizer que o conceito teórico marxista é totalmente inaplicável, embora fosse a intenção do fazer correto.  Aí é que reside definitivamente o impossível de ser feito: a igualdade entre as classes. Todos os exemplos que o mundo oferece nos levam a esta conclusão. Então, fica uma pergunta para um novo tema a ser abordado: vamos ficar  boiando eternamente em águas jamais navegáveis?

José Sana

Em 30/03/2019



Nenhum comentário:

Postar um comentário