sexta-feira, 1 de outubro de 2021

COMPLEMENTO DO GUIA DE TRÂNSITO DE ITABIRA DE AUTORIA DE SUA EXCELÊNCIA O BOM OU MAU CABRITO QUE SÓ FALA A VERDADE

O Bom ou Mau Cabrito (a qualificação depende do leitor) acabou recebendo um recheado número de comentários no WhasApp, Facebook e até no Instagram, depois da postagem de anteontem a respeito do trânsito de Itabira e suas desordens. A raiva de cada um anda tumultuada, ou congestionada, no sentimento do itabirano. Muitos com a vontade de gritar, reparem bem esse risco até de ataques cardiovasculares.

 

Alguns ofereceram  parabéns – cumprimentos provenientes de personagens que me deixam orgulhoso – mas o Cabrito teve  também  críticas. Muitos comentários, todavia,  vieram “in box”. Seja o que for, responsabilizo-me pelo que aqui está publicado, sem mencionar  nome de  quem quer que seja. Vamos às numerações em sequência como na crônica anterior:



 

11ª — “Parabéns! Faltou só dizer sobre as motos e carros dos ‘boys’ irresponsáveis e sem educação que fazem ‘pegas’ nas avenidas, sobretudo na João Pinheiro. Também,  é insuportável o som alto derivado dos veículos das propagandas comerciais e dos carros  particulares que trafegam pelas vias públicas, inclusive fazendo propaganda de calcinhas e de arroz, feijão etc.!” – Este um comentário de uma professora universitária e escritora.

 

12ª — “Aqui o pedestre nunca teve vez. Antigamente, nas década de 1975, existia uma lei municipal que obrigava o proprietário de imóvel  a construir passeios em frente  às  suas casas. A lei previa desconto no valor do  IPTU de quem  construísse passeio dentro dos padrões fornecidos pela Prefeitura. Por que não colocam essa lei para funcionar? Para que servem as leis? Somente para serem desrespeitadas?” – professora.

 

13ª— A 11ª sequência se refere aos “boys”. É bom lembrar que não somente eles, mas quase toda a frota de motoqueiros agita demais Itabira e faz uma barulhada infernal  nas avenidas. Cito também a Avenida Mauro Ribeiro, que tem  espécies de falsos quebra-molas, muito apropriados para motocicletas. Precisamos ter os “carros-canguru" que dão pinotes? Minha opinião pessoal.

 

14ª — “O itabirano bate recorde em vítima  de poluição: a sonora agride estupidamente os nossos ouvidos, a propaganda vai além do citado na sequência 11ª e posso adiantar que não há fiscalização sobre os limites de decibéis. A do ar só depende do vento, as partículas de minério de ferro entram em nossas casas sem a menor cerimônia e destroem aparelhos respiratórios, principalmente de crianças e idosos. Os jovens também levam a sua  cacetada. Nada faz parar tanta agressão. Muitos alérgicos espalhados por essa Itabira” – palavras de uma enfermeira.

 

15ª — “A imprensa local informou dados do trânsito em 2020. Estão disponíveis em vários sites: mais de 64 mil veículos  estão  emplacados em Itabira. Vale lembrar que esses números cresceram  muito em 2021 e são acrescidos pelo aumento de dependência dos municípios vizinhos nos quesitos saúde, educação, comércio, o que duplica a frota  automotora solta em nas ruas” – um jornalista.

 

16ª — Volto a lembrar  a ocupação de nossas ruas, em alguns locais e de ambos os lados. Estreitas, não há como suportar. É sabido que até o ano de 2030 haverá uma aceleração de atividades da Vale para despedir-se de nós. A maioria do povo está adorando ver tumulto nas vias públicas, sinônimo de “dinheiro que corre”. Para dar um ar de graça a essa confusão desordenada, o meu amigo Zé Bode disse esta frase: “O dinheiro parado não dá para ser alcançado, imagine correndo... Tô fora!”



17ª — Conversa de velhos nas filas de  lotérica: “A gente olha tanto aviso nos bancos, aqui na lotérica, nas farmácias, nos supermercados, em todos os locais sobre os ‘véios’. Falam em ‘atendimento prioritário’. Isso nunca existiu, eu já estou avisando pros ‘véios’ bobocas que não é mesmo vantagem ser dessa faixa de idade porque ninguém respeita nada de prioridade. Tamos ferrados!” – um velho muito conhecido.

18ª — “Por que você não lança em anexo ao seu guia e mostra o risco de muitas esquinas de ruas e avenidas em Itabira? Em todo bairro existem transposições perigosas. E tem mais: o motorista itabirano não respeita as rotatórias, as quais são em grande abundância em Itabira” – um seguidor no WhatsApp.

 

19ª — “Eu acho que este dono do Cabrito meio sem coragem para enfrentar os manda-chuva. Não entendo bem de assunto político, mas fico pensando: será que esse Bode tem o rabo preso? Por que não diz logo que todo político gosta mesmo é de falar e pouco de fazer?” – telefonema de quem me autorizou a publicar o nome, mas desisti.

 

20ª — Conclusão das conclusões: Itabira continua cada vez mais esburacada e sofrendo por interferência de um órgão do governo, o Saae; ruas estreitas e o trânsito aumentando cada vez mais; poluição do ar e do som (carros volantes, barulho infernal, falta de fiscalização) atacam a saúde e a paciência do morador da cidade; estripulias do trânsito, abuso de motoboys, “pegas” constantes, principalmente aos domingos e feriados à tarde; “currais” (expressão nova) em passeios dos botecos, invadindo as vias públicas, o pedestre não tem vez; mas esse pedestre acaba cometendo também  erros demais – atravessa as vias públicas fora das faixas, digita no aparelho eletrônico, pensa que não precisa sequer se resguardar, nem olha.



Obs. 1. Não citei nome algum dos que me enviaram mensagens, embora tenha sido autorizado por muitas pessoas, a maioria  de idoneidade moral reconhecida e conhecimento total de cada questão abordada.

          2. Este tema pode continuar na próxima postagem.

 

Cabrito (Bom ou Mau)

01/10/2021

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