quarta-feira, 4 de julho de 2012

O ASSUNTO DO DIA (03/07/2012)



— Ontem o mundo foi movimentado um pouco acima da normalidade . Vejamos se algum fato merece ser considerado o mais importante do dia. Em Portugal, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho fez uma declaração-convite inusitada: propôs aos jovens sair do país e procurar emprego. Essa é uma face da crise econômica que afeta a Europa. Poderia ser o fato do dia do Zé do Burro e Vice-Versa. Mas não é.

— A França, que vive aos atropelos com greves e protestos, anunciou que vai repassar 754 milhões de euros à Grécia. Poderia ser um tema valioso em vista da munheca de samambaia que hoje é o país de Charles De Gaulle, mas o tema ajudar à Grécia tornou-se corriqueiro. Há de se convir, também, que os países da zona do euro vão doar, ao todo, nessa etapa, cerca de 4 bilhões de euros à realidade grega, de vez que os deuses deles falharam.

— O presidente nigeriano Goodluck Jonathan nomeou ontem Aloma Mariam Mukhtar presidenta da Corte Suprema de seu pais, a primeira mulher a alcançar esse cargo na Nigéria. É um tema interessante porque as mulheres seguem, como se fosse num jogo ensaiado, tomando as vagas que pertenciam somente aos homens.

— Em Doubs, na França, um homossexual foi torturado por causa de sua opção gay. Não seria algo incompreensível num dos países mais cultos do mundo? E esse conversa de que cultura é uma prática da elite e cultura popular o que vem depois? Tema discutido ontem por jornais internacionais, até mesmo da França, mas que não é, de verdade, o meu assunto do dia.

— Teve muita coisa acontecendo por aí, como o racha político em Belo Horizonte, que coloca a candidatura de Márcio Lacerda, do PSB, sob risco; a negativa de vários membros da CPMI do Cachoeira a comparecerem a audiência. Tal assunto mostra o desprestígio do Congresso Nacional e a evidência de que senadores e deputados continuam na baixa relegada pelo povo aos políticos; a chegada de Victor, ex-goleiro do Grêmio de Porto Alegre a Belo Horizonte para ser a peça que a torcida acredita possa resolver de uma vez por todas o problema do guarda-meta atleticano; a “sacolândia” de veículos de comunicação que têm as produções geradas em São Paulo, cujas programações voltaram-se para o Corinthians a uma semana do jogo desta quarta-feira e o “já ganhou”da torcida – tudo isso está fazendo nojo a todas as torcidas brasileiras.

— Mas vou apontar como  meu assunto deste 3 de julho o trânsito de Itabira que me parece o pior do mundo, sem discussão. Ruas estreitas, média de 2,5 carros por família, falta de educaçãos, habilitação e de organização são os problemas que entrego de graça a uma consultoria contratada pela prefeitura e que não vai, jamais, mudar o quadro. O ser humano em geral é egoísta e imagine somado à falta de educação. A confusão do trânsito se misturou a carretas de máquinas manobrando no centro da cidade e a alguns pequenos acidentes, além da normalidade dos atropelamentos, principalmente na Avenida João Pinheiro. As faixas para pedestres estão apagadas, mas de nada adiantariam  se assim não fossem  porque o cidadão itabirano parece não conhecer essa zebrinha. Ele gosta é de transitar à vontade como se fosse mais um veículo, esse sem placas. Haja esperança ou confiança no futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário