segunda-feira, 25 de novembro de 2019

EM BRASÍLIA: VAMOS BUSCAR CONHECIMENTOS

Amigos, completo, em 2020, 48 anos de experiência política, a partir de Itabira. Nesse tempo, fui  vereador eleito em 1972; reeleito em 1976; presidente da Câmara Municipal por duas legislaturas (1978 e 1982); candidato a deputado duas vezes (1982 e 1988, não eleito mas com votações expressivas); colaborador de jornais itabiranos durante muitos anos (O Passarela e Folha de Itabira), assessor de imprensa da antiga CVRD e fundador/editor da revista DeFato durante 20 anos.


Não vou jogar no lixo o que consegui aprender durante esse longo tempo, no qual não parei nele, sem falsa modéstia. Conquistei vitórias em causas importantes, como: iniciativa de inserir na Constituição um ganho imenso para as cidades mineradoras brasileiras (royalty do minério de ferro); introdução de melhorias de vida em várias cidades da região, estendendo-se até o Vale do Jequitinhonha; acompanhamento do processo de extensão da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) desde o nascedouro da ideia, passando por uma viagem especial a Sophia Anti-Polis (Sul da França), vivendo dias intensos em gabinetes de Brasília, enfim, somando um trabalho de que muito me orgulho.


Em 1999, lancei o livro “Ser Vereador” (Lastro Editora, 84 páginas), esgotado e em vias de ser reeditado.


Iniciei e dei sequência a uma série de palestras sob o título “A VIDA É BELA” em várias cidades, como: Itabira, Bom Jesus do Amparo, Santo Antônio do Rio Abaixo, Passabém e São Sebastião do Rio Preto.


Repito: não vou queimar todos os esforços, sacrifícios, constantes adaptações aos novos tempos, em troca de algum desânimo que, costumeiramente, atinge as pessoas acima de determinada idade. Tal situação já decidi de há muito que não vai acontecer comigo. A vida começa no útero e só termina quando queremos, ou seja, quando damos por encerrada a nossa missão. A minha missão vai continuar.

Fui editor e também repórter: esta a última foto como repórter
 em pleno serviço, ouvindo estórias e histórias

UM NOVO SALTO PARA O FUTURO

Como prova de que durante esta minha vida procurei sempre me engajar com o presente, não esquecendo o passado e com a visão no futuro, é que estarei em Brasília, com a graça de Deus, por 3 dias, no início de dezembro, onde participarei do Congresso Influência Digital, que faz um chamamento para políticos, jornalistas, marqueteiros, advogados, profissionais de um modo geral que estarão envolvidos no processo eleitoral do próximo ano.


“Influência Digital é um evento que vai reunir os maiores especialistas do Brasil em comunicação pública e estratégias de marketing eleitoral, político e governamental” (esta uma propaganda do Congresso). E mais: “O eleitor mudou. Você está preparado?”


Os temas serão:          — “O que esperar e como se preparar para as eleições de 2020”;
                                    — “Presença digital”;
                                   — “Passos para se eleger vereador”;
                                   — “Como produzir vídeos e lives de forma impactante”,
                                   — ”Storytelling e projetos de poder”;
                                    “Como organizar uma campanha para prefeito”;
                                   — “Comunicação em ambientes hostis”;
                                    — “Fakes News e pós-verdade”;
                                    — “Construção de Marca Território (Place Branding)”;
                                   — “Marketing On ou Off line”;
                                    — “Organização jurídica de campanhas eleitorais”.


PREPARANDO-NOS PARA NOVOS VOOS

Revelando um pouco do que aprendi, já iniciei um processo de palestras com cidadãos, pré-candidatos e com colegas de imprensa. Decidi dar uma pausa para reinício intenso a partir de dezembro, no pós-congresso. Já tenho palestras agendadas para várias cidades. Espero que atenda plenamente a cada uma das plateias que virão. E poderei atuar em campanhas eleitorais, é claro.


O que me motiva não é apenas o lado político. Só para que seja melhor entendido, pretendo estender o que está escrito em SER VEREADOR para novos desafios, como:

                         — SER PREFEITO,
                        —  SER VICE-PREFEITO,
                        —  SER DEPUTADO,
                        —  SER VENDEDOR,
                        — SER CIDADÃO.

José Sana
Em 25/11/2019

Foto: www.noticiaseca.com.br

PS.: Nesta semana, antes de Brasília, ainda temos dois compromissos inadiáveis: palestra de Bernardo Mucida e Marco Antônio Lage, na Câmara Municipal (29/11 às 19h30) que tem o título de "Itabira tem futuro" e evento para líderes comunitários, na Funcesi, no sábado dia 30, de 8h às 11h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário