quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CENTENÁRIO DO TÃOZINHO DO GODÓ (4) . FEVEREIRO, 27, 1914, SÃO SEBASTIÃO DO RIO PRETO: NASCE O NOSSO HERÓI



São Sebastião do Rio Preto, 27 de fevereiro de 1914, Rua do Rosário, 126. Nasce Sebastião Cândido Ferreira de Almeida, terceiro filho de Godofredo Cândido D’Almeida e Maria da Natividade Ferreira de Almeida. Os primeiros foram Maria Jacintha Ferreira de Almeida e José Cândido Ferreira de Almeida (Zezé do Godó).

Alguns anos depois, aluno das Escolas Reunidas Nossa Senhora das Graças, no prédio cedido por seu pai ao Estado, ele cursa o Terceiro Ano Primário. Professora: Dona Maricas do Sótão do Padre. Em sala de aula um colega o chama de “Olho de Gato” em alusão aos seus indeléveis olhos azuis, mais limpos que o fundo do mar. Num gesto inusitado, Tãozinho atira-lhe um tinteiro ao rosto, fazendo misturar a cor azul da tinta de escrever com o sangue do provocador. Antes de ser expulso da sala de aula, retira-se apressadamente e recolhe-se à sua casa. Conta à sua mãe, Dona Sinhá: “Mamãe, não piso mais naquela escola!”.

E não pisa mesmo. Ficou nesses conhecimentos que equivaleriam, hoje, a um segundo grau completíssimo. Dedica-se à atividade de caixeiro na super venda de seu pai, o Godó, que comercializava artigos para comer, beber, dormir, lavar-se e vestir-se. Quer mais? De    rapadura a chapéu, passando  por tecidos e sabonete e queijo. Só não havia alguma coisa pronta em matéria de tecidos, a não ser meias e lenços. Até os sutians e os panos de prato eram feitos pelos consumidores, em suas casas. Seria um Shopping Center da Roça, digo, para que muitos entendam.

Aos seus 26 anos, ficou conhecendo Itália Sana de Almeida, que seria sua esposa e, consequentemente, de mais dez pimpolhos, entre os quais me inseriu e me deixou orgulhoso para sempre. Das coisas do casamento, contei alguns detalhes nos capítulos anteriores. Faltou a notoriedade da lua de mel. E essa passagem notável fiquei sabendo no decorrer do tempo. Meus tios me contaram e até hoje me contam detalhes. Ele mesmo, meu pai, chegou a desfilar detalhes em minha mente arredia e cheia de curiosidade.

Consta que, por via de opções limitadíssimas, depois de casar-se, na Igreja Matriz atual, em cerimônia presidida pelo Cônego Manoel Madureira, arreou dois animais, mulas boas de sela, sendo uma pouco adestrada, e partiram os dois pombinhos pela vasta zona rural da região, que ele conhecia como a palma de mão. Saíram dormindo em fazendas de conhecidos e amigos. Já no terceiro dia de jornada, súbito, a mula, ou besta, jogou-o pelos ares. Caiu como um jenipapo em cima de um dos braços, gritou de dor, teve que ir com muita dificuldade, à fazenda do médico Dr. Ademar, município de Ferros, onde seu braço recebeu um tratamento próprio feito em taquara. Havia quebrado, sim, e permaneceu com uma tipoia improvisada,  feita de pano de enxugar vasilhas.

A vida deu saltos imensos. Tornou-se  ele  grande comerciante, com uma loja própria e que dominou a região. Criou a família, foi um disciplinador inconteste, a ponto de ser respeitado pelos próprios fornecedores atacadistas de Belo Horizonte. 

Em 23 de março de 1989, em Itabira, no Hospital Carlos Chagas, em Itabira, faleceu de insuficiência pulmonar. Deixemos para lá, pelo menos por enquanto, a triste data, pois ele tinha apenas 75 anos. Neste 27 de fevereiro de 2014 faria 100 anos.

EM TEMPO: estas crônicas (CENTENÁRIO DO TÃOZINHO DO GODÓ) continuam...


Família Sana na década de 1950

Nenhum comentário:

Postar um comentário