sexta-feira, 7 de novembro de 2014

CRISE, CAOS E CASTIGO


Itabira está assim neste início de mês pós eleição maldita (maldita porque poucos enxergaram o futuro na frente de seu nariz). Então, Itabira está assim: o povo corre atrás de dinheiro e não consegue pegar. Em lugar algum há caixa eletrônico (exceto no Shopping Bretas, caixa 24 horas com fila quilométrica). Nas lojas e supermercados ninguém mais troca cheques porque os donos do dinheiro escondem cada tostão de dez em dez minutos. Até os ladrões sabem disso.
 
Nos bancos, acreditem: primeiro, não há lugar para qualquer um entrar. Se entrar, os caixas só fornecem 150 reais. E são 150 reais em notas de 5. Isto aqui já é Cuba?

Em segundo lugar, você vai abastecer o seu carro e nem sempre o posto aceita cartão de débito e crédito. Cheques, nem pensar! Mas os funcionários já anunciam: “Gasolina sobe amanhã”. Você vai ao supermercado e vê que o povo está com dificuldades porque não tem dinheiro, não recebem. Alguns comerciantes estão acostumados e vendem fiado como nas cidades pequenininhas.

Você, que acreditava na Dilma antes da eleição, se danou de vez. Ela disse que a inflação estava sob controle e agora reconhece que dispara como um cavalo disputando páreo na Gávea. Estelionato eleitoral, como diz o nosso amigo Ramiz Bretas? Dilma disse, também, que acabou com a miséria no Brasil. Agora o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra uma realidade que já era conhecida do governo antes do dia 26 de outubro: nos últimos dez anos (e o PT desgoverna o Brasil há 12 anos) a miséria profunda e total aumentou em dez milhões de bocas em nosso PPP (País da Piada Pronta).

Os combustíveis sobem cerca de 3,7% neste sábado, 8 de novembro. Ninguém aguenta. Mas muitos perguntam: será que já vamos começar pagando a maior corrupção que ocorreu no Brasil nos últimos anos? A Petrobras é durona mesmo, hein? Entrou com o Petrolão e conseguiu substituir o Mensalão. O Imposto sobre Produção Industrial (IPI) será cobrado a partir de dezembro. Milhares de investidores tiveram resposta negativa de Dilma sobre atração de investimentos. Querem saber quantas empresas estão partindo do Brasil, indo embora? Consultem o site do Ministério da Indústria e Comércio.

Dilma anunciou, de peito estufado, antes da eleição, que ela mantinha o Bolsa Família para 56 milhões de pessoas. Eu, que nasci na roça, mas aprendi a fazer as quatro operações com a minha professora Dona Ilsa Caldeira Duarte, graças a Deus entre nós e muito saudável, imediatamente calculei: se cada um dos 56 milhões recebe R$ 75 por mês, quer dizer que temos 26,33% de pobres passando grandes padecimentos, na linha exata ou abaixo da miséria. O Bolsa Família é uma grande indústria, produtora de indigência, penúria, inópia, ninharia e mais alguns outros adjetivos desagradáveis e humilhantes.

Mas, ainda estava errado. Agora, o Ipea diz que temos 10 milhões a mais, esses fabricados pelo JPG (Jeito Petista de Governar). Veja que números a Dilma sabia, mas o Aécio não sabia naquele debate quase esclarecedor da Rede Globo. Brasil à beira do precipício tem 66 milhões de pobres-coitados. Quando a Dilma falava mentiras na TV esses miseráveis lambiam rapadura debaixo de viadutos. 

E também o maior rombo nas contas do governo ocorria em setembro. Todos para as urnas sem saber disso. Meu Deus! Como conseguem? Ah, quem poderia descobrir a tramóia? O presidente do Ipea pediu demissão e a atitude era esclarecedora. É claro que não seria a Polícia Federal, agora administrada, domada, governada, dirigida pela excelentíssima senhora Presidenta da República Federativa e Ditadorial do Brasil. Ou acham que segurar o maior órgão investigador de um país não é uma medida de exceção?

Poderia dirigir uma palavra aos Marxistas de Fantasia e Plantão, mas é um assunto mais prolongado. E já fui longe demais. Pra quê? Existem mais provas contundentes de Estelionato Eleitoral vagando por aí. Mas vou fazer o último desabafo. Em comentário recente sobre a eleição, um petista de conversa tonta me mandou a seguinte mensagem: “Veja se você para de falar em eleição, política, Aécio, Dilma etc. Veja o seguinte: o Aécio, que era candidato, reconheceu a vitória de Dilma. Por que você, que não foi e nem é nada, não se conforma? Pare de falar em política, pelo amor de Deus!”

Merece resposta? Acho que não. Tudo o que aprendi nas escolas, colégios, faculdades devo encostar de lado? Até o mais humilde dos praticantes de cidadania me disse: “Não deixe, jamais, essa bandeira encostada num quarto ou sala qualquer!” Portanto, política é 24 horas por dia! Apenas o seguinte título destas mal traçadas linhas: CRISE, CAOS E CASTIGO. O resto é somente paisagem. O que fiz para ser burro assim?

*JOSÉ SANA é aposentado e, nas horas vagas, faz palestras e prega ferraduras em burros por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário