sábado, 7 de julho de 2012

O ASSUNTO DO DIA (06/07/2012)



— No ES, ex-prefeito Reginaldo Quinta, de Presidente Kennedy, registra candidatura da cadeia. Quinta tinha sido preso pela Polícia Federal (PF) em abril deste ano,durante a Operação Lee Oswald, que investigou fraudes em licitações, superfaturamentos e desvio de verbas públicas no Estado.Fato inusitado, bem que poderia ser promovido a Assunto do Dia. Vamos deixar em suspenso até o final deste texto.

— Casas e barracos ou barracões de São Sebastião do Rio Preto e Santo Antônio do Rio Abaixo estão literalmente tomados por peões e engenheiros ligados a empreiteiras da
Gold American, que o constroi o  mineroduto Minas-Rio. Consequentemente, o turismo de que todos tanto falavam está interrompido. Exemplo foi a Seresta de Maio, realizada em São Sebastião em 26/05/12, teve o menor público das dez edições do evento já realizadas até então. O fato merece registro, mas ainda não figura como o Assunto do Dia.

— Igreja Matriz de São José, em Passabem, está sendo reformada. Espera-se que sejam mantidos as características originais da centenária obra, ainda não tombada pelo patrimônio público, embora seja centenária e estejam sendo mantidos, pelo menos até agora, significativos sinais da construção do século passado. Pode ser o Assunto do Dia até a data de entrega da obra totalmente pronta à comunidade passabeense.

— Cresce a popularidade dos combates de UFC e MMA. A imprensa abre manchetes de oito colunas. A televisão promove as lutas diariamente. Não há outro esporte que esteja em destaque  crescente no Brasil como essas lutas sangrentas. Para os historiadores talvez sirvam para lembrar que o homem, que atravessou várias épocas confusas, ainda se encontra na Idade da Pedra Lascada, ou mesmo na Era do Gelo. Se aparecer por aqui algum ET, ele vai anotar no seu caderninho de apontamentos a seguinte observação: a história do homem desta Terra dá marcha a ré de milhares de anos. Não é esse o fato do dia por vários motivos.

— Finalmente, o Assunto do Dia: Santa Maria de Itabira vai se tornando uma cidade de forasteiros. Além dos operários das empreiteiras da Gold American, há mineradoras atuando na região. Há momentos durante o dia e à noite nos quais não se consegue adentrar algum restaurante e/ou bar e lanchonete. Pelo menos uma providência está sendo tomada: a Família Pires, que acolhe grande parte desse povo em seu restaurante, promete construir em um mês uma nova unidade para alimentar os trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário