quarta-feira, 8 de abril de 2020

QUEM VAI SALVAR ITABIRA: DEUS OU O DIABO?

Uma morte + duas internações + falta de Plano de Contingência = Calamidade Pública


A CARTA  AO  PREFEITO  DE ITABIRA, Ronaldo Lage Magalhães, entregue  a ele por intermédio de sua assessoria, em 6 de abril (anteontem) não teve resposta. Hoje, dois dias depois, Itabira passa a figurar entre os municípios brasileiros que vivem uma situação chamada de Calamidade Pública.  Os motivos são  uma  pandemia  mundial que, ainda, e queira Deus, não chegou e nem chegará  á terra de Carlos Drummond de Andrade. Senão branda, de leve, como preveem alguns entendidos otimistas. O pior até agora tem sido o pânico que impõem à população.


Para entender o momento atual, fazem-se perguntas corriqueiras em todos os cantos, por um ou outro morador da cidade ou da região:


— Os registros do Covid-19 são mesmo preocupantes em  Itabira?
— Qual a medida real que o município tomou?
— Itabira tem um plano estratégico para enfrentar o vírus?
— E o Plano de Contingência Municipal de Saúde, exigido por órgãos de saúde pública, foi elaborado?


Os esclarecimentos vêm a seguir, por etapas.


“A COISA TÁ FEIA MESMO?” — JJS, 58 ANOS


O Hospital  Nossa Senhora das Dores informou, nesta terça-feira (7), por meio de um boletim, que dois pacientes estão internados com suspeita de infecção pelo vírus Covid-19: uma mulher de 70 ae um homem de 35 anos. Esta a primeira resposta que obteve o preocupado JJS que fez a pergunta: “A coisa tá feia mesmo?”


A outra explicação que o tranquilizou lhe foi passada pela Superintendência Regional de Saúde do Estado de Minas Gerais. Anotem:


Casos em investigação: 240
Casos confirmados: 1
Casos descartados: 21
Óbitos: 1

JJS sentiu-se aliviado, feliz da vida, e foi embora para casa. Não passou num barzinho
para tomar uma cerveja porque todos estão fechados.


CADÊ O PLANO DE CONTINGÊNCIA?



A cobrança foi feita à Gerência Regional de Saúde de Itabira: o município  tem  um Plano de Contingência Municipal de Saúde? Resposta imediata: “Não tem, não foi feito, é indispensável, estamos cansados de cobrar dos setores competentes municipais”. E mais: “O Ministério da Saúde deve ter, o Governo do Estado idem, e também as prefeituras, mas Itabira não tem”. Obrigado pelas informações.


E agora, José ? — perguntaria sofregamente o poeta, plagiando a si mesmo.


O que é um Plano de Contingência Municipal? — Questionamento apresentado por um eventual  leitor ou internauta. Resposta: é um programa que funciona como planejamento. Deve ser elaborado na normalidade ou não, quando são definidos os procedimentos, ações e decisões a serem tomadas na ocorrência de uma emergência em saúde pública.  E mais: há uma série de decretos deliberações, MP's, portarias e editais que legislam sobre o assunto Coronavírus. Basta acessar: www. saude.mg.gov.br


CALAMIDADE PÚBLICA. ALGUÉM  PODE  ACREDITAR ?


Em que o prefeito de Itabira se baseia para sustentar que Itabira vive um estado de calamidade pública? No estapafúrdio (graças a Deus) número de casos de mortes confirmados em Itabira e região? Releiam as estatísticas e vão confirmar: um caso.


Ou não teria que  apresentar e provar que tem pronto o indispensável Plano de Contingência Municipal de Saúde? Fazer o quê sem ele para direcionar os recursos captados do Governo Federal?


Leiam o que está escrito no site da Prefeitura: “O prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, assinou nesta terça-feira (7) decreto em que o Município reconhece a situação de calamidade pública em razão do agravamento da pandemia do novo coronavírus. O Decreto Municipal 3.226 será (foi) publicado nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial do Município.Com o instrumento, a Prefeitura poderá ter acesso a recursos federais para o enfrentamento do Coronavírus e do momento atípico na cidade. Esse fluxo, contudo, depende da disponibilidade orçamentária e financeira por parte da União”.



É O FIM OU UM NOVO COMEÇO?


Registro minha contribuição à verdade. O itabirano, cansado de sofrer com essa fobia horrorosa —  carros volantes pelas ruas gritando: “o Coronavírus chegou, já vem, corra para casa!”; ruas, avenidas e becos fantasmas, causando medo pela solidão de quem as transita eventualmente; homens, mulheres e crianças de olhos arregalados, muitos sem saber o que vai acontecer ou está acontecendo; calamidade pública para assustar ou buscar dinheiro sem planos elaborados etc. etc. etc. Para quê?


Redes sociais informam  que o prefeito majorou os seus salários, enquanto grande maioria de seus colegas chefes do executivo espalhados pelo Brasil reduz os vencimentos para amenizar o sofrimento de muitos desamparados.



O prefeito de Itabira  precisa, além de revogar tantos erros cometidos, trazer também ideias e soluções para o futuro itabirano, alternativas práticas para as barragens que ameaçam a cidade e contribuir para que a BR 381 saia do marasmo e seja duplicada para segurança de seres humanos e suporte para o desenvolvimento econômico regional.


Quem vai salvar Itabira? Há uma absoluta certeza: somente os simples, os humildes, os corajosos e aqueles que sabem amar o torrão em que nasceu ou escolheu para nele  viver.

Com a palavra o Ministério Público e a Justiça de modo geral
José Sana

Em 08/04/2020

3 comentários:

  1. O prefeito está tão mas tão preocupado com a situação que torrou mais de um milhão e meio com lanches para abastecer o seu gabinete, dentre outros. Este decreto é para ter acesso a recurso federal mas será que teremos, dentre os 17, ao menos um vereador para fiscalizar o emprego correto desse dinheiro, será???

    ResponderExcluir
  2. O prefeito está tão mas tão preocupado com a situação que torrou mais de um milhão e meio com lanches para abastecer o seu gabinete, dentre outros. Este decreto é para ter acesso a recurso federal mas será que teremos, dentre os 17, ao menos um vereador para fiscalizar o emprego correto desse dinheiro, será???

    ResponderExcluir
  3. O prefeito está tão mas tão preocupado com a situação que torrou mais de um milhão e meio com lanches para abastecer o seu gabinete, dentre outros. Este decreto é para ter acesso a recurso federal mas será que teremos, dentre os 17, ao menos um vereador para fiscalizar o emprego correto desse dinheiro, será???

    ResponderExcluir