quarta-feira, 20 de outubro de 2021

FALTAM 3 DIAS PARA A “DATA D” DO CENTENÁRIO DE DOM MÁRIO: VEJAM E APRECIEM PALAVRAS DE UM SEU ADMIRADOR PRÓXIMO

O professor e mestre José Carlos Fernandes de Lima escreve a nosso pedido:

A partir da criação da Funcesi, tive a alegria e a honra de poder aprender muito com Dom Mário. Foi um líder visionário inspirador, de espírito ecumênico e sempre aberto para o diálogo. Sua capacidade de mobilizar, aglutinar e envolver pessoas contribuiu substancialmente para a implantação e desenvolvimento de várias iniciativas e projetos em Itabira.

 

A comemoração do centenário de seu nascimento está sendo uma excelente oportunidade para resgatar todas as contribuições de Dom Mário a Itabira, desde quando aqui chegou até sua partida para o descanso eterno.




Sua convicção no “emponderamento” da sociedade civil organizada manifestou-se claramente na criação das Comunidades Eclesiais de Base (Cebs); das Associações de Moradores, dos Clubes de Mães, nos mutirões e na criação da própria Funcesi, que ele considerava como o seu “gol de placa”. Exerceu na plenitude o seu papel de Bispo assumindo as responsabilidades inerentes do seu cargo, bem como enfrentou inúmeros desafios em Itabira e nos municípios pertencentes à jurisdição da Diocese.

 

Um Bispo piedoso, absolutamente convencido de que o poder da fé e da oração são capazes de transformar as nossas vidas. Além de piedoso, também “piadoso”, pois sempre ilustrava suas pregações, suas palestras, suas reuniões e conversas com piadas e pitadas de humor que ajudavam a quebrar a rigidez das formalidades, propiciando espontaneidade, leveza e compreensão dos assuntos abordados. Dom Mário Teixeira Gurgel, eterna ausência presente, que continua nos animando e guiando a missão de construir uma sociedade mais justa, fraterna e solidária... ‘O presente é tão grande, não nos afastemos. Não  nos  afastemos muito, vamos de mãos dadas’ (CDA)”.

 

Texto de: José Carlos Fernandes Lima. (professor, ex-diretor de várias áreas da Funcesi desde a sua criação, em 1993).

Fotos: Arquivo (Foto 1 - Professor José Carlos Fernandes de Lima, autor do texto); Foto 2 - Dom Mário faz pronunciamento em solenidade na Funcesi).


(OBS. O texto está também publicado no Facebook)


Nenhum comentário:

Postar um comentário