terça-feira, 9 de outubro de 2018

CONSERVADOR É A MÃE!

Marquei uma data importante nestes tempos atuais: 8 de outubro de 2018. Fato ocorrido nesta data: declarei-me oficialmente burro e ainda me intitulei o último burro da face do Planeta Terra.

Após esta declaração, veio a constatação de que sou muito mais asno que pensava. Acesso os jornais e vejo que a grande maioria deles se refere a Jair Bolsonaro, do PSL, como político conservador. Que expressão difícil de ser engolida! Só posso aceitá-la de bom grado caso as determinantes do conservadorismo sejam apenas referentes à direita. A direita faz bem. “Está assentado à direita de Deus Pai todo-poderoso...” Alguém já ouviu, pronunciou ou escreveu tal oração?

Embora idiota, sou revolucionário, só que isento, pelo menos por enquanto, de quatro patas da família dos “equus africanus asinus”. Sendo um burro revolucionário saio por aí dando patadas e coices em todas as direções. Um revolucionário não é um zé sardinha, que fica parado no lugar. Mexe e mexe muito.

Ser revolucionário no sentido de caminhar na contramão da história não cabe na minha cabeça. Todo anti-conservador imagina que uma mudança extraordinária tem o sentido de se basear no mais profundo sentido da vida. Quem não domina o tema “sentido da vida” deve esquecer a discussão política, social e econômica e recolher-se à sua insignificância. Recolhi-me à minha. Quem vem comigo?





Deus, o arquiteto do Universo, seria conservador, então?  No conceito da patota intelectual, sim. Foi Deus quem determinou que o ser humano devesse ser independente. Não pode ficar a vida inteira pendurado no gancho do paternalismo, nem dos pais quanto menos do Estado. Ser conservador é o mesmo que estar paralítico. Se fosse eu um cubano,  tudo chegaria às minhas mãos, o Estado me daria o que mereço. Receberia  uma cota a que meu estômago tem direito na avaliação governamental cubana. E pensariam por mim.

Existe uma mania quase nacional de se basear no marxismo para se posicionar politica-economica-socialmente. Karl Marx é cria do século 19. Suas ideias são mais antigas que a Serra do Caraça. Ninguém consegue atualizar esse Marx e ainda o filiam a Lênin e Stálin. O mais atual dos socialistas é o presidente da Coreia do Norte. Kim Jong-un é um belo modelo petista a esta altura. Poderiam exibi-lo ao vivo e a cores.

O ser humano precisa, então, proclamar-se sábio. Idiota sou eu e ninguém tem nada com isso. Detesto o socialismo bolivariano e todos os outros socialismos do mundo. Mas não me chamem de conservador. Conservador é a Mãe!

P.S.: 1. No próximo capítulo, tentarei buscar, na origem, o fator que deve determinar a nossa real ideologia.

        2. Dedico esta crônica ao meu amigo, conterrâneo, médico-ortopedista, Dr. José Estanislau de Moraes. Ele me pediu para escrever menos. Passou da hora de economizar palavra, aceito humildemente a sugestão. Até os jornais emagreceram. Meus textos vão fazer regime. Obrigado, grande figura humana!

09-10-2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário