quinta-feira, 26 de março de 2020

"DEUS É JOIA. O RESTO É BIJUTERIA"

Nasci em São Sebastião do Rio Preto, uma das menores cidades do mundo, que tem 1.613 habitantes hoje, segundo o IBGE, mas isso não quer dizer que nós, são-sebastianenses, somos idiotas.

Nasci com deficiência auditiva e, se consegui concluir dois cursos superiores, foi um ato de persistência capricorniana, ajuda de Deus e da tecnologia avançada.


Não importa se eu sou atleticano desde os sete anos de idade, ou antes disso, digo em tom de brincadeira, que desde nove meses antes de nascer.


Não sou rico, nem pobre, nem mediano: tenho o que pedi a Deus para viver condignamente. Voto sempre na direita, ou no centro, no opcional, mas nunca na esquerda, porque sou impressionado com a baderna que esse pessoal gosta de aprontar, vive disso. Amo a paz e a concórdia universal.


Não interessa a ninguém qual religião pratico, mas adianto: Deus está dentro de nós, basta reconhecê-LO, recebê-LO, cultivá-LO, amá-LO e captar Dele, cada um, a orientação de que necessita para viver. Se não deu certo de um lado, deve ser erro nosso de cálculo. Dele, não! Repita a busca o quanto conseguir. “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á”.




Estamos vivendo um momento crucial. Nem vou repetir aqui o que se passa, principalmente no Brasil. Não há apenas um vírus percorrendo o mundo, chegando ao país, instalando-se, provocando pânico, medo e outros problemas nos brasileiros, o Covid-19.


O segundo vírus é a falta de informações concretas. É preciso ser muito esperto para saber o que é bom e o que é mau para a sociedade. Para se ter uma ideia, a maioria dos políticos brasileiros, da ativa eletiva ou apenas da vivência eterna, como celebridades, está prestando desserviços constantes à nação. Dá a vontade de chorar ao ler e ouvir o que muitos, então merecedores de crédito, insistem em “vomitar” (desculpem-me o verbo impróprio para este assunto).


O terceiro vírus são os fake news. Para se ter uma ideia, recebi hoje mais de 20 deles, mencionando  mortes em nossa região de Itabira. E, graças a Deus, até o presente momento, ninguém morreu de Coronavírus. Existem os suspeitos, os desconfiados, os que tratam. E somente um caso confirmado até 14 horas de 26/03/2020.


O quarto vírus é o desconhecimento das precauções, realmente necessárias, que cada pessoa deve tomar. Tenho mais de 70 anos e ontem fez uma semana que não falo pessoalmente com ninguém, somente com minha esposa. As compras de farmácia, supermercado, padaria e outras  são colocadas na nossa porta. Meus filhos ajudam em muito nestas providências. Outras pessoas também. Estamos vivendo em verdadeira prisão domiciliar. E estamos firmes, graças a Deus.


Há duas saídas para nós, cidadãos brasileiros, e muitas informações sobre essas saídas. Uma delas é evitar exageros (aqui em casa estamos exagerando porque somos do grupo de risco).


A outra é continuarmos recolhidos, em quarentena, e pedirmos aos essencialmente fortes, que vivam fora do grupo de risco, que se atirem ao trabalho com os devidos cuidados possíveis e impossíveis. É preciso lembrar que o mundo inteiro já presenciou guerras mundiais, guerras civis, revoltas de grupos, guerrilhas, uma série de conflitos. Há uma perigosa ação que não para de acontecer, o terrorismo. Sempre vão soldados para lutar, dispostos até a morrer. Neste momento, temos um inimigo comum, o Covid-19 ou Coronavírus. Ele tem um trunfo: é invisível. Nós temos mais trunfos: a nossa capacidade de avaliar a saúde, sabermos a nossa idade, entender as técnicas de afastamento do próximo, evitar isso, evitar aquilo, que cada um procure informar-se com fontes devidamente abalizadas.


Precisamos saber que sem produção – portanto, sem os trabalhadores em seu trabalho – teremos questões completamente imbatíveis para enfrentar, como: violência (a fome leva o ser humano às disputas), os saques a supermercados, a miséria total e às mortes terríveis a longo prazo, o que é pior. É preciso dizer tudo isso porque há divisão de pensamentos assombrosa, há ex-presidentes pregando desinformações, governadores e prefeitos agindo contra a lógica e a imprensa quase sempre cavando a desgraça geral, à procura desesperada de leitores, ouvintes e telespectadores.


Aquele que leu estas linhas e não concorda com elas,  deve descartá-las, evite mais comentários para não haver tumultos e fuga da realidade.


Só existe agora uma opção a escolher: ou estamos a favor da humanidade ou contra ela. Na primeira alternativa, fé em Deus e pé na tábua! "Deus é joia. O resto é bijuteria".



José Sana
Em 26/03/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário