segunda-feira, 27 de março de 2023

“TARIFA ZERO”: CHEGA DE DEMAGOGIA BARATA!



Cidadãos nomeados — você, nós e eu — sempre fomos dominados pela propaganda correta ou falsa. Todos seguimos, não adianta negar, as regras do nazismo: "Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade". Mais especificamente, a famosa e desastrosa frase é de Joseph Goebbels, ministro da propaganda na Alemanha Nazista. Claro, pronta, seguida, não se acrescenta a ela nem uma vírgula, nem um ponto de exclamação.

 

Na minha memória de infância, ontem mesmo para mim, e há 200 anos o contrário, para os inimigos que querem desvalorizar meus cabelos brancos, há uma extensa antologia  de nomes, conselhos, ideias que mais parecem um discurso da mentira tentando desmoralizar a verdade.

 

No lado político, talvez haja uma grandeza maior de apelos que funcionam e nem são colocados entre  aspas, parecem que viraram leis sem protocolos: Constituinte e Diretas já!— apelo pelo retorno às eleições diretas para executivos públicos na década de 1980; — lá  vieram os Caras Pintadas depois; — lição para o governo a Jornada de Junho de 2013. Repetidamente, afinal, não era um malefício à prova, mas, sim, manifestações democráticas.

 

Mencionei por alto essas questões apenas para chegar no seguinte: “Tarifa Zero” (entre aspas porque é a maior ilusão dos últimos dias, meses e anos). Na campanha eleitoral de 2020, o então candidato, vencedor, a prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, prometeu instituir  em Itabira o show do momento na região: “Tarifa Zero” (continuam as aspas até o fim do mundo).

 

Não cumpriu ainda o prometido, mas tentou reduzir o preço da passagem de coletivos urbanos de R$ 4,00 (valor que já estava subsidiado) para R$ 3,00. A trapalhada ficou por conta de outros detalhes, dentre eles o de esticar por mais dez anos a concessão à empresa que, desde Adão e Eva (perdão, o fim dos anos 1960),  mantém o transporte coletivo na cidade, a Cisne.

 

O projeto está parado na Câmara e ninguém sabe se vai desencalhar-se, até por que tem dinheiro demais voando, correndo, rondando. E pense o que quiser cada um que, por acidente ou não, lê estas mal traçadas linhas.

 

Barão de Cocais, simpática cidade vizinha embarcada na ideia socialista,  já oficializou o que foi prometido em Itabira e instituiu a “Tarifa Zero”. Quer dizer: pegue um ônibus, ou carro particular, viaje 60 quilômetros, e percorra Barão sem pagar um centavo, trafegando em todos os bairros servidos pela concessionária local. Cidade menor que a nossa seis vezes, ou mais, de receita infinitamente reduzida em relação a Itabira, seu prefeito é de  esquerda, é claro. Itabira morre de inveja, que pena!

 

E nem precisava. Sugiro que  consultem  a  bíblia, que não domino como  um bom  pastor, mas terá esta resposta imediata em Tiago, capítulo 3, versículo 16: “Onde há inveja, há a ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males”. Mais ainda, a meu simplório ver: “Tarifa Zero” é uma ilusão elevada à potência 1.000, repetida segundo a regra nazista, até tornar-se ambição dos mal informados.

 

Vamos às outras razões que exprimem o contrário. Os maiores responsáveis por pagamentos de vale transporte são empresas, patrões, prestadores de serviços, outros mandachuvas, e todos estão, como dizia o saudoso Luiz Menezes, “batendo palmas de contentamento”. Então, estampa-se claramente que os pagadores vivem como maioria das classes A e B, sobrando raríssimas criaturas nas C e D.


 

Politicamente, só interessa aos ditos socialistas, chefes emboscados na Classe A e ainda com certa restrição. Os demais componentes remediados e já rebaixados serão, como nos países miseráveis que nos rodeiam — Bolívia, Cuba, Peru, Colômbia, Panamá, Venezuela, Chile, Argentina e outros — os novos descamisados, miseráveis e mendicantes.  Isso já está muito explicado e só não entende, desculpem-me a expressão, os pobres-coitados, pirracentos ou de inteligência obstruída.

 

Fim de papo. Quem trabalha para o Socialismo progredir é um covarde, porque nem devem ser um Bill Gates, George Soros, embora aqui representados por um ou outro fazendeiro, industrial e agiota. E digo e repito: traidores, aproveitadores da simplicidade alheia, ladrões.

 

Acrescentando que fogem do pau de suas missões, precisam criar empregos para quem quer ser  independente e não mandar a maioria pegar o pires, agachar e madrugar nas portas de prefeituras, secretarias municipais, estaduais e federais. Parem de fazer demagogia barata, malditos ateus clandestinos!

 

Aos idosos, deficientes físicos, doentes e incapazes tudo bem, exceção correta. Aos de musculatura, corpo e cérebro funcionando a contento, a  oportunidade do trabalho digno, enxada neles!

 

Salvo melhor juízo!

 

José Sana

Fotos: Transportes Cisne Ltda. (redes sociais)

Redes Sociais

27/03/2023


Em tempo: prepara para invadir Itabira e região uma tropa de bandidos dos mais temidos do Brasil. Direi quem são os seus chefes que estão costurando horror e terror para o povo. Que se cuidem e se previnam. Já vamos avisar à Polícia. 

Um comentário:

  1. É isso aí ! *Quem trabalha pro socialismo desenvolver é um covarde* .

    ResponderExcluir