sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

TREM DE PASSAGEIROS DA E.F.V.M., PARAI, POR FAVOR, NO CARNAVAL!

Gente, parece um absurdo o que vou lhes revelar agora, porque em matéria de saúde pública, e de muitas outras especialidades, não tenho formação técnica e profissional alguma. Sou simplesmente curioso e com os seguintes diplomas: PHD em responsabilidade e senso de espírito público vivo, atuante e de coragem para dizer e fazer o que me parece correto.

Pedida a devida vênia, adianto que vou intrometer-me numa questão em que me apresento funcionalmente descredenciado. E vou logo soltando os cachorros: antes do Natal e das festas de fim de ano, publiquei nas redes sociais que estávamos correndo o risco de mandar cidadãos de nossas terras buscar  problemas de saúde no Espírito Santo.

E, pelo menos para este pobre escriba, analfabeto mesmo em saúde pública, está tudo claro nas estatísticas divulgadas pelos órgãos credenciados. O boletim epidemiológico de hoje (8 de janeiro) registra uma realidade recorde: 7.218 pessoas testaram positivo para Covid-19 nas últimas 24 horas, em Minas Gerais. Obtive também informações sobre os números no Espírito Santo, garantindo que lá, também, houve crescimento significativo, embora sem repercussão em providências dos setores públicos competentes.

                                        Praia Capixaba no Réveillion (Foto A Gazeta (ES)

O trem de passageiros pertencente à Vale, explorado por terceiros, desembarca, por dia, milhares de cidadãos em várias cidades de Minas Gerais: Belo Horizonte, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Nova Era, Itabira, João Monlevade, Rio Piracicaba, Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Ibapa, Belo Oriente, Periquito, Tumiritinga, Governador Valadares, Conselheiro Pena, Resplendor e Aimorés  são cidades com estações ferroviárias nas suas áreas. Então, parece provado que a maioria dos casos de infectados e detectados pelos testes são originários do litoral do Espírito Santo.

Se as autoridades mineiras fossem mais atentas, ignorante sou eu que percebi, teriam monitorado o desembarque de passageiros que cumprem o direito constitucional de ir e vir, mas o fariam no sentido educativo. Ou um pouco mais que educativo: alertariam aos que, embora usem máscaras que tapam a boca e o nariz, não vedam os olhos fechados  para o perigo rondando à sua frente.

Agora outro desafio, reforçado pelos recordes negativos atuais. O Carnaval vem aí. Já sabemos que ele foi cancelado para fevereiro em várias cidades. Dizem, contudo, alguns donos de pousadas de diferentes cidades do litoral capixaba, que já têm reservas para mineiros, de 13 a 17 de fevereiro, exatamente nas festas carnavalescas previstas pelo calendário. Cada viajante, também em carros particulares ou em ônibus de carreira, na maioria dos casos, diz que estará procurando descanso. Só esquece  que  vai  aglomerar-se. E fazer como nas festas de fim de ano: vão buscar o Coronavírus ainda mais carregando o fenômeno da transmutação.

Sou contra o profeta do terrorismo, mas sou a favor do cidadão cauteloso porque morrer na véspera somente o peru e não você que me lê e eu que publico estas linhas. Então, pergunto a quem pode fazer algum bem ao ser humano: alguém não poderia avisar às autoridades do percurso e, especificamente à direção do comando do trem de passageiros da EFVM, que o perigo será maior agora no Carnaval? 

Sabem por quê? Claríssimo para se ver: sem a festa carnavalesca em terra firme, os cegos de olhos abertos se refugiam em locais de aglomeração. Alguém viu as fotos das praias capixabas, cariocas, baianas, de todo o Nordeste, e até do litoral paulista publicadas com fartura nos últimos dias? Minas Gerais deu show de ignorância e irresponsabilidade.

Agora, minha súplica se volta para os exploradores do Trem de Passageiros Belo Horizonte-Itabira-Vitória: parai suas rodas, por favor, neste destruidor Carnaval que vem aí. Quem sabe esta atitude  não chamaria a atenção de cidadãos  que estão de vistas e entendimentos obstruídos?

José Sana

08/01/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário