quarta-feira, 25 de novembro de 2020

MARCO ANTÔNIO, NÚMERO 40, O QUADRAGÉSIMO PREFEITO DE ITABIRA

 Antes de rabiscar mais um texto que, caso fosse emendado aos demais um ao outro, daria  tantos quilômetros quanto do Oiapoque ao Chuí. Sei que o leitor está farto de ver tanta distância assim sobre um tema só, que é política, e que ele, equivocado ou não, pode detestar. Mas peço paciência para o que vou narrar agora. Depois me descarte até para sempre. E estarei grato e feliz da vida.

Então, hoje sou capaz de pegar alguém no laço, como os idosos deste país sairiam, ou saem sempre, à cata de um ouvinte ou leitor. O tema é  uma descoberta, não minha, mas de que acabei participando como contínuo de mim mesmo.

Sem rodeios, falei com uma pessoa pelo WhatsApp e vou logo dizendo o nome dela porque prometi, não tem ziguezagues:  Raquell Guimarães. Tem mais uns tantos sobrenomes mas assim dá para  identificá-la. Quem é ela e qual informação queria? Calma, que chegamos lá. Companheira de vida do prefeito eleito de Itabira, Marco Antônio Lage, fez apenas uma pergunta, tão simples quanto o brilho da hematita  dos idos de 1942. Respondi que iria ver. Só isto.

Todo mundo  que me conhece sabe que guardo 20 anos arquivados da revista que criamos em 1993.Vamos ao que interessa apenas.

Está  registrado que o primeiro presidente da Câmara Municipal de Itabira, na época gerente de  dois poderes, legislativo e executivo, chamava-se Major Paulo José de Souza. Até o 23º, Trajano Procópio de Alvarenga Monteiro (1927 a 1929), tudo foi assim, poderes misturados, faltava  juntar apenas o judiciário para danificar ou agredir a democracia.

Daí para a frente, começa a contagem e  Antônio Linhares Guerra, governante de 1930 a 1934, aparece na história como 1º prefeito itabirano. Surge a curiosidade natural que me move nestas palavras. Se aqui estivesse, Drummond  deixaria de ser modernista e fundaria uma nova escola literária, a da crença no destino místico ou algo semelhante para explicar o fato.


Marco Antônio Lage, o 40º prefeito de Itabira

Vou encerrar, não sem antes contar o segredo e  apenas retornando à pessoa que citei, Raquell Guimarães, uma estilista não apenas de moda, mas também de literatura  histórica, política, existencial e mais outros ingredientes. Ela tinha formulado apenas uma pergunta e, descrente, demorei algum tempo, horas talvez, para responder: “Raquell, seu marido, Marco Antônio Lage, será o 40º prefeito de Itabira”.

Em seguida, pedi desculpas para fazer uma pergunta (Freud dizia que viemos ao mundo para perguntar mais que responder): “Quem foi o descobridor desta sublime curiosidade?” Com a simplicidade que Deus lhe deu, revestiu-se de mais simplicidade ainda, e dizer o seguinte: “Marco sonhou.”

Sem palavras. Caíram seguidamente meu queixo, meus dedos no celular, minha voz e todos os meus ceticismos.

Meia hora depois descobri que penso, logo existo. Conscientemente, constatei  que  com o número 40 e sendo o quadragésimo prefeito itabirano só Deus explica. E ninguém derruba.

 José Sana

Em 25/11/2020

 



2 comentários: