quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Estamos na pré-história

* ÀS  VEZES falamos que o mundo está evoluído. Sim, chegamos a um desenvolvimento ímpar em termos de tecnologia, principalmente na área de informática. Voamos, saímos do espaço sideral, registramos imagens de distâncias infinitas, temos aparelhos que executam trabalhos  incríveis.


* TAMBÉM SOMOS evoluídos na arte de prolongar vidas. Enquanto o ser humano se degenera na média de tempo, eleva a média de idade, ajudado pela evolução tecnológica. Muitos males antes considerados imbatíveis vão sendo debelados. Mas...

* ... HÁ AINDA muito a se realizar. O ser humano, hoje, pensa que existem os bons e os maus. Há juízes a torto e a direito julgando, absolvendo e condenando. Há o pensamento de que o ser humano é desigual e que a solução é acabar com o negativo.

* AS PESSOAS se esquecem de que todo o nosso ser, desconhecido por sinal, habita um corpo cheio de defeitos, tanto fisicamente quanto moralmente. Se existem aqueles que consideramos perigosos para a sociedade, nunca somos capazes de explicar dois porquês: o primeiro que somos iguais a eles; o segundo que eles são iguais a nós.

* * AÍ VEM a pergunta que mais interessa: o que se tem a ser feito? Não tem segredo: encontrar uma forma de, primeiramente, conhecer-nos a nós próprios e, depois, aplicar o devido conhecimento. A proposta do conhecimento interno foi inscrita na pedra angular da filosofia de Sócrates, sábio grego que viveu entre 469 a 399 a.C. Mas o próprio Sócrates retribuiu a “homenagem” com a indelével frase: “Só sei que nada sei”.

* NÃO ESPEREM que eu vá dizer o que se tem a fazer em detalhes pedagógicos. Não vou perder tempo com cabeças-duras; não vou me desgastar com zombeteiros; a grande virtude está em saber construir e não em saber passar teorias. Quem quer aprender, aprende por si, perguntando, lendo, fuçando, cutucando.

* CONCLUSÃO: estamos na pré-história do conhecimento. O mundo já viveu milhares de anos mas o seu habitante vive como tonto, andando pra lá e pra cá sem saber o que ele é. Inimaginável a categoria de quem não conhece a si mesmo e pensa que sabe tudo.

*  MENSAGEM do dia: “Nosce te ipsum” (Conhece-te a ti próprio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário