quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

PRECISAM-SE DE LÍDERES EM ITABIRA. URGENTE!


“Itabira vive o seu mais delicado momento da história”. Estas palavras me foram escritas por um personagem ligado a uma conceituada mineradora. Em seguida, o executivo completou o pensamento: “Os itabiranos têm tudo para reconstruir a cidade, mas precisam se conscientizar do que devem fazer”. Fica assim definido para maior registro deste alerta que, por mais desacreditado que seja, não faltaram lembretes a cada um de nossos habitantes a esta altura do tempo.

“Precisam-se de líderes vivos ou mortos”. A frase ainda não foi pincelada por aí, mas vou começar a fazê-lo. Se não os vivos, teremos que erguer faixas aos que se foram. Que tragam suas memórias vivas para nos salvar. Cadê os vivos? Estão escondidos? Hora de sair da toca. Heróis, sim, super-heróis, não. Nada de figuras que se despontam nos filmes e fizeram parte de revistas em quadrinhos de antigamente como Zorro, Jerônimo, Capitão Marvel,  Robin Hood, Superman, Incrível Hulk, Homem Formiga, Homem de Ferro, Homem Aranha, Mulher Maravilha.

Por trás do momento delicado que vivemos, alertado pela própria empresa nascida em Itabira, existe uma espécie de cenário de filme, diria que o italiano, lançado em 1999, “A Vida é Bela”. Defendo sempre essa beleza de vida, mas tudo depende de nosso esforço e trabalho. Já todo o encantamento é o que  parece extraído do filme resumido rapidamente no seguinte teor: durante a Segunda Guerra Mundial  na Itália, um judeu foi levado com seu filho para  o campo de concentração nazista. Afastado da mulher, usa a imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

Entenderam o que acontece em Itabira? Os políticos nos bloqueiam -  e parecemos crianças diante deles -  pirralhos ouvindo lorotas e historinhas enganadoras. Estamos num campo de concentração e nos enganam. As barragens de minério de ferro podem ser onde seremos executados sumariamente. Alguém pode dizer que a intenção dos políticos e dos outros chefes seja boa, elogiável, piedosa. Mas, na verdade, não somos mais figuras infantis e sem a nossa ação haverá uma vitória nazista e fascista no lugar do triunfo dos Aliados.

Volto à convocação de líderes. Nesta semana despontou-se um candidato forte.  Seu nome: André Viana Madeira, 33 anos de idade, vereador e presidente do Sindicato Metabase de Itabira. Ele compareceu a uma audiência pública na Assembleia Legislativa e a uma sessão no Congresso Nacional que trataram do terror ainda  em evidência nestas plagas e que persiste desde quando estourou a Barragem de Brumadinho. A infelicidade da Vale, que é a nossa super infelicidade, levou centenas de vidas para o além, mártires que  precisam ser entendidos integralmente para que nada mais ocorra neste horror que é a Faixa de Gaza em que se transformaram algumas de nossas cidades, também e principalmente Itabira.

Vereador e sindicalista André Viana (foto Divulgação)
Para fazer justiça e, ao mesmo tempo, incentivar outras lideranças, elejo André Viana, pelas suas belas e corajosas palavras ao cargo de primeiro candidato a subir no pedestal e ser um de nossos representantes fieis e originais, dos quais necessitamos urgentemente.

O itabirano ainda faz corpo mole, mas vai ter de tirar o pijama, arregaças as mangas e tomar vergonha na cara. Gostaria que o prefeito Ronaldo Magalhães atendesse a esse chamado. Apreciaria muito ver o nome dele escrito em letras garrafais e de ouro nas páginas de história de Itabira, cheia de espaços em branco e muitos buracos de omissão.

Gente, só temos compromisso com o futuro, o resto é fantasia, acaba depressa  e vira pó. Se não salvarmos Itabira seremos execrados pelas futuras gerações. Inapelavelmente.

José Sana

Em 14/02/2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário